A) Fontes serifadas e sem serifa são recomendadas porque facilitam o fluxo de leitura para textos longos. Recomenda-se usar alinhamento justificado ou à esquerda para grandes massas de texto. CERTO
As fontes serifadas são mais recomendadas para blocos de texto, enquanto que as fontes sem serifa são mais ideais para a web, chamadas, títulos ou textos curtinhos. Para grandes massas de texto, recomenda-se tanto o texto justificado, quanto o alinhado à esquerda, nunca o texto centralizado ou alinhado à direita.
B) Recomenda-se o uso de fontes manuscritas para os textos longos e os alinhamentos mais confortáveis para a leitura são o justificado e o alinhado a esquerda.
Fontes manuscritas são possuem boa legibilidade, por isso não são adequadas para textos longos.
C) Deve-se usar o alinhamento centralizado para os títulos e textos principais. As fontes serifadas de estilo antigo, segundo a classificação de Williams (1995), são as únicas que devemos usar nas publicações jornalísticas.
As fontes serifadas não são as únicas fontes usadas nas publicações jornalísticas. Usa-se também fontes sem serifa em títulos e chamadas de capa, por exemplo.
D) Fontes decorativas devem ser evitadas exceto em elementos de destaque de títulos, por exemplo. Já os alinhamentos devem ser à direita na maioria dos textos das matérias.
O alinhamento à direito, assim como o centralizado, deve ser evitado em textos de matérias. O centralizado é ideal para títulos.
E) O conforto da leitura deve ser sempre um norte na escolha das fontes e dos alinhamentos. Por isso, a recomendação é que se use fontes sem serifa e alinhamento à direita.
Para obter o conforto na leitura (legibilidade e leiturabilidade) de textos longos, o ideal é escolher fonte serifada e alinhamento à esquerda ou justificado, dependendo da situação.