SóProvas


ID
2941435
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os agentes administrativos exercem uma atividade pública de natureza profissional e remunerada, sujeitos à hierarquia funcional e ao regime jurídico próprio da entidade. Aqueles agentes administrativos que mantêm relação funcional com o Estado, porém de caráter contratual trabalhista, sendo regidos basicamente pela Consolidação das Leis do Trabalho, são:

Alternativas
Comentários
  • Empregados Públicos.

    Ex: Empresa Pública - CAIXA

    SEM - BB, BNB.

    CLT.

    letra c

  • Empregado Público - Celetista: é aquele funcionário contratado com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O regime trabalhista é adotado por sociedades de economia mista, empresas públicas e fundações de Direito Privado instituídas pelo Poder Público, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Petrobras, entre outras

  • GABARITO : C

    A e B : FALSO

    ☐ "Servidores públicos: são os agentes administrativos sujeitos a regime jurídico-administrativo, de caráter estatutário (isto é, de natureza legal, e não contratual); são os titulares de cargos públicos de provimento efetivo e de provimento em comissão)" (Alexandrino-Paulo, Resumo de Direito Administrativo Descomplicado, 7. ed, Rio de Janeiro, Método, 2014, p. 75).

    C : VERDADEIRO

    ☐ "Empregados públicos: são os ocupantes de empregos públicos, sujeitos a regime contratual trabalhista; têm 'contrato de trabalho', em sentido próprio, e são regidos basicamente pela CLT (são, por isso, chamados 'celetistas')" (id., p. 75).

    D : FALSO

    CF. Art. 37. IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

    ☐ "Temporários: são os contratados por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do art. 37, IX, da Constituição; não tem cargo público nem emprego público; exercem uma função pública remunerada temporária e o seu vínculo funcional com a administração pública é contratual, mas se trata de um contrato de direito público, e não de natureza trabalhista (eles não tem 'contrato de trabalho' propriamente dito, previsto na CLT); em síntese, não são agentes públicos celetistas, nem propriamente estatutários, mas estão vinculados à administração pública por um regime funcional de direito público, de natureza jurídico-administrativa (e não trabalhista)" (id., p. 75).

    E : FALSO

    Lei 8.987/95. Art. 2. IV - permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica [= permissionário] que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

  • GABARITO: LETRA C

    Os empregados públicos são os que ocupam emprego público e também são selecionados mediante concurso público. Entretanto, são regidos pela CLT– Consolidação das Leis Trabalhistas – e estão localizados na administração pública indireta, especialmente nas Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista. Importante destacar que os empregados públicos NÃO gozam da garantia constitucional da estabilidade.

    FONTE: QC

  • O enunciado da questão faz referência aos empregados públicos, contratados sob o regime da CLT para prestação de serviços aos entes de direito privado da Administração Pública (empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas regidas pelo direito privado).

    Matheus Carvalho menciona que "Estes agentes têm vínculo permanente com o Estado, com prazo indeterminado, sob relação de emprego, sendo-lhes aplicável o regime da CLT, subsidiariamente às normas estipuladas por lei específica. No âmbito federal, a regulamentação destes empregos se deu por meio da edição da lei 9.962/00".

    Gabarito do Professor: Letra C.
     

    -------------------------------------

    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 6. ed. Salvador: Editora JusPODIVM, 2019. p. 798.



  • O temporário não se enquadraria, também?