SóProvas


ID
2942632
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Cherniss, citado por Zanelli e Soares, contribui num aspecto fundamental para a compreensão de alguns estressores que conduzem o indivíduo ao fracasso psicológico, caracterizado pelo sentimento de perda da competência e eficácia profissional. Estes estressores são:

Alternativas
Comentários
  • Fernando Gastal de Castro e José Carlos Zanelli, em seu artigo “Síndrome de burnout e projeto de ser" citam Cherniss que sustenta que os sentimentos de competência e eficácia para se chegar a resultados intencionados e pessoalmente significativos são uma fonte de motivação para a ação humana e demonstra, com base em estudos de casos individuais, que os profissionais ao não alcançarem os resultados intencionados com os quais estão comprometidos pessoalmente são levados a um sentimento de fracasso psicológico. E é esse sentimento que os faz passar do estresse à apatia, ao desinteresse total e à depreciação das recompensas intrínsecas ao trabalho realizado (educar os alunos, curar os pacientes, defender os clientes, etc.).

    De acordo com os autores, Cherniss contribuiu num aspecto fundamental para a compreensão do desenvolvimento de burnout, demonstrando como os estressores, a falta de suporte, falta de autonomia e sobrecarga conduzem o indivíduo ao fracasso psicológico, caracterizado pelos sentimentos de perda da competência e eficácia profissional. Sendo esse fracasso psicológico expresso pela variável diminuição da realização pessoal, capaz de exaurir emocionalmente o indivíduo e, na sequência, levar à despersonalização.

    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172007000200003


    GABARITO: D
  • Alternativa D)falta de suporte, falta de autonomia e sobrecarga.