SóProvas


ID
2947414
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma gerente recebe diariamente cerca de 200 e-mails com as mais variadas informações: notícias selecionadas de jornal, comunicações internas, comunicações do sindicato, além dos emails do seu chefe, de seus subordinados e de outros clientes internos e externos. Recentemente, seu chefe perguntou por que ela não havia respondido adequadamente a uma determinada mensagem, em que eram solicitadas informações para um novo projeto.

A barreira à comunicação que melhor explica o que pode ter havido é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: (D)

    As 4 principais barreiras da comunicação nas empresas

    Sobrecarga de informações - Um dos aspectos a serem analisados é a quantidade de informações que hoje são trocadas dentro e fora das organizações. Como não é possível diminuí-las, investir em tecnologia pode ajudar na tarefa de coleta, tratamento e compartilhamento de informações para que elas não se percam no caminho.

    Distanciamento entre os participantes - A distância física entre os participantes envolvidos na comunicação pode ser uma barreira. Apesar de hoje as tecnologias funcionarem a favor das trocas de informações, os erros podem ser mais frequentes e as interpretações também. É preciso cuidado ao redigir um e-mail, pois o colega que estará lendo não tem a correta percepção de sua intenção. É necessário escrever com clareza para não haver distorção.

    Dispersão das informações – Muitas empresas utilizam diversos sistemas de controle de informação. Um para vendas, outro para o marketing, outro para o financeiro, o que pode gerar barreiras que impedem a comunicação e a dispersão das informações.

    Barreiras estruturais e organizacionais - outro obstáculo no fluxo de informações corporativo são as hierarquias rígidas e a departamentalização em acesso (BARTOLOMÉ), que acabam por dificultar o processo de comunicação. A não utilização de canais eficientes pode prejudicar o processo.

    Fonte: https://administradores.com.br/artigos/saiba-quais-sao-as-4-principais-barreiras-da-comunicacao-nas-empresas

  • Percepção Seletiva- As pessoas que recebem a msg interpretam com base em suas necessidades, experiências, motivações e outras características pessoais;

    Linguagem- As palavras não significam a mesma coisa para todos. Idade, nível educacional, cultura de uma pessoa influencia como ela usa a linguagem. (advogados, médicos-termos técnicos)

    Filtragem- Manipulação da msg pela pessoa que envia para que seja vista favoravelmente pelo recebedor.

  • Uma dúvida; quando a questão diz que a mensagem não foi respondida ADEQUADAMENTE, não dá a margem de que a mensagem foi respondida e que o problema foi a forma da resposta à mensagem ?? O que deixaria de ser a barreira de sobrecarga de informações.

    Mesmo percebendo que a questão estava deixando explícito o excesso de mensagens, eu achei que a palavra ADEQUADAMENTE dava essa pegadinha.

  • errei por conta da palavra ADEQUADAMENTE :(

  • Só esqueceram de responder como que por meio da própria tecnologia conseguimos afastar a sobrecarga de informações. Se isso é um problema, então teremos que evitá-lo. O certo era não ter recebido tantos e-mails, já que havia assuntos que não condiziam com a função específica do colaborador. Já trabalhei como supervisor de uma instituição pública. Muitos e-mails todos os dias, mas 80 % não serviam para minhas tarefas! Não entendi quais são as tecnologias capazes de fazer coletas, tratamento e compartilhamento correto dessas informações.

  • Como disse um camarada aqui do Q, às vezes as questões de Adm parecem ser respondidas pelo Capitão Óbvio manuseando o gerador de lero-lero... kkkkk

  • oh materiazinha inútil essa tal de administração geral, não serve para p... nenhum. Em uma situação como essa descrita na questão, do que adianta saber o porquê o fulaninho não respondeu ao e-mail? Ele vai receber uma comida de r@bo do mesmo jeito,o chefe dele não quer saber e não vai fazer p...nenhuma para melhorar a comunicação, não adianta nada ele saber que não recebeu o e-mail por sobrecarga de informação...

  • Ao meu ver, o adequadamente utilizado deu a entender que a pessoa respondeu, mas não da forma que deveria. Então seria um problema de linguagem adequada, uma vez que a mensagem deveria ser respondida ao chefe.

    Minha opinião, corrijam-me por favor.

  • Esse gabarito é questionável, porque geralmente fazemos uma filtro de emails que são realmente importantes. Essa questão da sobrecarga pode ser relacionado a função dela e não as mensagens recebidas por email.

    Se analisar mais a fundo a questão acaba errando como aconteceu comigo, teria que responder no obvio.

  • Gabarito: D

    Sobrecarga ou Excesso de informação

  • D

  • O comando da questão fala em 200 e-mails diariamente. Usando o bom senso, é notória a impossibilidade desses e-mails serem respondidos em tempo hábil. Até é aceitável que outros itens possam também responder a pergunta, mas a sobrecarga é o mais aceitável.

    letra D

  • A barreira está claramente sobre os 200 emails recebidos por dia: muito mais do que uma pessoa consegue de fato processar – o que é a essência da sobrecarga de informações.

