SóProvas


ID
2973907
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Pilõezinhos - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em 2003, o Ministério da Saúde institui a Política Nacional de Humanização com o objetivo de construir uma nova relação entre as demais políticas e programas de saúde.


Tal política está orientada por dois importantes princípios que são:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Letra A) Transversalidade e integralidade.

  • A Política Nacional de Humanização possui como princípios:

    1) Transversalidade = A Política Nacional de Humanização deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. 

    2) Indissociabilidade entre atenção e gestão = As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. 

    3) Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos = Qualquer mudança na gestão e atenção é mais concreta se construída com a ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas, que compartilham responsabilidades.

    Gabarito: A.

  • Uma simples pesquisa na Internet nos faz perceber que a banca equivocou-se ao listar os princípios da Política Nacional de Humanização, sendo listados em diversas publicações como sendo três: transversalidade, indissociabilidade entre atenção e gestão dos processos de produção de saúde e autonomia e protagonismo, co-responsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos.

    Segundo a Cartilha da política Nacional de Humanização, por princípio entende-se o que causa ou força a ação, ou que dispara um determinado movimento no plano das políticas públicas. A PNH, como movimento de mudança dos modelos de atenção e gestão, possui três princípios a partir dos quais se desdobra enquanto política pública de saúde:

    Transversalidade

    - Aumento do grau de comunicação intra e intergrupos;

    - Transformação dos modos de relação e de comunicação entre os sujeitos implicados nos processos de produção de saúde, produzindo como efeito a desestabilização das fronteiras dos saberes, dos territórios de poder e dos modos instituídos na constituição das relações de trabalho.


    Indissociabilidade entre atenção e gestão

    - Alteração dos modos de cuidar inseparável da alteração dos modos de gerir e se apropriar do trabalho;

    - Inseparabilidade entre clínica e política, entre produção de saúde e produção de sujeitos;

    - Integralidade do cuidado e integração dos processos de trabalho.


    Protagonismo, co-responsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos

    - Trabalhar implica na produção de si e na produção do mundo, das diferentes realidades sociais, ou seja, econômicas, políticas, institucionais e culturais;

    - As mudanças na gestão e na atenção ganham maior efetividade quando produzidas pela afirmação da autonomia dos sujeitos envolvidos, que contratam entre si responsabilidades compartilhadas nos processos de gerir e de cuidar.


    Dessa forma, tem-se como certa a alternativa A, por ser a opção mais próxima do correto, devido ao fato de integralidade estar, na verdade, dentro de outro princípio, que seja, a indissociabilidade entre atenção e gestão.

    A cartilha pode ser acessada na íntegra em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_textos_cartilhas_politica_humanizacao.pdf

    GABARITO: A
  • Não citou integralidade abaixo
  • A banca considerou o princípio "A indissociabilidade entre atenção e gestão" como INTEGRALIDADE : /