-
os quais dispõem de corpo técnico especializado suficiente para a fiscalização das mineradoras.
Gabarito:E
-
Especialistas em direito ambiental ouvidos pela BBC News Brasil apontam que a repetição desse tipo de evento não se deve a problemas com a legislação lei ambiental, mas a fiscalização falha e punição lenta dos responsáveis.
A legislação que temos é suficiente. O problema não está nela, mas em fazer com que ela seja aplicada na prática, porque faltam investimentos nos órgãos de controle. Um segundo acidente em tão pouco tempo mostra que a fiscalização é deficiente e não está conseguindo evitar vazamentos", afirma Sampaio.
"Há órgãos que não têm concurso público há 20 anos. Falta qualificação profissional. Em atividades deste tipo, seriam precisos geólogos, por exemplo, mas nem sempre tem. Você encontra pessoas trabalhando nestes locais com formações bem diferentes das necessárias."
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47013800
-
-
As leis brasileiras não são brandas, o país não dispõe de corpo técnico suficiente...
-
QUESTÃO ERRADA
Dificilmente uma questão que criticar de forma tão popular como,"as leis são brandas", estará correta, a partir disso você já teria mais que 50% de chances de acerto na questão, e pra fechar, no decorrer do item é dado mais uma colher de chá, quando é falado justamente o contrário do que especialistas vêm apontando nesses casos das barragens, onde a principal causa dos acidentes tem sido falta de corpo técnico suficiente para cuidar das fiscalizações.
-
Falou tudo Fernanda, é isso mesmo!
-
As leis são rigorosas. O problema (um dos) é na falta de fiscalização.
-
Foi amplamente divulgado na mídia que o Brasil não possui técnicos suficientes para cobrir a fiscalização de todas as barreiras existentes no país. Fizeram uma comparação, como se faltasse mais de 100% do atual corpo técnico de servidores para dar conta da demanda.
Bastante desanimador!
-
A legislação ambiental brasileira é reconhecida como avançada internacionalmente. O grande problema do nosso país, na verdade, é a falta de fiscalização. No Brasil há também carência de corpo técnico especializado.
Resposta: Errado
-
as pessoas da fiscalizacao a maioria sao comprados pela as empresas
-
Os órgãos de controle das barragens não dispõem de corpo técnico especializado suficiente para a fiscalização das mineradoras.
O texto afirma o contrário!
-
O enrijecimento da legislação é indispensável para prevenir desastres como os de Mariana e de Brumadinho, já que as leis brasileiras são brandas e impedem a atuação mais efetiva dos órgãos de controle dessas barragens, os quais dispõem de corpo técnico especializado suficiente para a fiscalização das mineradoras.
A primeira parte pode ser considerada correta, pois os executivos da empresa responsável pela barragem não foram exemplarmente punidos. Porém a segunda parte está errada. Os especialistas apontam como a principal causa justamente a falta de corpo técnico especializado e estrutura para fiscalizarem as barragens.
-
Não adianta legislações rigorosas, se elas só funcionam para os pobres. Nenhum dos responsáveis por esses desastres estão presos. Se quer pagaram as multas. O IBAMA multou, mas pagar ninguém pagou.
-
Nossa legislação ambiental é, sabidamente, uma das mais completas e avançadas do mundo, se assemelha a de países desenvolvidos. O que falta é um melhor aparelhamento dos órgãos responsáveis pela fiscalização.
Quanto à impunidade... enquanto contarmos com a Letargia do Judiciário, continuaremos a testemunhar criminosos travestidos de empresários se locupletarem à custa do povo brasileiro.
-
" os quais dispõem de corpo técnico especializado suficiente para a fiscalização das mineradoras." < tem nada ! Resposta : errada
-
A questão por si só mostra que está errado, só eu percebi a ironia da questão?
-
ERRADA!
PMAL 2021!!
-
se tivesse corpo técnico à altura, não teria acontecido...