  • Exemplos de barreiras ou ruídos:

    Filtragem: informação distorcida pelo emissor para manipular as informações conforme o seu interesse, a filtragem é favorecida quando existem muitos níveis organizacionais.

    Percepção Seletiva: ruído no receptor, que interpreta conforme seu interesse.

    Excesso de informação: pode tornar-se um ruído.

    Emoções: influenciam diretamente na interpretação da mensagem.

    Linguagem: diferentes significados para as mesmas palavras (jargões, gírias etc).

    Apreensão ou ansiedade: dificulta a comunicação.

    Diferença de status: As organizações, frequentemente, expressam a hierarquia por meio de uma variedade de símbolos (títulos, escritórios, cargos etc.). Essas diferenças de status podem ser percebidas como ameaça pelas pessoas de níveis hierárquicos mais baixos, impedindo ou distorcendo a comunicação.

    Diferenças Culturais: O que um considera "correto/errado" o outro pode não concordar, ou seja, vai gerar um conflito (mesmo que velado).

    Sobrecarga de informações: Um dos aspectos a serem analisados é a quantidade de informações que hoje são trocadas dentro e fora das organizações. Como não é possível diminuí-las, investir em tecnologia pode ajudar na tarefa de coleta, tratamento e compartilhamento de informações para que elas não se percam no caminho.

  • Como principais barreiras ao processo de comunicação, temos: 

    Filtragem: a informação é manipulada pelo emissor para que pareça mais favorável aos olhos do receptor. 

    Percepção seletiva: o receptor absorve a informação seletivamente, de acordo com suas necessidades e motivações 

    Sobrecarga de informações: a quantidade de informações supera a capacidade de processamento. 

    Silêncio: embora seja também uma forma de comunicação, pode ser uma barreira no processo. 

    Emoções: alteração na forma como a informação é recebida pelo receptor em razão do seu estado emocional no momento em que a recebe. 

  • Barreiras são limitações ou restrições que ocorrem dentro ou entre as etapas do processo de comunicação, fazendo com que nem todo sinal emitido pela fonte percorra livremente o processo, de modo a chegar incólume ao seu destino. (FGV - COMPESA - Assistente de Saneamento - Assistente de Gestão- 2014)

    Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. O canal é meio escolhido pelo qual a mensagem flui entre a fonte e o destino. No caso da questão é o e-mail e, se for o canal utilizado pela empresa, não há nada de errado.

    Alternativa B. Errado. A percepção seletiva ocorre quando o receptor atenta apenas para as informações que estão de acordo com os seus conceitos pré-concebidos (crenças, valores ou demais características pessoais).

    Alternativa C. Errado. A linguagem é um tipo de barreira semântica. Barreiras semânticas decorrem de tipos de vocabulário e linguagem, gestos e sinais que podem assumir diferentes significados a depender do contexto. O contexto da questão não diz nada sobre dificuldade com a linguagem, portanto, errado.

    Alternativa D. Certo. A sobrecarga de informações ocorre quando existe um grande volume de informações o receptor pode não ter capacidade suficiente para processar todas as nuances e detalhes das informações. Nesse caso, a enorme quantidade de e-mails impossibilitou que a gerente identificasse o e-mail que tratava sobre o novo projeto descrito pelo chefe.

    Alternativa E. Errado. Filtragem é a manipulação da informação realizada pelo emissor no sentido de “filtrar” as informações que passa para o receptor. A ideia do emissor ao fazer essa manipulação da informação é melhor/construir uma boa imagem perante o receptor.

    GABARITO: D

  • [GABARITO: LETRA D]

    Principais barreiras na comunicação:

    FILTRAGEM: Manipulação da informação pelo emissor para ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor. Quanto maior o número de níveis verticais na organização, mais oportunidades para a filtragem.

    PERCEPÇÃO SELETIVA: Ocorre quando o receptor vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, históricos e outras características pessoais. Projeção de interesse e expectativa ao decodificar mensagem.

    SOBRECARGA DE INFORMAÇÕES: Quando as informações excedem a capacidade de processamento. Se acontece com frequência pode gerar perda de informação e comunicação menos eficaz.

    BARREIRA EMOCIONAL: A maneira como o receptor se sente no momento que recebe a mensagem vai impactar na maneira de interpretá-la. Os estados emocionais mais intensos têm mais probabilidade de impedir a comunicação eficaz.

    LINGUAGEM: As palavras têm significados diferentes para pessoas diferentes: a idade, educação, histórico cultural, são variáveis que influenciam a linguagem.

    FONTE: GRAN CURSOS - KÁTIA LIMA.

