SóProvas


ID
2978710
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1. A ideia do triunfo da democracia ficou associada à obra de Francis Fukuyama. Em controverso ensaio publicado nos anos 1980, Fukuyama afirmava que o encerramento da Guerra Fria levaria à “universalização da democracia liberal ocidental como forma definitiva de governo humano”. O triunfo da democracia, proclamou numa frase que veio a condensar o otimismo de 1989, marcaria o “fim da história”.

2. Muitos criticaram Fukuyama por sua suposta ingenuidade. Alguns alegavam que a democracia liberal estava longe de ser implementada em larga escala, porquanto muitos países se mostrariam resistentes a essa ideia importada do Ocidente. Outros afirmavam que era cedo para prever que tipo de avanço a engenhosidade humana seria capaz de conceber: talvez a democracia liberal fosse apenas o prelúdio de outras formas de governo, mais justas e esclarecidas.

3. A despeito das críticas sofridas, o pressuposto fundamental de Fukuyama se revelou de enorme influência. A maioria dos cientistas políticos acreditava que a democracia liberal permaneceria inabalável em certos redutos, ainda que o sistema não triunfasse no mundo todo. Na verdade, a maior parte dos cientistas políticos, embora evitando fazer grandes generalizações sobre o fim da história, chegou mais ou menos à mesma conclusão de Fukuyama.

4. Impressionados com a estabilidade das democracias ricas, cientistas políticos começaram a conceber a história do pós-guerra como um processo de consolidação democrática. Para sustentar uma democracia duradoura, o país devia atingir níveis altos de riqueza e educação. Tinha de construir uma sociedade civil forte e assegurar a neutralidade de instituições de Estado fundamentais. Todos esses objetivos frequentemente se revelaram fugidios. Mas a recompensa que acenava no horizonte era tão valiosa quanto perene. A consolidação democrática, segundo essa visão, era uma via de mão única.

(Adaptado de: MOUNK, Yascha. O povo contra a democracia. Trad. Cássio de Arantes Leite e Débora Landsberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital.)

Considerado o contexto, exprime noção de finalidade o segmento que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • A despeito de é uma locução prepositiva que semanticamente possui valor concessivo.

  • Como diria o professor Fernando Pestana: "Decore as conjunções!"

    A) Para.... (com a finalidade de sustentar uma democracia duradoura...) - CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA FINAL

    B) Ainda que: CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA CONCESSIVA

    C) A despeito de: CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA CONCESSIVA

    D) Porquanto: CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA CAUSAL

    E) Embora: CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA CONCESSIVA

    BONS ESTUDOS!

  • Uma questão clássica da FCC... o percentual de erro sempre é reduzido.

    Mas ela não costuma ser tão boazinha. Veja essa questão: Q920339 em que o "para" foi usado para passar ideia de direção. Não finalidade. Não fique pensando que o "para" exprime só finalidade não. O "para", a depender do contexto, pode ter múltiplos sentidos.

  • GABARITO: LETRA A

    Impressionados com a estabilidade das democracias ricas, cientistas políticos começaram a conceber a história do pós-guerra como um processo de consolidação democrática. Para sustentar uma democracia duradoura, o país devia atingir níveis altos de riqueza e educação. 

    ===> lembrando que é sempre importante voltar ao texto para conferir a semântica verdadeira da conjunção, pois pode ser uma "pegadinha" da FCC.

    ===> nessa questão, temos o "para" como uma conjunção subordinativa final, expressando uma finalidade.

    Força, guerreiros(as)!!

  • A PESAR + INFINITIVO = CONCESSÃO

    AO + INFINITIVO = TEMPO

    POR + INFINITIVO = CAUSA

    A + INFINITIVO = CONDIÇÃO

    PARA + INFINITIVO = FINALIDADE

  • Dica: Troque o "para" por "a fim de".

    Se encaixar, é conjunção final (Com valor de finalidade)

  • Correção da prova completa --https://youtu.be/W0-_zuBvOwA

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • COMBINAÇÃO / VALOR

    AO + INFINITIVO -TEMPORAL

    A + INFINITIVO - CONDICIONAL

    A FIM DE + INFINITIVO - FINAL

    PARA + INFINITIVO - FINAL

    POR + INFINITIVO - CAUSA

    APESAR DE + INFINITIVO - CONCESSÃO

  • Para>>> objetivo>> finalidade alo vocee

  • GABARITO: A.

     

    Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que,etc.

     

    Por exemplo:

    Toque o sinal para que todos entrem no salão.

    Aproxime-se a fim de que possamos vê-lo melhor.

     

    https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf87.php

  • O próprio enunciado fala para consideram o contexto, e pelo contexto a alternativa A expressa ideia de causa (consequência antes da causa). Não tem nd a ver com finalidade

  • Palavras que exprimem sentido de finalidade: Para, para que, a fim de que, de modo que, de forma que, de sorte que, porque.

    Também são conjunções subordinativas adverbiais que indicam Orações Subordinadas Adverbiais.

  • CAROS COLEGAS NÃO HÁ JEITO, DEVEMOS DECORAR AS CONJUNÇÕES KKKKKKK

    GABARITO A

    #PMBA2019

    FORÇA GUERREIROS

  • GABARITO: LETRA A

    Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc. Por exemplo:

    Toque o sinal para que todos entrem no salão.

    Aproxime-se a fim de que possamos vê-lo melhor.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR