SóProvas


ID
2969617
Banca
IADES
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O spread bancário, também chamado de margem bancária, corresponde à (ao)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D.

     

    Spread bancário é a diferença entre a remuneração que o banco paga ao aplicador para captar um recurso e o quanto esse banco cobra para emprestar o mesmo dinheiro. O cliente que deposita dinheiro no banco, em poupança ou outra aplicação, está de fato fazendo um empréstimo ao banco.

     

    https://queroficarrico.com/blog/o-que-e-spread-bancario/

  • Realmente é a diferença entre a taxa cobrada em um empréstimo com a taxa paga ao captar o dinheiro de um cliente, mas isso não deixa de ser o lucro bancário.

    Típico da IADES kk

  • GABARITO D: o spread não é lucro, por ainda ser descontando todas as despesas bancarias para a realização da ativadade.

  • diferença entra a taxa de juro cobrada e a taxa de juro paga pelos bancos. ( intermediação bancaria )

  • (D)

    Em resumo, o spread é a diferença entre o que o banco paga ao investidor para obter o recurso e quanto o banco cobra para emprestar o mesmo dinheiro. O spread é, então, a diferença entre o preço de compra e venda em uma transação monetária. Para o Banco Central, o spread é a diferença entre a taxa de empréstimo e a média ponderada das taxas de captação de CDBs.

    Fonte: https://blog.inco.vc

  • O que é spread bancário? O spread bancário é a diferença, em pontos percentuais (p.p.), entre a taxa de juros pactuada nos empréstimos e financiamentos (taxa de aplicação) e a taxa de captação.

  • É fácil notar que o intermediário (as instituições financeiras) no mercado de crédito centraliza os recursos financeiros, captando-os com os agentes superavitários e os destinando aos deficitários. As instituições financeiras assumem o risco da operação e são remuneradas por isso através do spread (diferença entre a taxa de juros de captação e a taxa de juros de concessão do crédito).

    Fonte: profs. Amanda Aires e Vicente Camillo/Estratégia Concursos.

  • Em resumo, o spread é a diferença entre o que o banco paga ao investidor para obter o recurso e quanto o banco cobra para emprestar o mesmo dinheiro. O spread é, então, a diferença entre o preço de compra e venda em uma transação monetária. Para o Banco Central, o spread é a diferença entre a taxa de empréstimo e a média ponderada das taxas de captação de CDBs.