-
Gabarito A
As entrevistas podem ser classificadas em alguns tipos, conforme as suas características e objetivos específicos. Geralmente, as entrevistas são estruturadas ou fechadas “... quando as respostas, as sequências e a forma de colocá-las, estiverem previstas, sem que o entrevistador possa alterá-las” (KISNERMAN, 1978, p.27), e não estruturadas ou abertas quando o assistente social possa conversar livremente sobre as situações apresentadas, motivando o usuário com indagações que propiciem a reflexão sobre a realidade vivida. Temos ainda a modalidade de entrevista semiestruturada, que é aquela que, apesar de possuir questões norteadoras e objetivos preestabelecidos, deixa espaço para o surgimento de outros aspectos não previstos pelo entrevistador, enriquecendo o processo de comunicação e possibilitando uma coleta de dados maior sobre a totalidade das questões apresentadas pelo usuário.
A entrevista no Serviço Social:características, usos e significados - Cleide Lavoratti
-
A entrevista estruturada é aquela que contem perguntas fechadas, tais como as que são comuns nos formulários, sendo inflexíveis. A entrevista semiestruturada acontece tendo um roteiro previamente elaborado, em que as questões são abertas, permitindo certa flexibilidade no processo. Esse é o modelo mais utilizado, pois, guiada por um roteiro de questões, permite uma organização flexível e a ampliação dos questionamentos, à medida que isso se faça necessário. Já na entrevista aberta é possível uma liberdade maior, estando baseada no discurso livre do entrevistado, a partir das questões levantadas. Tanto o entrevistado quanto o entrevistador tem ampla liberdade nas perguntas e respostas.
-
Tipos de Entrevista:
A. Livre - o entrevistado traz o tema a ser discutido;
B. Estruturada ou dirigida- o entrevistador conduz conforme seus objetivos específicos;
C. Semiestruturada ou semi-dirigida - o entrevistador deixa que o entrevistado fale e direciona essas falas para os objetivos.
-
As entrevistas supõem habilidade e técnica do assistente social para que viabilizem o ato de conhecer. Para tanto podem ser utilizadas entrevistas estruturadas, não estruturadas e semi-estruturadas.
As estruturadas são conduzidas com formulários que visam a obtenção de determinadas informações e que, na maioria das vezes, são preenchidos de acordo com padrões já definidos no âmbito de programas ou de serviços.
As não-estruturadas privilegiam o diálogo aberto, conduzido preferencialmente pelos entrevistados. Nesse processo, as informações vão sendo produzidas à medida que os temas surgem e se concatenam.
As entrevistas semi-estruturadas comportam tanto a utilização de determinados roteiros como também o diálogo aberto com os entrevistados. Tem sido uma modalidade bastante adotada por permitir a obtenção de dados sobre a situação e a captação de sua dinâmica.
-
Como nós estudamos, os três tipos de entrevista são: estruturada; semiestruturada e não estruturada.
RESPOSTA: LETRA A