Tirando o fato de que esse assunto não estava previsto no certame, penso que o melhor gabarito é: CERTO
Todo projeto de lei (PL) deverá passar, necessariamente, pela sanção ou veto do Presidente da República, inclusive os projetos de lei que tiveram iniciativa do Presidente.
Pode parecer estranho o PL que teve inicativa do Presidente ter que retornar para sua sanção após aprovação no Congresso Nacional. Ocorre que os projetos de lei, as vezes, demoram muitoi tempo para serem votados e dessa forma, pode ocorrer a perda do obejto inicial daquele PL. Exemplificando ( referente ao texto da questão): imaginem que passou-se mais de 1 ano da apresentação do projeto de lei até a sua aprovação pela Congresso Nacional. Muito tempo, não? Agora, imaginem que, por algum motivo qualquer, não há mais finalidade criar a tal da autarquia. O que o Pres Rep vai fazer? Irá vetar o seu próprio projeto de lei. Isso é bem possível de ocorrer, concordam?
Portanto, a questão está correta.
Espero ter ajudado a todos.
Forte abraço!
Raphael Resende
Certa! Em regra, todo projeto de lei é encaminhado ao Presidente da República para sanção ou veto, independentemente do PL ter sido de iniciativa do Presidente. Todavia, deve-se lembrar que há casos especiais nos quais não há sanção ou veto e a promulgação e a publicação da lei ocorre diretamente pelo Congresso, vejamos:
- Não serão encaminhados para sanção:
- Emendas à CF: a proposta de Emenda não se submete à sanção ou veto. Quem promulga Emenda são as Mesas da Câmara e do Senado, com o respectivo número de ordem.
- Medida Provisória aprovada: Medida Provisória deve ser submetida pelo Presidente da República de imediato ao Congresso Nacional (será analisadas por uma Comissão Mista de Deputados e Senadores, que emitem parecer e após submetem para análise pelos plenários de cada uma das Casas - a votação se inicia na Câmara dos Deputados). Se a MP for aprovada com texto original, essa será convertida em lei e promulgada e publicada diretamente pelo Presidente do Senado (assim, não há sanção ou veto).
(Obs: no caso da MP ser modificada, ou seja, seu texto original ser modificado no Congresso, a MP se transforma em Projeto de Lei de Conversão, este sim, é encaminhado para sanção ou veto do Presidente).
- Leis delegadas: O Presidente solicita (por meio de mensagem) ao Congresso Nacional que lhe delegue a competência para legislar sobre determinada matéria (Delegação típica: o Presidente irá elaborar, promulgar e publicar a lei, sem qualquer interferência do Congresso Nacional - assim, tb não há que se falar em sanção ou veto).
- Decretos Legislativos e Resoluções: são atos normativos editados pelo Congresso Nacional para tratar de matéria de sua competência exclusiva, portanto, não são sujeitos a sanção ou veto.