  • As principais barreiras à comunicação na visão de Robbins:

    • Filtragem: o emissor manipula a informação para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo destinatário, com o intuito de evitar conflitos.
    • Percepção seletiva: ocorre quando o receptor (destinatário) desvia a interpretação da mensagem. O destinatário vê e escuta “seletivamente”.
    • Sobrecarga de informações: ocorre quando a pessoa recebe mais informações do que pode processar.
    • Emoções: os estados emocionais (felicidade, tristeza, sofrimento, alegria, etc.) do indivíduo influenciam a forma como ele interpreta a mensagem.
    • Linguagem / Semântica: a linguagem utilizada pelo indivíduo é influenciada por aspectos como: idade, cultura e grau de educação. A mesma palavra pode ter significados distintos para cada pessoa, e isso tende a gerar distorções na comunicação.
    • Medo da comunicação (ansiedade): decorre do medo que a pessoa sente de se comunicar (tanto de forma escrita como de forma oral/verbal). 
    • Diferenças de gênerohomens mulheres utilizam a comunicação de formas diferentesRobbins explica que os homens utilizam a conversa para reafirmar seu status, enquanto as mulheres a utilizam para criar conexões.
    • Comunicação “politicamente correta”: muitas vezes as pessoas “ modificam” o seu vocabulário para se “ajustar” ao movimento do “politicamente correto”, com o objetivo de não soar “ofensivo”. Isso faz com que essas pessoas acabem não dizendo exatamente o que gostariam de dizer, prejudicando o significado da mensagem.
    • Silêncio: muitas vezes, as pessoas utilizam o silêncio (ausência de palavras) para evitar conflitos, e isso prejudica a comunicação.

  • Gabarito: D

    Principais Regras de Comunicação:

    • Processo bilateral de troca de informações, podendo ser formal ou informal;
    • Apresenta os seguintes elementos: o emissor codifica uma mensagem, a qual é transmitida por um canal e ao chegar é decodificada pelo receptor. Esse receptor dar uma resposta que chamamos de feedback. Na maioria dos casos, apresenta ruídos.
    • Ruídos (dificultam a comunicação). Ex: Filtragem (Manipulação da mensagem por um individuo), Percepção seletiva (eu escuto aquilo que eu quero com base nas minhas crenças e valores), Sobrecarga (muitas mensagens e não consegue dar atenção), Barreiras Físicas (Uma parede atrapalhando a comunicação), entre outros.
    • Com base no organograma, pode ser ascendente, descendente, horizontal ou diagonal.

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • GAB D

    SÃO BARREIRAS À COMUNICAÇÃO:

    1. Barreiras mecânicas ou físicas: a comunicação é bloqueada por fatores físicos.
    2. Barreiras fisiológicas: dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.
    3. Barreiras psicológicas: são os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
    4. Barreiras semânticas: são as que decorrem do uso inadequado da linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
    5. Barreiras pessoais: as pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.
    6. Barreiras administrativas/burocráticas: decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.
    7. Filtragem: é a manipulação da mensagem pela pessoa que envia (fonte), para que seja vista favoravelmente pelo recebedor. Acontece quando um subordinado não quer dar uma má notícia ao chefe ou quer “dizer” ao chefe o que ele quer ouvir. (CAI MUUUUUUITO)
    8. Percepção seletiva: as pessoas que recebem a mensagem as interpretam com base em suas necessidades, experiências, motivações e outras características pessoais.
    9. Linguagem: a idade, o nível educacional e a cultura de uma pessoa influenciam como ela usa a linguagem. As palavras não significam a mesma coisa para todo mundo. Quando vamos a um médico e ele usa termos técnicos para nos explicar que doença temos, podemos não entender a mensagem.
    10. Excesso de informação: todos nós temos uma capacidade nítida de processar informação. Quando essa capacidade é superada, tendemos a esquecer de informações, postergar a comunicação ou ação necessária.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Gabarito: D

    Barreiras na comunicação:

    Filtragem: Manipulação da informação pelo emissor para ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor;

    Percepção Seletiva: Ocorre quando o receptor vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, históricos e outras características pessoais;

    Linguagem: As palavras tem significados diferentes para pessoas diferentes: a idade, educação, histórico cultural;

    Sobrecarga de informações: Quando as informações excedem a capacidade de processamento;

    Barreira emocional: A maneira como o receptor se sente no momento que recebe a mensagem vai impactar na maneira de interpretá-la. Os estados emocionais mais intensos tem mais probabilidade de impedir a comunicação eficaz.

    Qquestões: Q1753221 / Q1624385 / Q1078232 / Q519319 / Q982469

    "Treine enquanto eles dormem, persista enquanto eles descansam, estude enquanto eles se divertem, sofra de Sindrome de Burnout aos 30 e morra de um AVC aos 40."