SóProvas


ID
2947405
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das etapas da administração estratégica é a análise do ambiente externo à empresa. Essa análise permite que sejam identificadas ameaças e oportunidades ambientais para orientar o desenvolvimento de estratégias organizacionais. A análise de oportunidades começa com a identificação da estrutura genérica do setor, sendo quatro delas bastante comuns: setores fragmentados, setores emergentes, setores maduros e setores em declínio.

Nos setores maduros, entre as principais opções estratégicas para exploração de oportunidades estão as chamadas estratégias de:

Alternativas
Comentários
  • Oportunidades estratégicas

    Setores fragmentados: consolidação;

    Setores emergentes: pioneirismo;

    Setores maduros: refinamento do produto ou serviço, investimento na qualidade do serviço, inovações em processos;

    Setores em declínio: rearranjo do mercado, nichos de mercado.

  • D

  • GABARITO "D"

    Os setores considerados fragmentados são aqueles nos quais há um grande número de pequenas e médias empresas, e nenhum grupo tem uma participação de mercado dominante.

    Para os setores classificados como fragmentados, a principal oportunidade seria uma estratégia com o objetivo de consolidar o setor. Essa consolidação poderia ser feita por meio de aquisição de concorrentes, abertura de franquias, entre outros. 

    Os setores recém-criados, ou recriados, são denominados emergentes. São formados por inovações tecnológicas, mudanças na demanda, surgimento de novas necessidades dos consumidores etc.

    A oportunidade para setores emergentes seria uma estratégia de pioneirismo, caracterizada pelo investimento de recursos no inicio do desenvolvimento do setor. Assim, as empresas pioneiras podem se beneficiar de liderança tecnológica, proteção de suas patentes, posse de ativos estratégicos, criação de custo de mudança para os consumidores e vantagens de custo. 

    Os maduros são aqueles com as seguintes características: “lento crescimento da demanda total do setor, desenvolvimento de clientes com experiência em compras recorrentes, desaceleração nos aumentos de capacidade de produção, desaceleração na introdução de novos produtos ou serviços, aumento na quantidade de concorrência internacional e redução geral na lucratividade das empresas do setor.

    Nos setores maduros, apresentam três oportunidades: o refinamento de produtos, a ênfase no serviço e a inovação nos processos.

    Os considerados setores em declínio são aqueles que apresentam um longo período de declínio das vendas absolutas. Outra característica é o excesso de capacidade produtiva, devido à diminuição das vendas.

    Nos setores caracterizados como setores em declínio,apresentam quatro oportunidades: liderança de mercado, atuação em nicho de mercado, colheita e alienação. Os setores em declínio comumente apresentam um período denominado shakeout, que é caracterizado por falências, fechamento de empresas, fusões e aquisições. 

  • maduro? colheita. kkkkkk

  • Gabarito: D- refinamento de produto; ênfase no serviço;

    Não sabia a resposta de cara, mas resolvi fazendo a seguinte reflexão: Se o setor já está maduro, ou seja, não é algo novo, então a empresa deve procurar um meio de se diferenciar das demais. Desse modo, é possível observar que a organização conseguiria a diferenciação melhorando o produto ou a prestação do serviço.

  • a) colheita (em declínio); inovação de processo (maduros);

    b) alienação (em declínio); liderança de mercado (em declínio);

    c) nicho de mercado (em declínio); consolidação (fragmentados);

    d) refinamento de produto; ênfase no serviço; (maduros)

    e) criação de custos de mudança para o cliente; liderança tecnológica (emergentes)

  • Para resolução da questão em tela, faz-se necessário o conhecimento da Análise de Oportunidades, a qual, segundo Barney e Hesterly (2007), “começa com a identificação das estruturas genéricas de setor e, em seguida, descreve as oportunidades estratégicas disponíveis em cada um dos diferentes setores".
    Para Barney e Hesterly (2007), a estrutura genérica do setor pode ser:

    1.      Setores fragmentados: são aqueles nos quais opera grande número de empresas pequenas ou de porte médio e não existe um pequeno grupo de empresas que domine a participação de mercado ou crie tecnologias dominantes. Oportunidade: consolidação.
    2.   Setores emergentes: são setores recém-criados ou recriados, formados por inovações tecnológicas, mudanças na demanda, surgimento de novas necessidades do consumidor etc. Oportunidade: vantagens do pioneiro.
    3.      Setores maduros: apresentam lento crescimento da demanda total do setor, desenvolvimento de clientes com experiência em compras recorrentes, desaceleração nos aumentos de capacidade de produção, desaceleração na introdução de novos produtos ou serviços, aumento na quantidade de concorrência internacional e redução geral na lucratividade das empresas do setor. Oportunidades: refinamento de produtos, ênfase nos serviços e inovação de processo.
    4.      Setores em declínio: é aquele que teve uma queda absoluta nas vendas por um período prolongado. Obviamente, empresas em um setor em declínio deparam-se com mais ameaças do que oportunidades. Oportunidades: liderança de mercado, estratégia de nicho, colheita e alienação.
    No quadro abaixo, é possível identificar as estratégias para cada setor:



                                                      Tabela elaborada pelo Professor.

