SóProvas


ID
2974870
Banca
FAFIPA
Órgão
Fundação Araucária - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito da classificação dos órgãos públicos, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Pq a questão deu como certa a letra "D"?
  • Alternativa correta: C

    A - ERRADA - controle uns pelos outros. Exemplo de órgãos independentes: Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Chefias do Executivo, Tribunais e Juízes e Tribunais de Contas.

    B - ERRADA - M.P.E é órgão AUTÔNOMO. Exemplos: defensoria pública,A.G.U, Procuradorias do estado

    D - ERRADA - Secretarias são órgãos superiores, é a primeira divisão dos independentes e dos autonomos.Exemplos: Departamentos, coordenadorias, Divisões

  • Isabela, desculpe-me, mas as SECRETÀRIAS fazem parte dos ÓRGÂOS AUTONÔMOS, pois estes são diretivos, possuidores de capacidades administrativa, financeira e técnica. Além das secretárias, existem também os ministérios.

  • A e D Corretas na minha resolução. O motivo:

    A) Os órgãos representativos de poderes que não se subordinam hierarquicamente a nenhum outro, tais como a Chefia do Executivo, são classificados como órgãos independentes.

    Correto: Não são subordinados hierarquicamente e somente são controlados uns pelos outros. Não há hierarquia entre os Poderes e consequentemente entre os órgãos destes poderes. Na própria Constituição diz isso: Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Os órgãos que fazem parte destes poderes (que são exatamente o reflexo destes poderes), apenas podem ser controlados um pelo outro, mas não há ideia de hierarquia e sim de respeito mútuo para não haver um desequilibrio. Então eu acredito que essa questão também está correta e não mudo de ideia hehe!

    D) Está correta, pois todas os tipos de Secretárias são órgãos autônomos.

  • ATENÇÃO: NA ALTERAÇÃO DO GABARITO OFICIAL FOI CONSIDERADA COMO CORRETA A LETRA "D".

    Resposta da banca:

    Prezados candidatos, em resposta aos recursos interpostos para esta questão, temos a esclarecer que o enunciado solicitava ao candidato que marcasse a alternativa correta e, por equívoco, no gabarito preliminar foi elencada como correta a alternativa (A). No entanto, tal alternativa está eivada de erro ao afirmar somente que “Os órgãos representativos de poderes que não se subordinam hierarquicamente a nenhum outro, tais como a Chefia do Executivo, são classificados como órgãos independentes.” sem especificar se consistiam nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Assim, a única alternativa correta para a questão é a (D). Dessa maneira, informamos que mantém-se a questão, porém, altera-se o gabarito de (A) para (D).

  • A Secretaria de Educação Municipal é órgão autônomo e está hierarquicamente abaixo somente da Prefeitura que é um órgão independente.

  • Por qual motivo a alternativa A está errada?

  • Órgão público é, nas palavras de Fernanda Marinela, um centro especializado de competência; uma unidade de atribuição específica dentro da organização do Estado, sem personalidade jurídica.

    Quanto à posição que ocupam na estrutura do Estado, classificam-se da seguinte forma:

    - órgãos independentes: são aqueles que não sofrem qualquer relação de subordinação; são independentes (a presidência da república, por exemplo);

    - órgãos autônomos: são órgãos que estão subordinados aos independentes, mas gozam de grande autonomia;

    - órgãos superiores: estão, hierarquicamente, abaixo dos autônomos e dos independentes, mas ainda tem poder de decisão;

    - órgãos subalternos: são meros órgãos de execução, sem poder de decisão.

  • Esquece esta questão, quem marcou A acertou também!!

    Banca fundo de quintal, certamente aquele parente de político precisava de um "empreguinho" (basta ver a SertíÇima justificativa apresentada pela banca)

  • A gente começa a "desaprender" tudo o que já aprendeu.

  • O erro da B é a expressão PODE.

    O Ministério Público DEVE ser considerado como Órgão Independente!!!

    Exemplos de Órgão Independete ou Primário:

    São os originários da Constituição. Ex.: Corporações Legislativas (Congresso, Câmara, Senado, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal); Chefias do Executivo (Presidência da República, Governadoria do Estado e do DF; Prefeituras); Tribunais (STF, STJ,...); Ministério Público; Defensorias Públicas; Tribunais de Contas.

    Exemplos de Órgão Autônomo:

    São os órgãos de cúpula da Administração, um nível abaixo do independente ou primário. Ex.:

    Ministérios, Secretarias Estaduais ou Municipais, Advocacia Geral da União. Procuradoria Geral.

    #EstratégiaConcursos

  • O comentário do colega aqui revela fracasso e inveja. Se está incomodado com alguém que tenha passado num concurso e que carregue a cruz de ser parente ou levar um sobrenome conhecido, então denuncie (e comprove judicialmente)! Insultar alheios virtualmente é fácil. O sol pode brilhar pra todos. Tenhamos mais respeito e tolerância com a vitória das outras pessoas. Ninguém sabe quantos dias de dedicação custou para alguém alcançar o posto tão sonhado. Xô olho gordo! Xô Zeca Pimenteira!

  • Isabela inverteu tudo na letra D . MDS .

