SóProvas


ID
2957092
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde, as políticas de Seguridade Social são concebidas na ordem capitalista

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Parte-se da concepção de que as Políticas de Seguridade Social são concebidas na ordem capitalista como o resultado de disputas políticas e, nessa arena de conflitos, as políticas sociais, resultantes das lutas e conquistas da classe trabalhadora, assumem caráter contraditório, podendo incorporar as demandas do trabalho, e impor limites, ainda que parciais, à economia política do capital. Nessa perspectiva, ao garantir direitos sociais, as políticas sociais podem contribuir para melhorar condição de vida e trabalho, ainda que não possam alterar estruturalmente o capitalismo.

    Referência: www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_Assistentes_Sociais_na_Saude_-_versao_preliminar.pdf (página 8).

    Força, guerreiros(as)!!  

  • A)como um avanço do Estado democrático de direito e que assim possibilitam alterações significativas na estrutura o capitalismo.

    B)como o resultado de um consenso de classe que incorporaram as demandas do trabalho e impuseram limites, ainda que parciais, à economia política do capital.

    C)para garantir direitos sociais às políticas sociais e contribuir para melhorar as condições de vida e trabalho das classes que vivem do seu trabalho, ainda que não possam, alterando estruturalmente o capitalismo.

    D)como o resultado de disputas políticas e, nessa arena de conflitos, as políticas sociais, resultantes das lutas e conquistas das classes trabalhadoras, assumem caráter de conciliação entre as classes ao incorporar plenamente as demandas da classe trabalhadora.

    E)como o resultado de disputas políticas e, nessa arena de conflitos, as políticas sociais, resultantes das lutas e conquistas das classes trabalhadoras, assumem caráter contraditório, podendo incorporar as demandas do trabalho e impor limites, ainda que parciais, à economia política do capital.

  • Parte-se da concepção de que as Políticas de Seguridade Social são concebidas na ordem capitalista como o resultado de disputas políticas e, nessa arena de conflitos, as políticas sociais, resultantes das lutas e conquistas das classes trabalhadoras, assumem caráter contraditório, podendo incorporar as demandas do trabalho e impor limites, ainda que parciais, à economia política do capital. 

    Fonte:  www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_Assistentes_Sociais_na_Saude_-_versao_preliminar.pdf