A É equivalente a informação.
B Confunde-se com informação quando é utilizado em um sistema informatizado.
C Por não poder ser sistematizado, é desconsiderado como um ativo organizacional.
D Pode ser construído artificialmente, por meio de sistemas baseados em Inteligência Artificial.
E Existe em duas modalidades: tácito e explícito.
A base do conhecimento é a informação, sendo que está pode ser vista sob dois enfoques: o volume de informação; o significado da informação (NONAKA e TAKEUCHI, 1997). Mas a informação por si não tem capacidade para gerar conhecimento. Para esta ação acontecer há necessidade da participação humana. É a soma (informação + ação humana) que pode provocar o conhecimento. Por isso é que dentro de qualquer organização as pessoas devem ser vistas como o bem mais precioso.
A criação do conhecimento ocorre pelo contato entre conhecimento explicito e conhecimento tácito (NONAKA E TAKEUCHI, 1997). O conhecimento explícito é sequencial, é o da racionalidade e está ou pode estar registrado em computadores, normas, manuais, sendo facilmente processado, transmitido ou armazenado. Já o conhecimento tácito advém da experiência, dos valores ou ideias das pessoas, é subjetivo. É o conhecimento que está na cabeça das pessoas. O contato entre ambos pode desencadear um processo composto por quatro formas de conversão: socialização, externalização, combinação e internalização.
Begnini, S. (2015). A conversão do conhecimento em uma Universidade Federal com base em Nonaka e Takeuchi. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, 19(3), 603-614.
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/18572/pdf
GABARITO: Letra E