SóProvas


ID
2974384
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Porto Velho - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, abaixo, e responda a questão que se segue:


Causos/3

Eduardo Galeano, em O Livro dos Abraços.


O que é a verdade? A verdade é uma mentira contada por Fernando Silva. Fernando conta com o corpo inteiro, e não apenas com palavras, e pode se transformar em outra gente ou em bicho voador ou no que for, e faz isso de tal maneira que depois a gente escuta, por exemplo, o sabiá cantando num galho, e a gente pensa: Esse passarinho está imitando Fernando quando imita o sabiá.


Ele conta causos da linda gente do povo, da gente recém-criada, que ainda tem cheiro de barro; e também causos de alguns tipos extravagantes que ele conheceu, como aquele espelheiro que fazia espelhos e se metia neles, se perdia, ou aquele apagador de vulcões que o diabo deixou zarolho, por vingança, cuspindo em seu olho.


Os causos acontecem em lugares onde Fernando esteve: o hotel que abria só para fantasmas, aquela mansão onde as bruxas morreram de chatice ou a casa de Ticuantepe, que era tão sombreada e fresca que a gente sentia vontade de ter, ali, uma namorada à nossa espera.


Além disso, Fernando trabalha como médico. Prefere as ervas aos comprimidos e cura a úlcera com plantas e ovo de pombo; mas prefere ainda a própria mão. Porque ele cura tocando. E contando, que é outra maneira de tocar.

Observe:

“A verdade é uma mentira contada por Fernando Silva.”

A ideia expressa na frase acima está, também, presente em:

Alternativas
Comentários
  • “A verdade é uma mentira contada por Fernando Silva.”

    Entendi que na frase há um verbo de ligação, e a única alternativa que também tem é a letra A

    "Esse passarinho está imitando Fernando quando imita o sabiá."

  • Paradoxo.

  • Eu vi a ideia de paradoxo. Tentei resolver pela análise das orações mas não achei nenhuma resposta consistente. Então observei a figura de linguagem e a A me pareceu bem consistente no PARADOXO também apresentado no período do enunciado.

    Não confundir paradoxo com antítese:

    paradoxo, também conhecido com oxímoro, é uma figura de linguagem que “funde” conceitos opostos num mesmo enunciado. Ele pode ser descrito como a expressão de uma idéia lógica por meio do emprego de termos opostos entre si. O paradoxo é muito conhecido, mas é frequentemente confundido com a antítese.

  • VERBO DE LIGAÇÃO ''É''

  • GABARITO A. Há verbo de ligação em ambas as orações.
  • primeiro a gente precisa adivinhar o que a Banca quer saber.
  • É paradoxo, sim. Essa figura de linguagem é uma marca de Eduardo Galeano. Inclusive, no Livro dos Abraços, há uma crônica sobre o paradoxo.

  • A verdade é uma mentira contada por Fernando Silva.” A frase acima nos confunde com o que é verdade e o que é mentira

    Esse passarinho está imitando Fernando quando imita o sabiá. Da mesma forma ocorre, quando o narrador, coloca em cheque se o pássaro sabiá realmente é um sabiá, ao ponde de dizer que está imitando Fernando, ao imitar um sabiá. Ou seja, a verdade que possa ser mentira, a mentira que possa verdade.

    Da mesma forma ocorre