SóProvas


ID
2973901
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Pilõezinhos - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Tavares (2010) o desenvolvimento da avaliação psicológica dentro da Psicologia dependeu de estratégias que permitiram derivar inferências sobre o funcionamento do psiquismo humano. Desta forma, coloque V para Verdadeiro e F para Falso com relação a tais estratégias.


( ) Construção de testes por amostragem de comportamentos ou processos.

( ) Construção de testes com base nos conteúdos oníricos.

( ) Construção de testes por relação a grupos selecionados com base em critério.

( ) Construção de testes com base na análise da fantasia.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento da avaliação psicológica no seio da Psicologia dependeu do desenvolvimento de estratégias que permitiram derivar inferências acerca do funcionamento do psiquismo humano. Essas estratégias podem ser distinguidas em três grupos: a construção de testes por amostragem de comportamentos ou processos, a construção de testes por relação a grupos selecionados com base em critério e a construção de testes com base na análise da fantasia. SATEPSI - DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

  • Segundo Tavares (2010), "o desenvolvimento da avaliação psicológica no seio da Psicologia dependeu do desenvolvimento de estratégias que permitiram derivar inferências acerca do funcionamento do psiquismo humano. Essas estratégias podem ser distinguidas em três grupos: a construção de testes por amostragem de comportamentos ou processos, a construção de testes por relação a grupos selecionados com base em critério e a construção de testes com base na análise da fantasia." (p. 32)

     

    TAVARES, M. "Da ordem social da regulamentação da avaliação psicológica e do uso dos testes" In: CFP. "Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão" Brasília, 2010.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A

  • Marcelo Tavares, em seu artigo, “Da ordem social da regulamentação da avaliação psicológica e do uso dos testes", constante da publicação do Conselho Federal de Psicologia, de 2010, intitulada “Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão", afirma que a história do surgimento da Psicologia e da avaliação psicológica se confundem, ao final do século XIX e início do século XX. Francis Galton, na Inglaterra, foi pioneiro no estudo das diferenças individuais. Alfred Binet e Theophile Simon dedicaram-se à avaliação de crianças em idade escolar. James McKeen Castell foi o primeiro psicólogo americano a publicar uma tese de doutoramento, intitulada Psychometric investigation, enquanto trabalhava em Leipzig, sob orientação de Wundt. Castell veio mais tarde a fundar a Psychological Corporation, uma das mais influentes editoras de testes psicológicos até os dias de hoje. O esforço principal desses pesquisadores era elevar a Psicologia ao status de ciência, em pé de igualdade com as outras ciências da época. As contribuições desses autores são exemplos da relação indissociável entre o estabelecimento da Psicologia como ciência e profissão e o desenvolvimento dos testes, entre outros procedimentos de avaliação psicológica.

    O desenvolvimento da avaliação psicológica no seio da Psicologia dependeu do desenvolvimento de estratégias que permitiram derivar inferências acerca do funcionamento do psiquismo humano. Essas estratégias podem ser distinguidas em três grupos: a construção de testes por amostragem de comportamentos ou processos, a construção de testes por relação a grupos selecionados com base em critério e a construção de testes com base na análise da fantasia.

    A publicação pode ser acessada na íntegra em: http://satepsi.cfp.org.br/docs/Diretrizes.pdf


    GABARITO: A
  • É possível responder por eliminação. Eis:

    Construção de testes com base nos conteúdos oníricos

    Mesmo sem conhecer a obra referenciada na questão, mas sabendo um pouco dos fundamentos da testagem psicológica, pode-se inferir que essa alternativa é falsa. E por quê? Porque não há, ao menos não entre os principais modelos de testagem disponíveis (me corrijam se eu estiver errado), notícia de nenhum teste construído a partir da análise de conteúdos oníricos. Embora esses conteúdos sejam teoricamente relevantes para construir modelos explicativos sobre o psiquismo humano, são imprecisos e difíceis de mensurar a ponto de fundamentarem a CONSTRUÇÃO DE TESTES.

    Uma vez compreendido isso, pode-se partir para a eliminação.