SóProvas


ID
2969146
Banca
FCM
Órgão
Câmara de Conselheiro Lafaiete - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os fragmentos de textos a seguir foram transcritos e adaptados de sites diversos, que tratam de fatos científicos curiosos e, ao mesmo tempo, surpreendentes.


Após a leitura, é correto afirmar que aquele em que o articulador destacado estabelece uma relação sintático-semântica de adição entre as frases é

Alternativas
Comentários
  • E por isso que eu sempre digo: não decorem as conjunções. A análise tem que ser feita pela semântica trazida pela conjunção. Quem decora vai direto no "e" quando se trata de adição. Em muitos casos, o "e" pode expressar adversidade e o "mas" pode expressar adição, como é o caso. Vejamos:

     

    a) a semântica é adversativa, de ideias opostas: "O Bitcoin encontra-se em uma posição legal precária, mas não mostra."

    b) a semântica é aditiva: "Os machos repousam no chão e as fêmeas em ninhos suspensos."

    e) a semântica é adversativa, de ideias opostas: "O homem não costumava acordar cedo, mas naquele dia quase madrugou."

     

    Como pudemos observar, o "mas" da alternativa "b" trouxe uma ideia de adição e, portanto, é o gabarito.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • Discordo do gabarito e da colega Maria Augusta.

    Impossível estabelecer quaisquer sentido de adição na alternativa B. Notem que há claramente sentido adverso entre as frases coordenadas, pois a conjunção está claramente explicando como o gênero dos gorilas altera a forma de repousarem.

    O machos repousam no chão, porém, as fêmeas em ninhos suspensos, presos em arvores.

    Ou seja, macho # fêmea -- chão # suspenso

  • e agora, josé?

  • GABARITO: LETRA B

    ------> questão está corretíssima:

    a) O Bitcoin encontra-se em uma posição legal precária, e não mostra. Depois que descobriram links para pornografia infantil escondidos dentro do código blockchain, o futuro dessa criptomoeda está em jogo. ------> conjunção coordenativa adversativa: O Bitcoin encontra-se em uma posição legal precária, e (mas, porém) não mostra.

    b) As camas dos orangotangos são obras de engenharia. Já os gorilas, como os pássaros, dormem em ninhos construídos por eles mesmos. Os machos repousam no chão, mas as fêmeas em ninhos suspensos, presos em árvores. ------> conjunção coordenativa aditiva, dando uma adição de ideias, nada está sendo contrariado: Os machos repousam no chão, mas (e) as fêmeas em ninhos suspensos

    c) O cientista não é dono da verdade, antes orienta: se você jogar uma bola de aço e uma de vidro em uma superfície super-resistente, elas vão pular bem mais alto do que uma bola de futebol. Apesar de parecer loucura, isso é pura física. ------> ideia de adversidade: não é dono da verdade, MAS orienta. (apresenta um contraste, quebra de expectativa).

    d) Os estudantes foram mal na prova, quando poderiam ter acertado aquela questão. Não acreditaram que a efervescência do champanhe só existe porque há sujeira ou poeira na taça utilizada para bebê-la. Se o copo estiver 100% limpo, não haverá espuma alguma. ---------> ideia de adversidade, eles foram mal na prova, mas mesmo assim poderiam ter acertado aquela questão.

    e) A noite permanecia quieta. Nenhum rumor na rua deserta, até que se ouviu o barulho ruidoso do despertador. O homem não costumava acordar cedo e naquele dia quase madrugou. ------> conjunção coordenativa adversativa ---> apresenta uma quebra de expectativa: homem não costumava acordar cedo e(mas, porém) naquele dia quase madrugou

    Força, guerreiros(as)!!

  • concordo com o colega dimas e discorda com a colega maria. passe seu whatsapp pra conversamos sobre essa questão

  • "questão está corretíssima"

    put* merd*, isso não tá correto em lugar nenhum do mundo! A relação semântica não dá ideia nenhuma de adição, tentar forçar a barra pra bater com o gabarito é fazer papel de bobo.

  • No caso o contexto ajudou. Previamente, já havia sido dito que os gorilas, ao contrario dos orangutangos, são desorganizados. Na expressão " já os goliras" nota-se isso. logo nao houve uma quebra de expectativa..

  • A) O Bitcoin encontra-se em uma posição legal precária, e (=mas) não mostra. 

    B) Os machos repousam no chão, mas (=e) as fêmeas em ninhos suspensos, presos em árvores. CORRETA, aqui se tem uma relação de adição.

    C) O cientista não é dono da verdade, antes (=mas) orienta:

    D) Os estudantes foram mal na prova, quando (=mas) poderiam ter acertado aquela questão.

    E) O homem não costumava acordar cedo e (=mas) naquele dia quase madrugou.

  • A questão pode estar correta, o que não está é o gabarito!!!! Uma frase tem sentido totalmente oposto a outra. Justificar que vc pode trocar o MAS por E não explica nada!!! Aqui está cheio de "professor" do gabarito certo.