SóProvas


ID
2948131
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na iniciativa privada ou nos processos de seleção interna na iniciativa pública, a entrevista é uma ferramenta recorrente. Ela mostra o próprio potencial de predizer o bom desempenho dos candidatos quando

Alternativas
Comentários
  • c) As perguntas desfavorecem o gerenciamento de impressão e são mais pautadas no que o candidato efetivamente precisa fazer no trabalho.

    O que é gerenciamento de impressão?

    Um conjunto de comportamentos utilizados pelas pessoas que tem o objetivo de influnciar a maneira como os outros o percebem.

    O que pode acontecer durante a entrevista é o candidato se autoglorificar, afim de alcançar a vaga.

    Portanto quando menos perguntas que desfavorecem o gerenciamento de impressão maior a validade da entrevista.

    Referência: ARAUJO, Maria Emília Barroso de Oliveira e PILATI, Ronaldo. Gerenciamento de impressão nas entrevistas de seleção: proposição de uma agenda de pesquisa. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2008, vol.8, n.2 [citado 2019-07-07], pp. 121-138 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572008000200007&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1984-6657.

  • O gerenciamento de impressão, também chamado de auto-apresentação, pode ser definido como as várias maneiras pelas quais os indivíduos buscam controlar as impressões que os outros têm a seu respeito, no que se refere a comportamentos, valores e atributos pessoais, visando a atingir um determinado objetivo.

    Entre os diversos processos conduzidos pela área de recursos humanos, a entrevista de seleção parece constituir uma situação propícia, na qual o gerenciamento de impressão é mais evidente. Todos os candidatos o utilizam durante a entrevista de seleção, embora alguns tenham maior consciência de seu comportamento e tentem manter maior controle sobre as impressões que projetam, nem sempre sendo sinceros.

    Segundo Carmem Ligia Iochins Grisci e Maria Luisa Carvalho, em seu artigo “Gerenciamento de impressão e entrevista de seleção: camaleões em cena",  o impacto desse fenômeno sobre os resultados da entrevista de seleção é bastante discutido. Alguns autores consideram-no extremamente eficaz e até uma ameaça para uma avaliação correta e isenta (Kacmar et al., 1992). Outros autores julgam que, embora contribua para a construção de uma imagem positiva, seu impacto não é tão decisivo (Anderson, 1999; Ralston e Kirkwood, 1999). Há, ainda, uma terceira posição, segundo a qual os selecionadores deveriam ter uma visão positiva, considerando-o uma habilidade social que pode ser útil para a organização à medida que os candidatos podem utilizá-la, por exemplo, na construção de uma imagem positiva da organização junto aos clientes (Rosenfeld, Giacalone e Riordan, 1995; Rosenfeld, 1997).

    Diante das controvérsias sobre a influência do gerenciamento de impressão nas entrevistas de seleção – e das nossas alternativas disponíveis na questão –, podemos afirmar que uma entrevista em que as perguntas a desfavoreçam e foquem mais no que o candidato efetivamente precisa fazer no trabalho, parece ser mais efetiva  para o processo de seleção, seja na iniciativa privada ou na seleção interna na iniciativa pública.

    O artigo pode ser acessada na íntegra em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

     

    GABARITO: C