    Posto isso, vamos à análise das alternativas:


    A) Errado, pois a colheita é uma oportunidade de setores em declínio, e isso desqualifica o item. Já a inovação de processo, que é a busca da melhoria de processo pela organização, está corretamente relacionada a uma oportunidade de Setores Maduros.

    B) Errado, pois a alienação (que objetiva a retirada da empresa do setor de declínio, assim que um padrão de declínio é estabelecido) e a liderança de mercado (que objetiva se tornar líder de mercado, facilitando a saída de outras empresas que tem pouca chance de sobreviver) são oportunidades de setores em declínio e não oportunidades de setores maduros.


    C) Errado, pois o nicho de mercado (que busca a manutenção da empresa no setor) é uma oportunidade do setor em declínio. Já a consolidação (que objetiva se tornar líder de mercado, facilitando a saída de outras empresas que tem pouca chance de sobreviver) é uma oportunidade dos setores fragmentados, e não uma oportunidade de setores maduros.


    D) Certo, pois o refinamento de produto (que é a melhoria dos produtos e tecnologias existentes) e a ênfase no Serviço (que é a melhoria da qualidade do atendimento ao cliente) são oportunidades de setores maduros.


    E) Errado, pois a criação de custos de mudança para o cliente não configura uma oportunidade.


    Gabarito do Professor: Letra D.

    Fonte:

    BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva: casos brasileiros. São Paulo: Pearson, 2007.
  • Todo dia uma teoria nova para as mesmas coisas. Inferno na terra.

  • Essa questão a análise de oportunidades de acordo com as estruturas dos setores, com o intuito de desenvolver estratégias organizacionais em relação ao ambiente externo.

    De acordo com Hersterly , existem muitas estruturas genéricas de setor. No entanto, quatro delas são muito comuns e serão o foco da análise de oportunidades. São elas: (1) setores fragmentados, (2) setores emergentes, (3) setores maduros e (4) setores em declínio.

    Oportunidades em setores fragmentados: consolidação

    Setores fragmentados são aqueles em que opera grande número de empresas pequenas ou de porte médio e não existe um pequeno grupo de empresas que domine a participação de mercado ou crie tecnologias dominantes. A maioria dos setores de serviços — incluindo varejo, construção e gráficas, para citar apenas alguns é fragmentada.

    Oportunidades em setores emergentes: vantagens do pioneiro

    Setores emergentes são setores recém-criados ou recriados, formados por inovações tecnológicas, surgimento de novas necessidades do consumidor etc. Em geral, as vantagens dos pioneiros podem se originar de três fontes principais: (1) liderança tecnológica, (2) posse de ativos estrategicamente valiosos e (3) criação de custos de mudança para o consumidor.

    Oportunidades em setores maduros: refinamento de produto, serviços e inovação de processo

    Setores emergentes frequentemente são formados pela criação de novos produtos ou tecnologias que mudam radicalmente as regras do jogo em um setor. Entretanto, com o tempo, essas novas maneiras de fazer negócio tornam-se amplamente conhecidas — à medida que as tecnologias se difundem pelos concorrentes e à medida que a taxa de inovação de novos produtos e tecnologias cai — e um setor começa a entrar na fase de maturidade de seu desenvolvimento Oportunidades para empresas em setores maduros comumente passam do desenvolvimento de novos produtos e tecnologias em um setor emergente para uma ênfase maior no refinamento dos produtos e no aumento da qualidade do serviço, com foco na redução de custos de manufatura e aumento da qualidade por meio da inovação de processos.

    Oportunidades nos setores em declínio: liderança, nicho, colheita e alienação.

    Um setor em declínio é aquele que teve um declínio absoluto nas vendas por um período extenso de tempo.

    Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. A colheita é uma estratégia de oportunidade para os setores em declínio. A inovação em processos é uma estratégia de oportunidade para os setores maduros.

     

    Alternativa B. Errado. A alienação e a liderança de mercado são estratégias de oportunidades para os setores em declínio.

