SóProvas


ID
2942452
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao analisar a universidade pública sob uma nova perspectiva, Chauí afirma que o Estado deveria implementar algumas ações que modificassem a orientação que marca a educação brasileira, particularmente a partir do golpe civil militar que ocorre em 1964. Neste sentido, dentre estas ações, destaca-se a:

Alternativas
Comentários
  • Ideia de que o Estado não tome a educação pelo prisma do gasto público, e sim como investimento e um direito social.

  • Gabarito: B - ideia de que o Estado não tome a educação pelo prisma do gasto público, e sim como investimento e um direito social.

    [...]

    Se quisermos tomar a universidade pública por uma nova perspectiva, precisamos começar exigindo, antes de tudo, que o Estado não tome a educação pelo prisma do gasto público e sim como investimento social e político, o que só é possível se a educação for considerada um direito e não um privilégio, nem um serviço. A relação democrática entre Estado e universidade pública depende do modo como consideramos o núcleo da República. Este núcleo é o fundo público ou a riqueza pública e a democratização do fundo público significa investi-lo não para assegurar a acumulação e a reprodução do capital - que é o que faz o neoliberalismo com o chamado "Estado mínimo" -, e sim para assegurar a concreticidade dos direitos sociais, entre os quais se encontra a educação. É pela destinação do fundo público aos direitos sociais que se mede a democratização do Estado e, com ela, a democratização da universidade.

    [...]

    Chaui, Marilena.  A universidade pública sob nova perspectiva - Rev. Bras. Educ. no.24 Rio de Janeiro Sept./Dec. 2003 - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300002