SóProvas


ID
2973946
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Porto Velho - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As Boas Coisas da Vida

Rubem Braga

Uma revista mais ou menos frívola pediu a várias pessoas para dizer as “dez coisas que fazem a vida valer a pena”. Sem pensar demasiado, fiz esta pequena lista:

- Esbarrar às vezes com certas comidas da infância, por exemplo: aipim cozido, ainda quente, com melado de cana que vem numa garrafa cuja rolha é um sabugo de milho. O sabugo dará um certo gosto ao melado? Dá: gosto de infância, de tarde na fazenda.

- Tomar um banho excelente num bom hotel, vestir uma roupa confortável e sair pela primeira vez pelas ruas de uma cidade estranha, achando que ali vão acontecer coisas surpreendentes e lindas. E acontecerem.

- Quando você vai andando por um lugar e há um bate-bola, sentir que a bola vem para o seu lado e, de repente, dar um chute perfeito - e ser aplaudido pelos serventes de pedreiro.

- Ler pela primeira vez um poema realmente bom. Ou um pedaço de prosa, daqueles que dão inveja na gente e vontade de reler.

- Aquele momento em que você sente que de um velho amor ficou uma grande amizade - ou que uma grande amizade está virando, de repente, amor. - Sentir que você deixou de gostar de uma mulher que, afinal, para você, era apenas aflição de espírito e frustração da carne - essa amaldiçoada.

-Viajar, partir...

-Voltar.

- Quando se vive na Europa, voltar para Paris, quando se vive no Brasil, voltar para o Rio. - Pensar que, por pior que estejam as coisas, há sempre uma solução, a morte - o assim chamado descanso eterno.

Texto adaptado de BRAGA, R., As Boas Coisas da Vida, 1988. 

"... e ser aplaudido pelos serventes de pedreiro." Na oração em destaque, tem-se uma voz passiva. Ela está reescrita, corretamente, na voz ativa, em:

Alternativas
Comentários
  • A leitura do texto é fundamental para acertar a questão.

    GAB B

  • fui sem ler o texto e marquei a E, sujeito + verbo ativo + objeto, porém sem ler o texto não deu pra sacar o contexto.

  • Não marcaria a letra E mesmo sem ler o texto, visto que a contração do pronome deve ser feita com "no", já que "aplaudiram" termina em "m".

  • Dica: olha o tempo verbal.

    "ser aplaudido" presente

    As duas que causariam dúvidas: "b" e "e".

    Tempo verbal da letra "b" PRESENTE - Logo, gabarito.

    Tempo verbal da letra "e" PASSADO (aplaudiram) Com isso, reescrita errada.

  • voz ativa--> o sujeito pratica a ação

    vos passiva --> o sujeito sofre a ação

  • eu gostaria que alguem explicasse a diferenca das alternativas B e C. Grato!

  • Elimina as alternativas A e D, pois estão com locução + verbo particípio, tal estrutura não faz parte da voz ativa.

     

    C é errada, pois o lhe é sempre objeto indireto, o verbo da frase pede um objeto direto.

     

    Aplaudirem termina em ditongo nasal, logo acrescenta -no.

  • Em 28/06/19 às 10:34, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 07/06/19 às 08:48, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    Espero que eu lembre de ler o texto na próxima rs

  • Não li o texto, logo errei.
  • A questão cobra, além da voz ativa, o função pronominal.

    Dica! Quando a voz passiva tiver três verbos, na voz ativa dois verbos, ou seja, 01 oração da ativa, na voz passiva são dois verbos. A letra B) está correta porque aplaudirem é nasal (EM), palavras assim são acrescentadas pelo pronome NO (S) NA (S). Na questão aplaudirem-NO .

  • Para quem ficou com dúvida entre B e C, é só observar, primeiro: o tempo verbal e segundo a formal pronominal em que se encontra, segundo: o pronome de tratamento que é usado no parágrafo. Vejamos o que quero dizer:

    Quando você vai andando por um lugar e há um bate-bola, sentir que a bola vem para o seu lado e, de repente, dar um chute perfeito - e (você) ser aplaudido pelos serventes de pedreiro.

    B) e os serventes de pedreiro aplaudirem-no. - Tratando-se de verbo terminados em som nasal é complementado com no, na, nos, nas. O que acaba causando a dúvida na cabeça de muitos, pois a terminação, no, não nos faz remetermos ao pronome você. Mas é a forma correta.

    C) .. e os serventes de pedreiro aplaudindo-lhe. - O início do parágrafo temos o pronome de tratamento você, então não podemos transcrever o verbo na voz ativa com o pronome oblíquo lhe, mesmo que a oração se encontrasse no tempo verbal da frase em questão: "... e ser aplaudido pelos serventes de pedreiro.". Porque o pronome lhe se refere aos pronomes retos ela/ele ou a ela/ a ele. Porém, no início do parágrafo é usado o pronome você.

  • liguem-se no tempo e no modo verbal

  • coloquei E de errei kk .. :(

  • Cuidem o tempo verbal do verbo auxiliar quando transpor uma voz passiva analítica para uma voz ativa e vice-versa.

    Quando transpor uma frase da voz ativa para passiva, o verbo auxiliar da voz passiva terá que estar no mesmo tempo verbal do verbo principal da voz ativa.

    Quando transpor uma frase da voz passiva para voz ativa, o verbo principal da voz ativa terá que estar no mesmo tempo verbal do verbo auxiliar da voz passiva.

    Como é o caso do exercício.

    "... e ser aplaudido pelos serventes de pedreiro." (voz passiva analítica com verbo auxiliar, SER, no infinitivo). Logo, o verbo principal da voz ativa terá que estar no infinitivo tbm.

    a) aplaudido - Particípio

    b) aplaudirem - Infinitivo

    c) aplaudindo - Gerúndio

    d) aplaudido - Particípio

    e) aplaudiram - Pretérito Perfeito

    GABARITO: B

    Essa questão é possível resolver só pelo tempo verbal dos verbos.

  • Texto original:

    Uma revista mais ou menos frívola pediu a várias pessoas para dizer as “dez coisas que fazem a vida valer a pena”. Sem pensar demasiado, fiz esta pequena lista:

    - Esbarrar às vezes com certas comidas da infância […]

    - Tomar um banho excelente num bom hotel […]

    - Quando você vai andando por um lugar e há um bate-bola, sentir que a bola vem para o seu lado e, de repente, dar um chute perfeito - e ser aplaudido pelos serventes de pedreiro.

    ANÁLISE: você (referente do sujeito) ser aplaudido (infinitivo + verbo no particípio) pelos serventes de pedreiro (agente da passiva). = VOZ PASSIVA

    O que a questão pede é a transposição para a VOZ ATIVA.

    Quando você vai andando por um lugar e há um bate-bola, sentir que a bola vem para o seu lado e, de repente, dar um chute perfeito - e [os serventes de pedreiro (sujeito agente) aplaudirem (infinitivo pessoal) – no (objeto direto que tem como referente o termo “você”).

    Para mais dicas de português, siga meu Instagram: @crisorzil

  • lembre-se do verbo na 3° pessoa do plural na voz ativa, mas não basta só isso teremos que analisar o tempo e o modo verbal da questão e da resposta! abraço.... Jorgean villa