SóProvas


ID
2947396
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em um órgão público foram efetivados cinco novos funcionários no setor financeiro, alocados na equipe responsável pelo pagamento a fornecedores. Os funcionários têm pouca experiência profissional, e o gerente responsável pelo setor gostaria de adotar formas de controle para evitar erros nos procedimentos de pagamento.

Seriam formas de controle preventivo e de controle simultâneo adequadas ao caso descrito, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • já que são inexperientes e trabalharam no setor de pagamentos, o que deve ser definido é os critérios que para pagamento, além de que devem ser supervisionados.

    igual um funcionário novato, que durante algum tempo deve ser supervisionado.

  • definição de critérios para autorização de pagamentos (PREVENTIVO); supervisão direta (SIMULTÂNEO)

  • Controle simultâneo= ocorre no momento em que a atividade está sendo desempenhada.

  • GAB A

    Nivel HARD

  • A - definição de critérios para autorização de pagamentos (CONTROLE PREVENTIVO); supervisão direta (CONTROLE SIMULTÂNEO )

    B- definição de regras de conduta(CONTROLE PREVENTIVO) ; feedback de desempenho (CONTROLE POSTERIOR - desempenho só pode ser medido após a tarefa - lembre do qc, vc só pode saber como está indo nas matérias após resolver exercícios ) .

    C - definição de alçadas decisórias de gastos (CONTROLE PREVENTIVO); elaboração de código de ética (CONTROLE PREVENTIVO);

    D - definição de limites de gastos sem licitação (CONTROLE PREVENTIVO); controle estatístico dos processos (CONTROLE POSTERIOR);

    E - definição das competências necessárias ao cargo (CONTROLE PREVENTIVO); trabalho em equipe (não é uma formar de controle e sim uma forma de atuação)

    OBS: reparem que as palavras "definir" , "elaborar", "planejar" sempre nos dão a ideia de algo anterior à ação realizada pela equipe, logo são forma preventivas de controlar as atividades.

    Gabarito letra A

  • Controle preventivo: Atua antes da execução de um processo ou atividade. Ex: Normas, procedimentos.

    Controle simultâneo: Atua durante a execução de um processo ou atividade. Ex: Supervisão direta.

    Controle posterior: Atua após a execução de um processo ou atividade. Ex: Feedback, avaliação de desempenho.

  • A

  • Gabarito: A

  • Questão muito legal!

  • Já fiz uma questão parecida em que o controle estatístico do processo foi dado como simultâneo. Alguém sabe o porquê?
  • Rafael Silva o controle estatístico do processo é um tipo de controle simultâneo e será utilizado em determinadas situações que envolvam produtos que possam ser quantificados, como na produção de peças em uma indústria. :)

  • Rafael,

    O controle estatístico do processo é um controle simultâneo.

    Ocorre que é preciso observar que esse tipo de questão da FGV pede o controle adequado para a situação exposta.

    Um exemplo de questão em que a FGV considera esse controle como adequado está na questão Q484484, transcrita abaixo:

    Q484484 Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-SC

    Prova: Analista Administrativo

    O supervisor de produção de uma empresa fabricante de autopeças observou um aumento no número de peças fora dos padrões definidos. O supervisor gostaria de monitorar continuamente as atividades, adotando um controle simultâneo

    A supervisão direta nesse contexto seria inviável, pois, de modo geral, não teria como o supervisor conseguir acompanhar diretamente todos os funcionários da linha de produção durante todo o tempo em que a produção está ocorrendo. Nesse caso, seria mais adequado o uso do controle estatístico do processo.

    Já em um ambiente de escritório, em que a questão nos informa que são "apenas" 5 funcionários, a supervisão direta nesse contexto é cabível.

  • Controle preventivo:

    Software de avaliação de riscos;

    Definição de regras e procedimentos de produção;

    Testes de seleção de recursos humanos;

    Programas de manutenção preventiva;

    Inspeção de matérias-primas.

    Controle simultâneo:

    Supervisão direta dos trabalhadores;

    Controles estatísticos de processos produtivos;

    Contratação de supervisores específicos para cada área.

    Controle posterior:

    Inspeção de qualidade dos bens;

    Avaliação de periódica desempenho;

    Demonstrativos financeiros.

