SóProvas


ID
2944903
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação aos estudos socioeconômicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Na ótica da perspectiva de totalidade, o estudo social tem por finalidade conhecer de maneira superficial uma determinada situação ou expressão da questão social.

    B) Os estudos sociais são realizados em alguns campos de intervenção profissional e estão vinculados à exclusão dos benefícios sociais.

    C) Os estudos socioeconômicos consistem em um conjunto de procedimentos, atos, atividades realizadas de forma irresponsável e consciente.

    D) No contexto do Serviço Social de Caso, os estudos socioeconômicos tinham como objetivo realizar o ajustamento dos indivíduos a seu meio. >>> De acordo com Nicholds (1969), esse método tinha como objetivo realizar o ajustamento dos indivíduos a seu meio, cooperando com eles a fim de beneficiá-los e também a sociedade em geral. Enquanto “método de tratamento” incluía a necessidade de diminuir ou resolver o problema trazido pelos “clientes” e, se possível, modificar as dificuldades e complicações fundamentais.

    E) A perspectiva crítica do Serviço Social paralisou as formas de conceber e conduzir os estudos socioeconômicos.

    Referência: www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/download/7584/6835

    Força, guerreiros(as)!!

  • Uma ótima referência para esse assunto é o artigo da Regina Célia Mioto: Estudos Socioeconômicos.

  • Os estudos socioeconômicos na trajetória do Serviço Social brasileiro tiveram um grande desenvolvimento técnico no período da consolidação da profissão, através da apropriação do marco conceitual do Serviço Social americano e particularmente do Método do Serviço Social de Caso. De acordo com Nicholds (1969), tinha como objetivo realizar o ajustamento dos indivíduos a seu meio, cooperando com eles a fim de beneficiá-los e também a sociedade em geral. Enquanto “método de tratamento”, incluía a necessidade de diminuir ou resolver o problema trazido pelos “clientes” e, se possível, modificar as dificuldades e complicações fundamentais. Esse “método” previa que, quando um “cliente” pedia auxílio, era necessária a realização do estudo social de caso, numa primeira etapa,posteriormente o diagnóstico e por último o tratamento.