-
a) O princípio redacional da coesão textual torna os textos objetivos e afasta deles as expressões locais e as gírias.
ERRADA. Formalidade e padronização: (...) Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. O uso do padrão culto é, portanto, imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas.
Para a obtenção de clareza, sugere-se:
d) não utilizar regionalismos e neologismos;
Coesão e coerência: É indispensável que o texto tenha coesão e coerência. Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Percebe-se que o texto tem coesão e coerência quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros.
d) O correio eletrônico é uma forma de comunicação importante, em razão da respectiva celeridade e do baixo custo. Há forma rígida para produção desse expediente, devendo-se respeitar os registros oficiais.
ERRADA. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura.
-
Alguém poderia apontar qual é o erro da E? Talvez o pronome devesse ser Vossa Senhoria...
-
Gab: B
A - ERRADA - Trata-se do principio da coesão e coerência;
B - GABARITO;
C - ERRADO. Sua estrutura é: título > texto > fecho > local e data (por extenso) > assinatura;
E - ERRADA. Vossa senhoria.
-
Sobre a letra e) o pronome de tratamento deveria ser Vossa Senhoria mesmo, Marcelo.
-
Sei. Em que lugar esta escrito isso aí ,que esta na letra B, no Manual da Presidência ?
-
Gab.b.
e)o pronome de tratamento deve ser Vossa Senhoria.
-
Sobre a letra D
6.4 Correio eletrônico (e-mail)
6.4.3 Forma e estrutura
Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura.
-
Faço a mesma pergunta que fizera o Roberto, onde está escrito no MROPR isso que está na letra B ?
-
Cuidado, em nenhum momento a questão pede "De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República"... questão chata, errei! Mas né, faz parte, segue em frente!
-
B) Vocativo: (...) As demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo.
Exemplos: Senhora Senadora, | Senhor Juiz, | Senhora Ministra,
Isso de acordo com o MROPR né... Se queria outro manual deveria ter especificado!
-
e) a expressão "deverá" deixa o item errado, o certo é "poderá", tendo em vista que também pode ser usada Senhora Presidenta - as duas estão de acordo com o padrão formal da linguagem.
Vossa Senhoria é utilizada para postos militares, exceto ao de Oficial-General das forças armadas.
Como a questão menciona documento oficial...fui interpretando como tal.
Complicado ter que fazer essas manobras para acertar questão.
-
Alguém comenta a letra C por favor.
-
Qual o erro da D?
-
C) O corpo de um relatório é composto, na seguinte ordem, por um título, um texto, um fecho, a menção do local e da data e a assinatura.
Relatório são históricos ou relatos de um assunto específico, podendo conter anexos constando de gráficos, mapas, etc.
Acredito que o erro tenha sido em colocá-lo de uma forma genérica, pois a maioria dos documentos oficiais possuem essa estrutura, mas cada um com sua especificidade.
D) O correio eletrônico é uma forma de comunicação importante, em razão da respectiva celeridade e do baixo custo. Há forma rígida para produção desse expediente, devendo-se respeitar os registros oficiais.
Por serem considerados documentos oficiais, a linguagem deve ser formal assim como os documentos oficiais, porém, em relação à formatação, os e-mails são mais flexíveis, pois não há uma padronização de margens, cabeçalhos e números de página como nos documentos físicos.
Acredito que isso tenha tornado essas questões erradas.
-
Só queria saber uma coisa, se a lista é exemplificativa, por que não poderia utilizar "Vossa Excelência" para a presidente do CRN? Em nenhum momento foi proibido isso.
Acho que a E erra ao dizer "deverão".
e) O pronome de tratamento Vossa Excelência e o vocativo Senhora Presidente deverão ser empregados em um expediente formal e profissional dirigido à presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região.
-
Estrutura de um Relatório: Cabeçalho; Título; Objetivos; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão e Referências.