-
Esse gabarito não faz sentido...
-
Eita, com as 3 premissas eu já acho que Gustavo joga FUtebol.
Considerando as 3 verdadeiras...
Jose e Ana não jogam basteque é V
Se pedro joga Xadrez, José joga basquete.
FF --> V, então pedro não joga xadrez é V, ou Pedro joga Xadrez é F.
Agora indo pra primeira:
Gustavo joga futebol ou Pedro joga xadrez.
Pra ser verdadeira, já sabendo que Pedro joga xadrez é Falsa, temos que ter um VF = F (OU)
Então já é verdade que Gustavo joga Futebol.
Possivelmente to equivocado em alguma coisa... :/
-
questão péssima.
-
O gabarito está correto. Segue a lógica:
Se Ana joga basquete, como afirma o gabarito, então para a premissa II (Não é verdade que José e Ana jogam basquete.) ser verdadeira, necessariamente José não joga basquete.
A premissa III será verdadeira (Se Pedro joga xadrez, José joga basquete), sendo que José não joga basquete, somente se Pedro joga xadrez for falso!
A premissa I diz que "Gustavo joga futebol ou Pedro joga xadrez" é verdadeiro. Ora, para essa premissa ser verdadeira, sendo que Pedro não joga xadrez, gustavo, com certeza, joga futebol.
-
I. Gustavo joga futebol ou Pedro joga xadrez. = G v P
II. Não é verdade que José e Ana jogam basquete. = ~(J e A) = ~J v ~A
III. Se Pedro joga xadrez, José joga basquete. = P -> J
Demorei pra responder, nem valeria a pena da forma que fiz, mas bateu.
Logo, considerando que TODAS AS AFIRMAÇÕES SÃO VERDADEIRAS, a unica forma de "GARANTIR" que o Gustavo jogue futebol, é assumindo que o Pedro NÃO JOGA XADREZ, pois para a Primeira Preposição ser verdadeira, bastaria que uma das afirmações fosse verdadeira, então, é necessário conseguirmos afirmar que a Preposição P (de pedro) é falsa para garantir que G (de Gustavo) é verdadeira.
Para conseguir concluir isso, é preciso trabalhar inicialmente na preposição III. Sabendo que Pedro não pode jogar Xadrez (P = F), então transformei o P -> J na sua equivalência ~J -> ~P (Se José Não joga Basquete, então Pedro não joga Xadrez) , restando uma ÚNICA FORMA DE A AFIRMAÇÃO SER VERDADEIRA, pois Vera Fischer É Falsa. Logo NECESSARIAMENTE, JOSÉ Não pode jogar basquete.
Mas Como GARANTIR que José Não jogue basquete a partir da Preposição II ?
Basta Você Garantir que em ~J v ~A, a preposição A seja Falsa. Logo Se ANA JOGAR BASQUETE, Necessariamente João não irá jogar BASQUETE, para garantir que a preposição seja verdadeira.
-
-
Gabarito LETRA D
-
Gab D, mas a A está correta também.
-
Agora entendi, mas não havia entendido a 2 direito. cheguei tb à conclusão que Pedro joga Basquete, então necessariamente Ana joga Basquete.
-
Analisando as alternativas: Se considerarmos verdadeira que José joga basquete. Nada poderemos dizer em relação a Pedro jogar xadrez. Desse modo, não poderemos afirmar que Gustavo joga futebol. Agora, se considerarmos que Ana joga futebol. Na premissa II teremos como conclusão que José não joga basquete é verdadeiro. Levando esta informação para a premissa III, concluimos que Pedro não joga xadrez. Como na premissa I temos um conectivo OU, Gustavo deverá jogar futebol. Alternativa D
-
Questão ambígua essa
Esqueceram de ensinar português para quem fez a questão
-
Eu testei todas as alternativas e descobri que apenas uma não abre margem pra dois resultados possíveis. A única que satisfaz essa condição é a LETRA D. As outras sempre acabam gerando algum ponto onde pode ser V ou F, sem garantia de qual é exatamente.
-
Essa me pegou