SóProvas


ID
2947798
Banca
UERR
Órgão
PM-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Sobre os recursos no Processo Penal, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • D) CORREÇÃO: O juiz é o sujeito processual imparcial e as partes são os sujeitos processuais parciais, representados pela acusação, que é o Ministério Público ou o querelante, e pela defesa ou acusado, que é o réu ou o querelado.

  • GABARITO: LETRA D

    A) Caberá apelação no prazo de 5 (cinco) dias.

    Art. 593. Caberá apelação no prazo de 5 (cinco) dias

    B) Caberá recurso em sentido estrito contra a decisão que não receber a denúncia ou a queixa.

    Art. 581.  Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença:

    I - que não receber a denúncia ou a queixa;

    C) O Ministério Público não poderá desistir de recurso que haja interposto.

    Art. 576.  O Ministério Público não poderá desistir de recurso que haja interposto.

    D) O recurso poderá ser interposto pelo Ministério Público ou pelo advogado ou defensor público que assiste ao réu, mas nunca pelo próprio acusado.

    Art. 577.  O recurso poderá ser interposto pelo Ministério Público, ou pelo querelante, ou pelo réu, seu procurador ou seu defensor.

    E) Assinado o termo de apelação, o apelante e, depois dele, o apelado terão o prazo de oito dias cada um para oferecer razões, salvo nos processos de contravenção, em que o prazo será de três dias.

    Art. 600.  Assinado o termo de apelação, o apelante e, depois dele, o apelado terão o prazo de oito dias cada um para oferecer razões, salvo nos processos de contravenção, em que o prazo será de três dias.

  • A presente questão demanda conhecimento relativo aos recursos no processo penal, matéria regulada entre os artigos 574 e 646 do CPP. Analisemos as assertivas:

    A) Correta. A assertiva está de acordo com o art. 593 do CPP, que é o fundamento para o recurso de apelação e que apresenta o prazo de 05 dias para sua interposição (caberá apelação no prazo de 05 (cinco) dias). Assim, por estar correta, a assertiva deve ser descartada, já que o comando da questão exige o apontamento da assertiva incorreta.

    B) Correta. A assertiva converge com a previsão do art. 581, inciso I do CPP: caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença: I - que não receber a denúncia ou a queixa.

    C) Correta. Trata-se da fiel reprodução do art. 576 do CPP o qual veda a desistência de recurso interposto pelo Ministério Público (o Ministério Público não poderá desistir de recurso que haja interposto).

    D) Incorreta. A assertiva infere que o recurso não poderá ser interposto pelo próprio acusado, o que contraria a previsão do art. 577 do CPP, cujo conteúdo permite que o réu interponha o recurso (o recurso poderá ser interposto pelo Ministério Público, ou pelo querelante, ou pelo réu, seu procurador ou seu defensor). Assim, por se tratar de afirmativa incorreta, esta é a assertiva que deve ser assinalada.

    E) Correta. A assertiva vai ao encontro do que dispõe o art. 600 do CPP, trata-se da fiel reprodução do referido dispositivo legal (assinado o termo de apelação, o apelante e, depois dele, o apelado terão o prazo de oito dias cada um para oferecer razões, salvo nos processos de contravenção, em que o prazo será de três dias).
    Gabarito do Professor: alternativa D.