SóProvas


ID
2965852
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte início de um texto extraído do site www2.uol.com.br/vivermente/noticias/:


A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos.


Numere os parênteses a seguir, identificando a ordem das ideias que dão sequência lógica ao trecho acima.


( ) Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.

( ) Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

( ) O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

( ) Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando – e se ela respira pelo nariz ou pela boca. No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    (3) Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.

    (1) Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

    (4  O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

    (2) Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando – e se ela respira pelo nariz ou pela boca. No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

     

    * Em questões assim, caso não tenha certeza, procuro ir analisando de cima para baixo. Geralmente, acertando a última e a primeira você já mata a questão. 

  • Esse examinador bebeu gás! Ficaria com a letra D.
  • A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos. O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

    Erro da D. de Daniel.

    Não há lógica,

    Vá e Vença!

  • Na boa exemplo de questões chatas.

  • Cadê a lógica dessa questão? O examinador estava bêbado, na piscina, quando elaborou isso.

  • ( ) Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam. Sugere que foi realizado um estudo, descrito na última frase.

    ( ) Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando – e se ela respira pelo nariz ou pela boca. No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

    -Com essa ordem eliminamos as alterativas A, C e D.

    -Restam as alternativas B e E.

    ( ) Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.Sugere que foi feito primeiro.

    Então letra E.

  • essa banca ela cobra muita interpretação texto, pontuação e troca de palavras.

  • sempre fico atento nos pronomes ou palavras que retoma algo ou alguém,nesse caso:

    (1 ) Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

    (2 ) Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando – e se ela respira pelo nariz ou pela boca. No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam. Quais efeitos? os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

    (3 ) Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.

    ELE= o rosto

    os participantes= os voluntários

    (4 ) O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

  • (1) Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

    (2) Esses efeitos (QUE EFEITOS?) (atividade elétrica no cérebro humano) se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando – e se ela respira pelo nariz ou pela boca. No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

    (3) Os participantes (QUE PARTICIPANTES?) (voluntários da Faculdade de MEdicina) tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.

    (4) O efeito desaparecia se eles (Os participantes, os voluntários) estivessem respirando pela boca.

    Um parágrafo puxa o outro . . . Gabarito E

  • A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos. (título)

     

    Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

    O 1º parágrafo da continuidade à ideia do título

     

    Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando – e se ela respira pelo nariz ou pela boca. No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

    O 2º parágrafo começa com o pronome Esses, conectivo que se refere ao que foi dito no parágrafo anterior (julgamentos emocionais e lembranças desconfortáveis)

     

    Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.

    No  3º parágrafo, o autor dá mais detalhes da informação que foi colocada no 2º período do 2º parágrafo ( inalavam e exalavam).

     

    O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

    E finalmente no 4º parágrafo, ele finaliza a informação. 

  • Esse é o tipo de banca medíocre que contratam para fazer uma prova de Polícia Civil no Paraná. Submeter os candidatos a uma questão ilógica desse tipo é bizarro, é contar com a sorte. Tentam argumentar lógica aqui mas o correto mesmo seria a letra D) e não essa letra E).

  • Gabarito letra E.

    Uma dica para resolver esse tipo de questão é, primeiramente, eliminar as frases que não podem iniciar o texto. Então, corte as alternativas que trazem essa frase como sendo a primeira do texto. Exemplo: analise as 2ª e 3ª frases e você nota que tem sentido nenhum o texto começar com "O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca", de forma que já pode eliminar as alternativas A e D, que trazem essa frase como a primeira da sequência. Faça isso com todas e, sem precisar buscar a ordem, já consegue eliminar pelo menos 3 alternativas. Depois, fica mais fácil!

  • Pessoal, não adianta reclamar. Esse tipo de questão já apareceu em várias provas dessa banca, portando basta que identifiquemos ou criemos um modo padronizado para resolvê-las.

