SóProvas


ID
2976001
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                          PERSISTÊNCIA


      Máxima latina antiga, sábia, “a gota escava a pedra". Se há algo absolutamente frágil rente a uma rocha é uma gota d’água. Não é à toa que circula o ditado 'água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. A persistência pode estar no campo positivo, isto é, a capacidade de ir adiante, de não desistir, mas também, no negativo: persistir em algo que está equivocado, persistirem algo que seja um desvio de rota.

      A noção de persistência, quando colocada gota a gota, traz uma indicação muito séria da forma como a paciência deve entrar na persistência. Paciência não é lerdeza. E a capacidade de admitir a maturação e dar o tempo necessário aos nossos processos de conceber, de fazer, seja na nossa carreira, seja no nosso trabalho, seja na família, seja no atingimento de algum objetivo,

       A máxima latina “a gota escava a pedra" é uma orientação da natureza para mostrar o valor da persistência quando ela é positiva, é capaz de ajudar a chegar ao lugar a que se deseja passo a passo.

      Não de maneira lerda, não de maneira demorada, mas não desistindo, ou seja, não deixar de lado aquilo que necessita de fôlego, no estudo, na organização da vida, na certeza daquilo que se precisa conseguir.

                                    (CORTELLA, Mário Sérgio. Pensar bem nos faz bem! Vozes p.99)

O termo "que” destacado em: “(...) que necessita de fôlego (...)” no parágrafo 4° do texto é morfossintaticamente classificado como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B)

    Aquilo é sujeito e o QUE retoma AQUILO.

    Troque QUE por O QUAL necessita e verá que é PRONOME RELATIVO.

    Já na segunda oração ele retoma o sujeito, portanto é sujeito da segunda oração.

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • GABARITO: LETRA B

    Não de maneira lerda, não de maneira demorada, mas não desistindo, ou seja, não deixar de lado aquilo que necessita de fôlego, no estudo, na organização da vida, na certeza daquilo que se precisa conseguir.

    -----> pronome relativo que retoma o pronome demonstrativo "aquilo"; quem necessita de fôlego (aquilo, pronome relativo "que" vai exercer a mesma função sintática ---> sujeito).

    Força, guerreiros(as)!!

  • Pronome demonstrativo + que --> O "que" será pronome relativo (morfologia)

    Sendo pronome relativo, ele terá a mesma função sintática do termo que substituinto. Na frase, o "que" está remetendo ao termo anterior "aquilo".

    Então substituindo o "que" pelo termo anterior temos a seguinte frase: "Aquilo necessita de fôlego" ---> Quem necessita de fôlego? Aquilo (Sujeito). Portanto, na sintaxe, o "que" será sujeito.

  • Só acertei pq sabia que o "Que" é pronome relativo, mas fiquei na duvida quanto ao Sujeito

  • Acredito que a dúvida de muitos fica em torno da função sintática do pronome relativo "que". Eis alguns passos que podem ajudar:

     

    1: isole a oração em que o pronome relativo aparece "... que necessita de fôlego ...".;

    2: substitua, na referida oração, o pronome relativo pelo termo ao qual ele se refere " ... aquilo necessita de fôlego ...";

    3: a função sintática exercida pelo termo referente é a mesma que o pronome relativo exercia na oração original.

     

    Logo, a função exercida pelo pronome relativo é sujeito.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • mais nao e sempre que ¨QUE¨ e pronome relativo pode ser conjunção também

  • Quando coator é STJ!