  • Alternativa A. Certo. A definição de critérios e normas é um tipo de controle preventivo. A supervisão direta que consiste no acompanhamento da atividade pelo superior hierárquico é um exemplo de controle simultâneo, logo a alternativa está correta.

    Alternativa B. Errado. A definição de regras de conduta é, de fato, um controle preventivo. O feedback de desempenho, no entanto, não é um tipo de controle simultâneo. Feedback é um controle posterior.

    Alternativa C. Errado. A definição de alçadas decisórias (limites para tomada de decisão) e a elaboração de um código de ética são exemplos de controles preventivos.

    Alternativa D. Considerado Errado. A definição de limites de gastos sem licitação é um tipo de controle preventivo para mitigar os efeitos de que os novos funcionários paguem despesas ilegais (acima dos limites de dispensa de licitação, por exemplo). Se consideramos o controle estatístico como um controle simultâneo, a alternativa D

    também estaria correta. Dessa forma, percebemos que a banca não considerou o controle estatístico como um controle simultâneo ou não considerou o controle estatístico adequado para o acompanhamento de novos empregados.

    Alternativa E. Errado. A definição de competências necessária ao cargo é uma forma de controle preventivo que tem por objetivo reduzir a probabilidade de contratação de um empregado inapto. O trabalho em equipe não é um tipo de controle.

    Quando consideramos o histórico da banca, em particular a prova aplicada no concurso do IBGE para o cargo de Agente Municipal (2017) (Q828599) , percebemos que a FGV não considera o controle estatístico apropriado para o acompanhamento do trabalho de novos empregados. Nesse caso, segundo a banca, a supervisão direta é o tipo de controle mais apropriado.

    Gabarito: A

  • Controle Simultâneo (concorrente, monitoramento, ou “in itinere”)

    Esse tipo de controle ocorre durante a execução da atividade. Em outras palavras, ocorre

    concomitantemente (ao mesmo tempo) em que a atividade está sendo executada.

    As atividades são monitoradas e avaliadas continuamente, durante sua execução, com o objetivo de

    corrigir os problemas que eventualmente possam ocorrer. O controle simultâneo busca detectar e

    corrigir os desvios que ocorrem durante a execução das atividades. Trata-se de um controle reativo.

    Como as atividades já estão sendo executadas, esse tipo de controle tem foco no processo.

    prof/ RAFAEL/ ESTRATÉGIA

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Controle, sendo que o foco do controle pode ser feito antes, durante e depois que a atividade ocorreu. Assim, quanto ao tempo, existem três tipos de controle: preventivo, simultâneo e posterior.


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação, segundo Rennó:


    “O controle preventivo busca identificar e prevenir problemas antes de eles efetivamente ocorrerem. É, assim, um modo de controle proativo, pois busca evitar que os problemas aconteçam.
    O controle simultâneo é o monitoramento das atividades buscando garantir que estejam sendo executadas de acordo com o planejado. Diferentemente do controle preventivo, é uma forma de controle reativo. 
    O controle posterior tem o objetivo de analisar o resultado de uma atividade após sua ocorrência. Portanto, o objetivo nesse momento é aprender com os desvios (sejam negativos ou positivos) para que a organização não tenha os mesmos problemas no futuro". (Rennó, 2013, p. 166).
    Posto isso, vamos à análise das alternativas:

    A) Certo, pois “definição de critérios para autorização de pagamentos" caracteriza o Controle Preventivo (prévio à atividade). Já a “supervisão direta" configura o controle simultâneo (ao mesmo tempo que a atividade é feita).


    B) Errado, pois a segunda parte da questão invalida o item quando exemplifica que “feedback de desempenho" é Controle Simultâneo, quando na verdade é exemplo de Controle Posterior (feito após a atividade). Quanto à “definição de regras de conduta", de fato configura Controle Preventivo (prévio a atividade).
    C) Errado, pois a segunda parte da questão invalida o item quando exemplifica que “elaboração de código de ética" é Controle Simultâneo, quando na verdade configura Controle Preventivo (prévio a atividade). Quanto à “definição de alçadas decisórias de gastos", de fato é Controle Preventivo (prévio a atividade).
    D) Errado, pois a segunda parte da questão invalida o item quando exemplifica que “controle estatístico dos processos" configura Controle Simultâneo, quando na verdade caracteriza Controle Posterior (feito após a atividade). Quanto à “definição de limites de gastos sem licitação", de fato é Controle Preventivo (prévio a atividade).
    E) Errado, pois o trabalho em equipe é o modo como se dá a execução de uma atividade e não o tipo de controle dela. Quanto à “definição das competências necessárias ao cargo", de fato é Controle Preventivo (prévio a atividade).
    Gabarito do Professor: Letra A.