    Vi um assinante ensinando a resolver questões desse modelo como se estivéssemos produzindo uma dissertação, que primeiro vem uma ideia geral sobre o tema, representada pelo trecho inicial " A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos".

    Logo em seguida é comum tentarmos descrever a ideia geral, explicar, como no trecho "Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis".

    Depois, entraríamos no "desenvolvimento" da redação, onde trazemos dados, informações, representado pelos trechos "Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando – e se ela respira pelo nariz ou pela boca. No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam." e "Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam." E por ultimo, trazendo uma ideia final e contrapondo as informações anteriores, o trecho "O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca."

    Tenho feito assim e não erro mais esse modelo de questão.

    Força! #TIGREPCPR

  • A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos.

    (1) Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

    (2) Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando – e se ela respira pelo nariz ou pela boca. No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

    (3) Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.

    (4) O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

    E- 3-1-4-2 OBS: SÓ VISUALIZAR A POSIÇÃO DAS SEQUÊNCIAS

  • Gab. letra E

    Reparem que no início de cada frase sempre há uma menção a algum termo dito anteriormente.

    (1) Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

    (2) Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando – e se ela respira pelo nariz ou pela boca. No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

    (3) Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.

    (4)  O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

  • GABARITO "E"

    Mais fácil que fazer pipoca!

    “Lembre sempre que a sua vontade de triunfar é mais importante do que qualquer outra coisa”.

    RUMO #PCPR

  • Mais um gabarito errado!!!!!

    A matéria não se tem mais acesso, mas o trecho achado na internet da para ver que se começa com a segunda frase.

    "A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos. Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis..."

    Este típo de questão estão com o gabarito errado, já é a terceira...façam estas questões por provas anteriores

  • Não tem gabarito errado é letra E sim , basta olhar os referentes !

  • A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos. O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca. Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam. Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando – e se ela respira pelo nariz ou pela boca. No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

    Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

    bem esquisita!

  • E vc aí com medo da escalada de corda...

  • Pessoal vejo muita gente errando o básico!

    cada numero tem relação com a ordem das alternativas.

    exemplo:

    3 – 1 – 4 – 2.

    ( )3

    ( )Essa é a primeira

    ( )4

    ( )2

    Muitas pessoas querem fazer de baixo para cima ou vice versa e ainda querem culpa a banca. Depois que vc já aprendeu o básico, aí sim a brincadeira começa.

  • Tudo se resume a maneira como vc enfrenta uma "derrota", pode-se tirar aprendizados !

    GAB E

  • O gabarito está correto. Quem acha que é a letra D não tem o hábito da leitura.

  • O JEITO É MEMORIZAR CERTOS TRECHOS E SE CAIR NA PROVA , TENTAR ACERTAR. QUESTÕES SEM LÓGICA.

  • para mim a C fez todo sentido tambem kk

  • achei interessante o raciocínio do colega Anderson De Moraes e resolvi compartilhar.

    3 – 1 – 4 – 2.

    ( )3 terceira

    ( )Essa é a primeira

    ( )4 quarta

    ( )2 segunda

  • Essa questão ridícula serviu apenas para nos fazer lembrar de controlar a respiração no dia da prova.rsrsrs.... PQP....

    #SEGUEADICA.

  • Não sei pq reclamam tanto do gabarito da questão

  • AVANTE PM-PR!!!

  • É uma questão típica da NC-UFPR. Pode até ser chato fazer essas questões no começo, mas depois vocês se acostumam.

    Tenho certeza qua não gostavam de uma banca como a Cespe ou uma FGV logo de cara.

    Vamos lá: A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos.

    (3) Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.

    (1) Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

    (4) O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

    (2) Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando – e se ela respira pelo nariz ou pela boca. No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

    Gab E

    ''Nós não podemos voltar. Por isso é tão difícil escolher. Nós precisamos fazer a escolha certa. Enquanto você não escolhe, tudo permanece possível.'' (Mr. Nobody, 2009)