SóProvas


ID
2958886
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso XI, determina que “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo entrar sem o consentimento do morador”. Porém, nesse mesmo artigo, são apresentadas exceções a essa inviolabilidade domiciliar. Assinale a alternativa que não corresponde a uma dessas exceções.

Alternativas
Comentários
  • art 5°

    (...)

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro ( qualquer hora), ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • O gabarito fala que é a LETRA D. Contudo não é o que está expresso na CF. A Constituição fala que é DURANTE O DIA...

    art 5°

    (...)

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro ( qualquer hora), ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia (SOMENTE) por determinação judicial; (Vide Lei nº 13.105, de 2015) (Vigência)

  • Tayane, a questão quer saber qual das alternativas não é uma exceção.

  • questão para não zerar kjkjk

  • Alternativa correta - Letra D.

    Art. 5°, inciso XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia por determinação judicial.

  • É possível o cumprimento de mandado de busca e apreensão durante o período noturno caso o morador assim o consinta. A vedação ao cumprimento de mandado durante o período noturno refere-se aos casos em que não houve a anuência do morador. Ao meu ver uma questão passível de recursos.

  • Alternativa correta - Letra D.

    Art. 5°, inciso XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia por determinação judicial.

  • não existe durante a noite

    todas tem anoite não entendi essa questão

  • Por decisão judicial, somente durante o dia

  • GABA-D

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • Não entendi essa questão. Ficou confuso.

  • Josiele é só dentro de lei. A banca pediu a que NÃO corresponde,sendo assim a letra D.

    Se a pessoa aprender interpretar a lei por mais que venha questões complicadas vc consegue responder certo,claro sabendo dentro de lei.

  • O item A considerado certo já responde o gabarito errado(que é o que a questão pede)

    Só poderá adentrar na casa na posse da determinação judicial DURANTE O DIA!

  • Letra A e letra D são ideias opostas, logo só uma poderia estar certa. Sabendo disso já poderiam eliminar letra B e C e trabalhar nas que restaram, obviamente a D está errada

  • Se houver consentimento do morador poderá ingressar no interior da casa

  • Violar a casa por determinação judicial é apenas durante o dia. Gabarito D

  • como e errei e essa

  • Só durante o dia , para cumprir ordem judicial! E existe duas teorias para indicar '' Durante o dia''. Teoria do relógio: 6h-18h ou teoria natural: Quando tem luz solar.

  • GABARITO - D

    Art 5º - XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    --------------------------------------------------------

    Abuso de Autoridade

    Art. 22. Invadir ou adentrar, clandestina ou astuciosamente, ou à revelia da vontade do ocupante, imóvel alheio ou suas dependências, ou nele permanecer nas mesmas condições, sem determinação judicial ou fora das condições estabelecidas em lei:

    Pena - detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

    § 1º Incorre na mesma pena, na forma prevista no caput deste artigo, quem:

    I - coage alguém, mediante violência ou grave ameaça, a franquear-lhe o acesso a imóvel ou suas dependências;

    III - cumpre mandado de busca e apreensão domiciliar após as 21h (vinte e uma horas) ou antes das 5h (cinco horas).

    § 2º Não haverá crime se o ingresso for para prestar socorro, ou quando houver fundados indícios que indiquem a necessidade do ingresso em razão de situação de flagrante delito ou de desastre.

    Parabéns! Você acertou!

  • ➡️Só pode penetrar sem consentimento do morador

    ↪Flagrante delito-> Qualquer hora do dia

    ↪Desastre-> Qualquer hora do dia

    ↪Prestar socorro-> Qualquer hora do dia

    ↪Por determinação judicial-> apenas durante o dia