SóProvas


ID
2950612
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A transferência da propriedade de um ativo para terceiros, a redução ou extinção do valor econômico de um ativo e o surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo, são fatos que geram o reconhecimento contábil de um(a):

Alternativas
Comentários
  • MCASP (8 Edição)

    2.4.2. Reconhecimento das Variações Patrimoniais Aumentativas e Diminutivas

    Considera-se realizada a variação patrimonial diminutiva (VPD):

    a. Quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro;

    b. Diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo;

    c. Pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.

    LETRA E

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Essa questão versa sobre variações patrimoniais.

    Variações Patrimoniais podem ser entendidas como quaisquer alterações nos elementos patrimoniais (bens, direitos e obrigações), que podem implicar ou não modificações do patrimônio líquido. As Variações Patrimoniais podem ser classificadas em:

    Variações patrimoniais qualitativas: são decorrentes de fatos administrativos permutativos, ou seja, que alteram a composição dos elementos do patrimônio sem impactar o patrimônio líquido.

    Variações patrimoniais quantitativas: são decorrentes de fatos administrativos modificativos, ou seja, aqueles que provocam alteração nos elementos do patrimônio E que impactam o patrimônio líquido. Se dividem em Aumentativas, quando correspondem a aumentos na situação patrimonial líquida, e Diminutivas, quando correspondem a reduções na situação patrimonial líquida.

    Tendo isso em mente, note que:

    - Transferência da propriedade de um ativo para terceiros: há uma diminuição no ativo sem contrapartida no passivo (partindo do pressuposto que não há contraprestação para a transferência, o que podemos supor, uma vez que a questão não mencionou nada a respeito). Isso acarreta uma diminuição na situação patrimonial líquida.

    - Redução ou extinção do valor econômico de um ativo: igualmente, há uma diminuição no ativo sem contrapartida no passivo. Isso acarreta uma diminuição na situação patrimonial líquida.

    - Surgimento de um passivo: aqui há um aumento do passivo sem contrapartida no ativo. Novamente, isso acarreta uma diminuição na situação patrimonial líquida.

    Assim, tem-se que todos os eventos mencionados pela questão geram o reconhecimento contábil de uma Variação Patrimonial Diminutiva.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.