    Fonte:

    Rennó, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • Gabarito: A

  • Gab: A

    A) GABARITO - definir critérios para autorização de pagamentos (PRÉVIO); supervisão direta (SIMULTÂNEO);

    B) ERRADO - definir regras de conduta (PRÉVIO); feedback de desempenho (POSTERIOR);

    C) ERRADO - definição de alçadas decisórias de gastos (PRÉVIO); elaboração de código de ética (PRÉVIO);

    D) ERRADO - definir limites de gastos sem licitação (PRÉVIO); controle estatístico dos processos (POSTERIOR);

    E) ERRADO - definição das competências necessárias ao cargo (PRÉVIO); trabalho em equipe (não vejo como controle).

    Erros, mandem mensagem :)

  • GABARITO: LETRA  A

    COMENTÁRIO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Controle, sendo que o foco do controle pode ser feito antes, durante e depois que a atividade ocorreu. Assim, quanto ao tempo, existem três tipos de controle: preventivo, simultâneo e posterior.

    Diante disso, vamos a uma breve conceituação, segundo Rennó:

    “O controle preventivo busca identificar e prevenir problemas antes de eles efetivamente ocorrerem. É, assim, um modo de controle proativo, pois busca evitar que os problemas aconteçam.

    O controle simultâneo é o monitoramento das atividades buscando garantir que estejam sendo executadas de acordo com o planejado. Diferentemente do controle preventivo, é uma forma de controle reativo. 

    O controle posterior tem o objetivo de analisar o resultado de uma atividade após sua ocorrência. Portanto, o objetivo nesse momento é aprender com os desvios (sejam negativos ou positivos) para que a organização não tenha os mesmos problemas no futuro". (Rennó, 2013, p. 166).

    Posto isso, vamos à análise das alternativas:

    A) Certo, pois “definição de critérios para autorização de pagamentos" caracteriza o Controle Preventivo (prévio à atividade). Já a “supervisão direta" configura o controle simultâneo (ao mesmo tempo que a atividade é feita).

    B) Errado, pois a segunda parte da questão invalida o item quando exemplifica que “feedback de desempenho" é Controle Simultâneo, quando na verdade é exemplo de Controle Posterior (feito após a atividade). Quanto à “definição de regras de conduta", de fato configura Controle Preventivo (prévio a atividade).

    C) Errado, pois a segunda parte da questão invalida o item quando exemplifica que “elaboração de código de ética" é Controle Simultâneo, quando na verdade configura Controle Preventivo (prévio a atividade). Quanto à “definição de alçadas decisórias de gastos", de fato é Controle Preventivo (prévio a atividade).

    D) Errado, pois a segunda parte da questão invalida o item quando exemplifica que “controle estatístico dos processos" configura Controle Simultâneo, quando na verdade caracteriza Controle Posterior (feito após a atividade). Quanto à “definição de limites de gastos sem licitação", de fato é Controle Preventivo (prévio a atividade).

    E) Errado, pois o trabalho em equipe é o modo como se dá a execução de uma atividade e não o tipo de controle dela. Quanto à “definição das competências necessárias ao cargo", de fato é Controle Preventivo (prévio a atividade).

    FONTE: Antonio Diniz , ECT/Departamento de Governança Corporativa. Pós-graduado em Gestão Pública, Gestão Estratégica e Planejamento Estratégico e Governança Corporativa.

  • Exemplos de controle:

    Preventivo: definição de regras e procedimentos, software de avaliação de riscos (futuros), testes de seleção de RH, programas de manutenção preventiva, inspeção de matérias-primas.

    Simultâneo: supervisão direta, controles estatísticos, contratação de supervisores específicos para cada área.

    Posterior: inspeção de qualidade dos bens, avaliação periódica de desempenho, demonstrativos financeiros, auditoria.

    FONTE: QC