    Alternativa C. Errado. A O nicho de mercado é uma estratégia de oportunidades para os setores em declínio. A consolidação é uma estratégia de oportunidade para os setores Fragmentados.

    Alternativa D. Certo. Nos setores maduros, Barney apresenta três oportunidades: o refinamento de produtos, a ênfase no serviço e a inovação nos processos.

    Alternativa E. Errado. A criação de custos de mudança para o cliente bem como a liderança tecnológica são estratégias de oportunidade para os setores emergentes.

    GABARITO: D

  • Sim Josy, a gente na roça kkk

  • foque na palavras chaves adm e isso

  • SETORES FRAGMENTADOS:

    OPORTUNIDADE:

    • CONSOLIDAÇÃO (REDUÇÃO DO NÚMERO DE EMPRESAS ATUANTES; MAIOR PARTICIPAÇÃO NO MERCADO)

    SETORES EMERGENTES:

    OPORTUNIDADE:

    • PIONEIRISMO (LIDERANÇA NA TECNOLOGIA DO PRODUTO OU PROCESSO; POSSE DE ATIVOS ESTRATÉGICOS; DESENVOLVIMENTO DE CUSTO PARA MUDANÇA NO MERCADO)

    SETORES MADUROS:

    OPORTUNIDADE:

    • REFINAMENTO DE PRODUTOS, AUMENTO NA QUALIDADE DE SERVIÇOS, MELHORIA CONTINUA DE PROCESSOS

    SETORES EM DECLÍNIO:

    OPORTUNIDADE:

    • LIDERANÇA DE MERCADO, NICHO, COLHEITA (DESINVESTIMENTO CONTROLADO) E DESATIVAÇÃO RÁPIDA (ALIENAÇÃO).

    FONTE: MINHAS ANOTAÇÕES

  • Gabarito comentado:

    Para resolução da questão em tela, faz-se necessário o conhecimento da Análise de Oportunidades, a qual, segundo Barney e Hesterly (2007), “começa com a identificação das estruturas genéricas de setor e, em seguida, descreve as oportunidades estratégicas disponíveis em cada um dos diferentes setores". Para Barney e Hesterly (2007), a estrutura genérica do setor pode ser:

    1.      Setores fragmentados: são aqueles nos quais opera grande número de empresas pequenas ou de porte médio e não existe um pequeno grupo de empresas que domine a participação de mercado ou crie tecnologias dominantes. Oportunidade: consolidação.

    2.   Setores emergentes: são setores recém-criados ou recriados, formados por inovações tecnológicas, mudanças na demanda, surgimento de novas necessidades do consumidor etc. Oportunidade: vantagens do pioneiro.

    3.      Setores maduros: apresentam lento crescimento da demanda total do setor, desenvolvimento de clientes com experiência em compras recorrentes, desaceleração nos aumentos de capacidade de produção, desaceleração na introdução de novos produtos ou serviços, aumento na quantidade de concorrência internacional e redução geral na lucratividade das empresas do setor. Oportunidades: refinamento de produtos, ênfase nos serviços e inovação de processo.

    4.      Setores em declínio: é aquele que teve uma queda absoluta nas vendas por um período prolongado. Obviamente, empresas em um setor em declínio deparam-se com mais ameaças do que oportunidades. Oportunidades: liderança de mercado, estratégia de nicho, colheita e alienação.

    Posto isso, vamos à análise das alternativas:

    "Nos setores maduros, entre as principais opções estratégicas para exploração de oportunidades estão as chamadas estratégias de:"

    A) Errado, pois a colheita é uma oportunidade de setores em declínio, e isso desqualifica o item.

    B) Errado, pois a alienação (que objetiva a retirada da empresa do setor de declínio, assim que um padrão de declínio é estabelecido) e a liderança de mercado (que objetiva se tornar líder de mercado, facilitando a saída de outras empresas que tem pouca chance de sobreviver) são oportunidades de setores em declínio e não oportunidades de setores maduros.

    C) Errado, pois o nicho de mercado (que busca a manutenção da empresa no setor) é uma oportunidade do setor em declínio. Já a consolidação (que objetiva se tornar líder de mercado, facilitando a saída de outras empresas que tem pouca chance de sobreviver) é uma oportunidade dos setores fragmentados, e não uma oportunidade de setores maduros.

    D) Certo, pois o refinamento de produto (que é a melhoria dos produtos e tecnologias existentes) e a ênfase no Serviço (que é a melhoria da qualidade do atendimento ao cliente) são oportunidades de setores maduros.

    E) Errado, pois a criação de custos de mudança para o cliente não configura uma oportunidade.