-
Tanto um quanto o outro ( ideia de Adição) não tinhAM ....
Gab.B
-
GABARITO: LETRA B
A) os belo-horizontinos choramos com Brumadinho e chamamos a atenção para a existência de outras barragens com alto dano potencial no Estado. ------> concordância ideológica: ocorreu uma silepse de pessoa, quem disse a frase se incluiu como um belo-horizontino.
B) tanto o morador como o visitante não tinha noção dos enormes impactos ambientais negativos que a grande quantidade de lama liberada poderia causar. ------> tanto um como o outro (aditivo ---> os dois) ---> não tinhAM.
C) cerca de dois mil voluntários de diferentes profissões viajaram com recursos próprios e trouxeram solidariedade, ajuda profissional e apoio emocional aos habitantes da cidade. ------> partição "cerca de", a concordância é com o que vem depois: cerca de dois mil voluntários viajaram
D) quem teriam sido os primeiros a chegarem e a socorrerem as vítimas da tragédia ocorrida com o rompimento da barragem em Brumadinho, situada na região metropolitana de Belo Horizonte? ------> locução verbal com o verbo "ser", concordando com o predicativo "os primeiros." (quando o sujeito for pronome interrogativo "quem" a concordância pode ser feita com o predicativo).
Foça, guerreiros(as)!!
-
Esquisita a questão, pois segundo o livro do Agnaldo Martino: sujeito composto constituído por expressões correlacionadas — não só ... mas também, não só ... como, tanto ... quanto etc.: o verbo concorda no plural ou com o primeiro núcleo:
Não só a mãe mas também o pai compareceram à reunião escolar.
Não só a mãe mas também o pai compareceu à reunião escolar.
Não só o trabalho como o lazer engrandecem a pessoa.
Não só o trabalho como o lazer engrandece a pessoa.
Tanto o carro quanto a moto ficam na garagem do prédio.
Tanto o carro quanto a moto fica na garagem do prédio.
-
Também achei estranha. De acordo com o livro do Fernando Pestana, o verbo pode concordar com o núcleo mais próximo ou com ambos. Ex : '' Não só o Lula mas também a Dilma apresenta/apresentam o mesmo discurso. ''
Mas essa visão é relativa, nesse caso a banca se apoiou em um uma visão diferente.
-
GABARITO: LETRA B
A) os belo-horizontinos choramos com Brumadinho e chamamos a atenção para a existência de outras barragens com alto dano potencial no Estado.
Concordância ideológica: A concordância é feita com a ideia sugerida pelo termo. (Silepse de pessoa).
B) tanto o morador como o visitante não tinham noção dos enormes impactos ambientais negativos que a grande quantidade de lama liberada poderia causar.
Núcleos do sujeito ligados pela série correlativas aditivas enfáticas (tanto... quanto/como/assim como; não só... mas também) o verbo concordará com o termo mais próximo ou com ambos. Entretanto, há preferência pelos gramáticos pelo plural, como no caso em questão.
C) cerca de dois mil voluntários de diferentes profissões viajaram com recursos próprios e trouxeram solidariedade, ajuda profissional e apoio emocional aos habitantes da cidade.
Expressões de quantidade aproximada (mais de um, cerca de, perto de, menos de, coisa de, obra de, etc.) o verbo concordará com o numeral.
D) quem teriam sido os primeiros a chegarem e a socorrerem as vítimas da tragédia ocorrida com o rompimento da barragem em Brumadinho, situada na região metropolitana de Belo Horizonte?
O verbo ser concordará com o predicativo quando o sujeito for os pronomes interrogativos "que" ou "quem".
-
Uma explicação que pode facilitar o entendimento dessa questão é a seguinte:
Quando temos uma frase com sentido restritivo, o verbo permanece no singular concordando com o sujeito mais próximo. Quando ela tiver sentido de inclusão, o verbo deverá estar no plural.
Exemplos:
i) Após contabilizar os votos, Fernando ou Bianca será presidente do clube. (Aqui há uma ideia de restrição, pois Fernando e Bianca não podem desempenhar ao mesmo tempo o ofício de presidente, então, como apenas um deles assumirá o cargo, o verbo fica no singular.)
ii) Mamão ou laranja fazem bem à saúde. (Nesse caso temos uma ideia de inclusão/adição, uma vez que ambas as frutas têm benefícios para a saúde e não apenas uma delas. Assim, nessa construção, o verbo deverá ser empregado no plural).
Na letra B observamos o caso da ideia de inclusão. "Tanto o morador como o visitante não tinham..."
Na letra A existe um estranhamento inicial com a construção. O fato é que o escritor se incluiu no grupo "os belo-horizontinos". Sendo assim, o sujeito verdadeiro, nós, concorda perfeitamente com a conjugação dos verbos apresentados.
Bons estudos!
-
na alternativa B, se vc mudar os sujeitos por "eles" logo vc percebe que TINHA não é o verbo adequado. ex: ELES NÃO TINHA....
O correto seria: eles NÃO TINHAM!