SóProvas


ID
2980108
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ourém - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   "Todos estamos deitados na sarjeta, só que alguns

                              estão olhando para as estrelas." 


      Esta citação foi tirada de O leque de lady Windermere, uma obra de teatro de Oscar Wilde que estreou em Londres em 1892. Ela nos faz lembrar que, independentemente de nossa situação, o que importa é a perspectiva que mantemos.

      Há pessoas que aparentemente têm tudo na vida - saúde, beleza, dinheiro, liberdade - e são infelizes. Isso acontece porque elas fixam a atenção naquilo que lhes falta ou simplesmente não sabem o que querem da vida.

      Outras, ao contrário, vivem situações penosas, mas são capazes de enxergar um cantinho do jardim onde bate um raio de sol.

      A escritora, filósofa e conferencista norte-americana Helen Keller, que ficou cega e surda ainda muito jovem, explicava assim seu segredo para nunca deixar de ver as estrelas:

      Abro as portas do meu sera tudo o que é bom e as fecho cuidadosamente diante do que é ruim. Essa força tão bela e persistente me permite enfrentar qualquer obstáculo. Nunca me sinto desanimada, pensando que me faltam coisas boas. A dúvida e a insegurança são apenas o pânico gerado por uma mente fraca. Com um coração firme e uma mente aberta, tudo se torna possível.

                                        (Fonte: PERCY, Allan. Oscar Wilde para inquietos, p. 10.)

"Há pessoas que aparentemente têm tudo na vida - saúde, beleza, dinheiro, liberdade - e são infelizes".


As vírgulas presentes no excerto foram utilizadas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    "Há pessoas que aparentemente têm tudo na vida - saúde, beleza, dinheiro, liberdade - e são infelizes".

    ===> quem tem, tem alguma coisa: saúde, beleza, dinheiro, liberdade (vírgulas usadas para separar termos com a mesma função sintática ===> objeto direto).

    Força, guerreiros(as)!!

  • Por eliminação:

    A letra C e a D não seriam pois estão se referindo a orações. Oração se estrutura a partir de verbos, as palavras entre os travessões tem função de substantivos então não poderiam ser consideradas orações. Já eliminaria essa.

    A E não é pois fala em CONJUNÇÕES. Conjunções são elementos de ligação, as palavras ali não estão ligando nada, ou seja, não poderiam ser conjunções. Já eliminaria a E também.

    Sobra apenas a A e a B.

    A B fala em expressões retificadoras. Retificar é tonar reto. Quando alguém se "retifica", essa pessoa corrigirá alguma coisa, ou seja, começou reto, entortou e tornou reto novamente (retificou). Essas expressões são "minto", "alias" etc.

    Só sobra a letra A, explicada brilhantemente pelo colega Arthur.

  • não deveria existir uma vírgula precedendo o e já que ele tem valor adversativo?

  • Vírgulas? Eu vejo travessões. Talvez eu esteja louco. Melhor ir ver o psi... psi...

  • - saúde, beleza, dinheiro, liberdade - 

    Isso não é um aposto??????

    Marquei a questão com o pensamento de os termos estarem com a mesma função sintática de aposto.

    Q993362

    Olhem lá!