  • CLASSIFICAÇÃO DOS ÓRGÃOS:

    INDEPENDENTES São independentes, eis que não estão hierarquicamente subordinados a nenhum outro,encontrando-se no topo do Poder Estatal, sujeitando-se apenas ao controle exercido entre os poderes estruturais Estado (freios e contrapesos).Tem assento constitucional e representam cada um dos Poderes do Executivo,Legislativo e Judiciário. Suas atribuições são exercidas por agentes políticos. Possuem independência, não sofrendo qualquer relação de subordinação. Ex.: Presidência da República (União);Governadoria (Estado). Não estão subordinados

    AUTÔNOMOS: Possuem autonomia, mas não independência, porquanto estão imediatamente subordinados aos órgãos independentes e diretamente subordinados a seus agentes. Ex.: Ministérios (União); Secretarias Estaduais e Municipais. Estão imediatamente subordinados aos órgãos independentes, porém possui autonomia financeira e administrativa

    SUPERIORES: Possuem poder de direção e controle sobre assuntos específicos de sua competência, com poder de decisão, mas não gozam nem de independência nem de autonomia. Estão subordinados aos órgãos autônomos. Ex.: Secretaria da Receita Federal; Gabinetes; Procuradorias. Estão subordinados aos autônomos, não possuem autonomia financeira e administrativa, MAS POSSUEM PODER DE DECISÃO no exercício de sua atividade).

    SUBALTERNOS: Não têm poder de decisão, sendo órgãos de mera execução. Ex.: zeladoria, almoxarifado, seções administrativas (seção de recursos humanos e seção de expediente, etc.). Órgão de mera execução de atividade pública.

    Bons estudos! :)

  • Qual é o erro da letra "a"?

  • acho q a banca devia ter anulado em vez de mudar o gabarito de A p D

  • De que doutrina a banca retirou essa classificação? Cagaram e vomitaram nessa questão... podre.

  • AUTÔNOMO

    • Situados abaixo dos órgãos independentes.
    • Cúpula da Administração.
    • Possuem a autonomia administrativa, financeira e técnica.
    • Realizam atividades de planejamento, supervisão e controle.
    • Exemplos:
    • Ministérios;
    • Secretarias Estaduais e Municipais;
    • AGU;
    • Ministério Público;
    • Defensoria Pública;
    • Procuradorias.
  • A questão em tela versa sobre os órgãos públicos e a sua classificação.


    Em resumo, órgãos públicos são tidos como repartições internas do Estado, criadas a partir da desconcentração administrativa e necessárias à sua organização. Em verdade, o órgão público é apenas um compartimento ou centro de atribuições que se encontra inserido em determinada pessoa.


    Ensina Rafael Oliveira que “A criação dos órgãos públicos é justificada pela necessidade de especialização de funções administrativas, com o intuito de tornar a atuação estatal mais eficiente".


    Passemos a analisar cada uma das assertivas:


    A – ERRADA – Os órgãos representativos de poderes que não se subordinam hierarquicamente a nenhum outro, tais como a Chefia do Executivo, são classificados como órgãos independentes.


    A questão está errada ao limitar a Chefia do Executivo, eis que os órgãos independentes são integrantes dos três poderes.


    B – ERRADA – O Ministério Público Estadual pode ser considerado um órgão independente.


    O Ministério Público é um órgão independente, o erro está em “pode".


    C – ERRADA – A Câmara Legislativa Municipal é um órgão superior.


    A Câmara Legislativa Municipal é um órgão independente.


    Os órgãos independentes são aqueles previstos na Constituição e representativos dos Poderes do Estado (Legislativo, Judiciário e Executivo), situados no ápice da pirâmide administrativa. Só estão sujeitos aos controles recíprocos previstos no texto constitucional, tais como a Chefia do Executivo, os Tribunais do Poder Judiciário, as Casas Legislativas.


    D – CORRETA – A Secretaria de Educação Municipal é um órgão autônomo. 


    Os órgãos autônomos são aqueles subordinados aos chefes dos órgãos independentes e que possuem ampla autonomia administrativa, financeira e técnica, com a incumbência de desenvolverem as funções de planejamento, supervisão, coordenação e controle (ex.: Ministérios, Secretarias estaduais, Secretarias municipais e Advocacia-Geral da União);




    Gabarito da banca e do professor: D


    (Oliveira, Rafael Carvalho Rezende. Curso de direito administrativo / Rafael Carvalho Rezende Oliveira. – 8. ed. – Rio de Janeiro: Método, 2020)

  • Sinceramente, eu não sei quem está falando mais besteira nisso aqui. A situação é uma só: A QUESTÃO É MAL ELABORADA E POSSUI DUAS RESPOSTAS, POIS A LETRA "A" TAMBÉM ESTÁ CERTA. Na assertiva foi citada a Chefia do Executivo como Órgão Independente de maneira exemplificativa (tais como a Chefia do Executivo) e isso TAMBÉM esta correto.

    Sem mais delongas.

  • Autônomos: na cúpula da Administração, são localizados imediatamente abaixo dos órgãos independentes e diretamente subordinados aos seus chefes. Têm ampla autonomia administrativa e financeira.

    • Ministérios, Secretarias de Estado e Município;

    • Advocacia-Geral da União.