SóProvas


ID
2980813
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a Lei nº 8.666/1993, que dispõe sobre Licitações e Contratos da Administração Pública, considere as assertivas abaixo:

I) As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado.

II) O instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação, e facultativo nos demais em que a Administração puder substituí-lo por outros instrumentos hábeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.

III) Salvo disposições em contrário constantes do edital, do convite ou de ato normativo, os ensaios, testes e demais provas exigidos por normas técnicas oficiais para a boa execução do objeto do contrato correm por conta do contratado.

IV) Caso ocorra alteração social ou modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato, a rescisão do contrato poderá ser determinada por ato unilateral e escrito da Administração.

Estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA E

     

     

    LEI 8666

     

    I ( ERRADO)

     

    Art. 58.

    § 1o  As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado.

     

    II ( CORRETO )   

     

    Art. 62.  O instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação, e facultativo nos demais em que a Administração puder substituí-lo por outros instrumentos hábeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.

     

    III ( CORRETO )

     

    Art. 75.  Salvo disposições em contrário constantes do edital, do convite ou de ato normativo, os ensaios, testes e demais provas exigidos por normas técnicas oficiais para a boa execução do objeto do contrato correm por conta do contratado.

     

    IV ( CORRETO )

     

    Art. 78.  Constituem motivo para rescisão do contrato:

     

    XI - a alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato;

     

  • Para os não assinantes: GAB. E

  • GABARITO: LETRA E.

    II, III e IV.

  • § 1  As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado.

  • Caso ocorra alteração social ou modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato, a rescisão do contrato poderá ser determinada por ato unilateral e escrito da Administração.

    Quando a culpa for do contratado--------------RESCISÃO UNILATERAL( ADM. PÚB. FAZ)

    Quando a culpa for da Administração Pública----------------------RECISÃO AMIGÁVEL/JUDICIAL(CONTRATADO FAZ)

    Veja que no exemplo acima a "culpa" é do contratado.

  • A questão versou sobre "Contratos Administrativos" de acordo com o disposto na lei nº 8.666/1993.

    I) INCORRETA. No artigo em que trata das cláusulas exorbitantes (aquelas em que a Administração possui prerrogativa de alterar unilateralmente), há um parágrafo dispondo que as cláusulas econômico-financeiras e monetárias NÃO poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado. (Art. 58, § 1º da lei 8.666/93).

    II) CORRETA. De acordo com o artigo 62, o contrato é obrigatório: concorrência, tomada de preços, dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação; o contrato é facultativo nos demais e pode ser substituído por: carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.

    III) CORRETA. A assertiva está nos exatos termos do artigo 75 da Lei de Licitação e Contratos Administrativos.

    IV) CORRETA. É um dos caso em que a rescisão do contrato poderá ser determinada por ato unilateral e escrito da Administração, conforme o disposto no art. 78, XI da lei 8.666/93.

    Portante, apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

    GABARITO: LETRA "E".