-
ICC (Insuficiência cardíaca congestiva) é função cardíaca abaixo do necessário p/ manter o débito cardíaco nas demandas metabólicas. O tratamento farmacológico ocorre quando fração de ejeção < 40%.
Um das consequências é a congestão - o sangue acumula-se: "O acúmulo de sangue que entra no lado esquerdo do coração provoca congestão pulmonar e dificuldade respiratória. O acúmulo de sangue proveniente do lado direito do coração provoca congestão e acúmulo de líquidos em outras partes do corpo, como nas pernas e no fígado."
O tratamento agudo é promover a diurese (o que melhorará o quadro dispneico), além de outras possíveis comorbidades. Portanto furosemida IV. (diurético potente)
Contudo, tratamento a longo prazo que são modificadores de curso da doença são: IECA, Beta bloque, e bloqueadores angiotensina.
-
lembrando que se o paciente estiver fazendo uso de digoxina é necessário ajustar sua dose, tendo em vista que o furosemida, ao causar hipopotassemia , aumenta a sensibilidade desse glicosídeo cardiotônico ao seu receptor.
-
Emergências hipertensivas --> usa-se Furosemida
-
paciente com dispneia e anasarca(edema generalizado)
possível concluir que a anasarca está ocasionando a dispneia.
Analisando o quadro do paciente ficamos entre
Fenoterol
Furosemida V.I
Furosemida V.O
fenoterol é um ótimo broncodilatador, mas não resolveria o problema do inchaço.
Furosemida resolve o edema. Por V.I o efeito diurético será mais rápido.
Solucionamos a anasarca e a dispneia com letra B.