SóProvas


ID
2948947
Banca
FGR
Órgão
Câmara de Carmo de Minas - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                             Envelhecimento é doença?
 
A busca desesperada da imortalidade levou o envelhecimento a ser classificado assim
 
A revista Frontiers in Genetics, edição de novembro, publicou um artigo de médicos americanos sugerindo que seja incluído o envelhecimento na próxima edição do Código Internacional das Doenças (CID), a lista de classificação de todas as doenças, utilizada para padronizar no mundo todos os diagnósticos dados pelos médicos.
 
Em 2018, a nova edição do CID deve ser publicada e, segundo a sugestão de Alex Zhavoronkov e Bhupinder Bhullar, deverá trazer um novo capítulo, conforme os autores, o da velhice. Se o CID considerar a velhice como uma condição tratável, permitirá que novos procedimentos e negócios sejam regulamentados, e programas preventivos possam ser criados por organizações governamentais, trazendo benefícios para os idosos e economia para as fontes pagadoras de saúde.
 
O primeiro CID foi publicado em 1900 pelo Instituto Internacional de Estatística e, desde 1948, passou a ser responsabilidade da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao longo da história, condições entraram e saíram dessa lista, por mudanças culturais da humanidade. Doenças psiquiátricas, por exemplo, só entraram nessa lista em 1948, mas a mudança recente mais emblemática é a do homossexualismo, que, depois de uma extenuante luta de psiquiatras, deixou de ser compreendido como doença e saiu do CID, em 1974. 
 
Segundo os autores, reconhecer uma condição ou processo crônico como doença é um importante passo, tanto para os indivíduos que a apresentam como para todos os agentes no campo da saúde. Tratar a velhice de forma vaga impedirá que políticas de saúde sejam criadas e que muitos procedimentos médicos para esse grupo de indivíduos sejam negados pelos convênios.
 
O envelhecimento é um processo multifatorial que engloba perda de funções e doenças típicas, culminando com a morte. Processos como desgaste de tecidos, fibroses, perdas de reservas regenerativas do sistema nervoso e imunológico, envelhecimento celular e epigenética, entre muitos, estão relacionados ao envelhecimento e outras doenças como o câncer. Portanto, devem ser abordados terapeuticamente. O difícil é criar uma linha que separe o desgaste natural e a doença. (...)
 
A expectativa de vivermos mais e melhor interferiu no nosso entendimento do que é doença. Estamos cada vez mais intolerantes com a depressão e a perda de memória, por exemplo, e os critérios de diagnósticos estão ficando cada vez mais abrangentes. Histeria coletiva? Pressão da indústria farmacêutica? Pode ser, mas o que não se pode negar é que existe um fenômeno universal, uma gigantesca demanda da sociedade para viver mais e melhor, um tsunami emocional que será difícil de ser evitado.
 
Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/revista/876/envelhecimento-e-doenca-3434.html> Acesso em 08/12/2015

Leia:

“(...) Se o CID considerar a velhice como uma condição tratável, permitirá que novos procedimentos e negócios sejam regulamentados (...)”

As palavras sublinhadas na sentença acima são classificadas morfologicamente como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    Se o CID considerar a velhice como uma condição tratável, permitirá que novos procedimentos e negócios sejam regulamentados.

    Se --- conjunção subordinativa condicional. --- acertamos a questão por aqui.

    CID --- substantivo (equivale a código internacional de doenças)

    tratável --- condição tratável (adjetivo acompanhando o substantivo "condição.")

    E --- conjunção coordenada aditiva, acrescentando ideias.

    Força, guerreiros (as)!!

  • Acertei a questão indo apenas pelo e da conjunção coordenada aditiva, gab A.

  • A) conjunção subordinada, substantivo, adjetivo, conjunção coordenada.

    conjunção subordinada = quer dizer que depende de algo para existir.

    Se o CID considerar a velhice  = se ele consider, caso não considere não sera

  • Se alguém tiver algum "macete " para distinguir o que é subordinada e a coordenada, por favor responda. Ainda faço muita confusão com isso.

  • Conjunção Subordinativa - liga termos sintaticamente dependentes;

    Conjunção Coordenativa - liga termos sem dependência sintática (independentes um do outro).

    O se é um condicional, um termo vai depender de outro. Já o "e" é aditivo, está apenas acrescentando uma informação a mais, mas a frase faria sentido mesmo sem essa info...

    Entendi assim, espero ajudar :)

  • As orações coordenadas não exercem função sintática umas em relação às outras, ou seja, não apresentam dependência entre elas.

    Diferentemente do que acontece com as orações coordenadas, as orações subordinadas apresentam uma dependência sintática em relação à oração principal.

  • Peraê, peraê, peraê! Quer dizer então que CID NÃO é sigla?

  • O que se faz para distinguir orações coordenadas x subordinadas?

    1º As orações subordinadas dependem sintaticamente e exerce uma uma função sintática em uma oração principal.

    geralmente identificamos por meio das conjunções integrantes ou pronomes relativos.

    exemplos: é necessário que (Isso) vc venha.

    as pessoas que (As quais) passaram estudaram bastante.

    2º Nas orações coordenadas elas são independentes sintaticamente uma das outras.

    ela saiu e depois voltou.

    perceba que a primeira oração em nada depende da segunda.

    sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Passível de anulação, essa questão, pois pede uma analise MORFOLÓGICA, orações subordinadas é sintaxe.