SóProvas


ID
2942005
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A.M.M., 68 anos, sexo masculino, 78 kg, fumante, hipertenso, diagnosticado há 5 anos com insuficiência cardíaca classe funcional III (New York Heart Association, NYHA). Foi admitido na emergência devido à confusão mental, piora da dispneia, oligúria acompanhada de ganho de peso e perfil clínico-hemodinâmico “quente e úmido”. No momento, encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva com anasarca, pressão arterial de 110 x 70 mmHg e frequência cardíaca de 75 bpm. Dentre os medicamentos que devem ser prescritos para o manejo do quadro atual do paciente está:

Alternativas
Comentários
  • ICC (Insuficiência cardíaca congestiva) é função cardíaca abaixo do necessário p/ manter o débito cardíaco nas demandas metabólicas. O tratamento farmacológico ocorre quando fração de ejeção < 40%.

    Um das consequências é a congestão - o sangue acumula-se: "O acúmulo de sangue que entra no lado esquerdo do coração provoca congestão pulmonar e dificuldade respiratória. O acúmulo de sangue proveniente do lado direito do coração provoca congestão e acúmulo de líquidos em outras partes do corpo, como nas pernas e no fígado."

    O tratamento agudo é promover a diurese (o que melhorará o quadro dispneico), além de outras possíveis comorbidades. Portanto furosemida IV. (diurético potente)

    Contudo, tratamento a longo prazo que são modificadores de curso da doença são: IECA, Beta bloque, e bloqueadores angiotensina.

  • lembrando que se o paciente estiver fazendo uso de digoxina é necessário ajustar sua dose, tendo em vista que o furosemida, ao causar hipopotassemia , aumenta a sensibilidade desse glicosídeo cardiotônico ao seu receptor.

  • Emergências hipertensivas --> usa-se Furosemida

  • paciente com dispneia e anasarca(edema generalizado)

    possível concluir que a anasarca está ocasionando a dispneia.

    Analisando o quadro do paciente ficamos entre

    Fenoterol

    Furosemida V.I

    Furosemida V.O

    fenoterol é um ótimo broncodilatador, mas não resolveria o problema do inchaço.

    Furosemida resolve o edema. Por V.I o efeito diurético será mais rápido.

    Solucionamos a anasarca e a dispneia com letra B.