GABARITO: LETRA D
A) Na ótica da perspectiva de totalidade, o estudo social tem por finalidade conhecer de maneira superficial uma determinada situação ou expressão da questão social.
B) Os estudos sociais são realizados em alguns campos de intervenção profissional e estão vinculados à exclusão dos benefícios sociais.
C) Os estudos socioeconômicos consistem em um conjunto de procedimentos, atos, atividades realizadas de forma irresponsável e consciente.
D) No contexto do Serviço Social de Caso, os estudos socioeconômicos tinham como objetivo realizar o ajustamento dos indivíduos a seu meio. >>> De acordo com Nicholds (1969), esse método tinha como objetivo realizar o ajustamento dos indivíduos a seu meio, cooperando com eles a fim de beneficiá-los e também a sociedade em geral. Enquanto “método de tratamento” incluía a necessidade de diminuir ou resolver o problema trazido pelos “clientes” e, se possível, modificar as dificuldades e complicações fundamentais.
E) A perspectiva crítica do Serviço Social paralisou as formas de conceber e conduzir os estudos socioeconômicos.
Referência: www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/download/7584/6835
Força, guerreiros(as)!!
Os estudos socioeconômicos na trajetória do Serviço Social brasileiro tiveram um grande desenvolvimento técnico no período da consolidação da profissão, através da apropriação do marco conceitual do Serviço Social americano e particularmente do Método do Serviço Social de Caso. De acordo com Nicholds (1969), tinha como objetivo realizar o ajustamento dos indivíduos a seu meio, cooperando com eles a fim de beneficiá-los e também a sociedade em geral. Enquanto “método de tratamento”, incluía a necessidade de diminuir ou resolver o problema trazido pelos “clientes” e, se possível, modificar as dificuldades e complicações fundamentais. Esse “método” previa que, quando um “cliente” pedia auxílio, era necessária a realização do estudo social de caso, numa primeira etapa,posteriormente o diagnóstico e por último o tratamento.