SóProvas


ID
2964763
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Refere-se ao processo de atração e retenção de talentos

Alternativas
Comentários
  • e. entender que as pessoas não são incompetentes, mas sim mal gerenciadas e desempenham funções inadequadas ao seu perfil individual.

    Para que a Gestão por Competências promova transformações permanentes no ambiente corporativo, ela deve estar baseada num ciclo contínuo de desenvolvimento, isto é, os indivíduos devem estar em constante treinamento nas competências essenciais para o crescimento e avanço da organização.

    O ciclo básico da Gestão por Competências pode ser resumido em quatro fases:

    1- Mapeamento: identifica as competências necessárias para garantir a competitividade da organização e a adequação do perfil dos colaboradores ao perfil exigidos pelas funções/cargos.

    2- Avaliação: analisa se o nível de proficiência dos funcionários em relação a cada competência necessária para a boa execução das atividades da função está adequado.

    3- Desenvolvimento: promove a aprendizagem e treinamento das competências cujos níveis de proficiência encontram-se abaixo das necessidades técnicas e comportamentais exigidas pela função/cargo.

    4- Monitoramento: Verifica constantemente os efeitos que o processo de desenvolvimento produziu e inicia novamente o ciclo da Gestão por Competências.

    fonte:www.gestaoporcompetencia.com.br

  • Carlos Fernandes Quivota, em seu livro "Gestão Universal",  afirma que o papel do Gestor de Talentos é fazer com que os talentos em sua supervisão se desenvolvam, rendam frutos para o time, área e companhia. O papel do Gestor de talentos é identificar aptidões e desenvolver habilidades. O gestor de talentos precisa entender que as pessoas não são incompetentes e sim mal gerenciadas e/ou desempenhando funções inadequadas ao perfil individual. Todas as pessoas são um talento se alocadas na função correta e treinadas da foma certa, porém, quando mal gerenciadas estão fadadas ao fracasso, não apenas individual. Um bom Gestor de Talentos é aquele que consegue extrair o melhor de cada um, que consegue identificar o perfil de cada funcionário para distribuir a tarefa certa para a pessoa certa. É função do Gestor de Talentos identificar as habilidades e saber aproveitá-las ao máximo além de identificar pontos a serem desenvolvidos e realmente desenvolvê-los.

    GABARITO: E
  • Gabarito: E

    • entender que as pessoas não são incompetentes, mas sim mal gerenciadas e desempenham funções inadequadas ao seu perfil individual.