SóProvas


ID
2982913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito de processos participativos e de gestão da qualidade na administração pública brasileira, julgue o item seguinte.

O poder público é considerado um cliente dos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO (preliminar)

    Pesquisei muito e não encontrei nada que ratifica a questão.

    Veja o entendimento de Bresser Pereira que afirma que "os órgãos e as entidades públicas devem conhecer e ouvir os seus clientes internos e externos - que são os demais órgãos e entidades públicas, os servidores, e, principalmente, os cidadãos (não fala em poder público) - que representam, na verdade, os legítimos destinatários da ação pública, estabelecendo mecanismos que viabilizem a parceria com eles e a superação das suas expectativas.'' (grifo nosso)

    Fonte: Caderno Mare nº04

    Comentário do Prof. Renato Lacerda que questiona o gabarito.

    "Segundo o PMBOK 6ª edição, entende-se por parte interessada ou stakeholder “um indivíduo, grupo ou organização que possa afetar, ser afetado, ou sentir-se afetado por uma decisão, atividade, ou resultado de um projeto, programa ou portfólio”. Por assim considerar, é possível que se enquadre o poder público como parte interessada ou stakeholder. A justificativa afirma clientes são “todas as partes interessadas”, mas na verdade, um cliente é uma parte interessada, mas nem toda parte interessada é um cliente. O CBOK assim define: “partes interessadas são pessoas ou organizações que, de alguma maneira, tem interesse direto ou são impactadas por alguma ação específica. Partes interessadas, em contrapartida, também influenciam ou impactam essa ação. Entre partes interessadas pode ser incluído o poder público, os prestadores de serviços, as agências reguladoras, o próprio cidadão que usufrui de bens e serviços providos pelo Estado na condição de seu “cliente”. O CBOK define que “não importa se a organização tem ou não fins lucrativos, seja pública ou privada, de micro, pequeno, médio ou grande porte, o propósito principal de uma organização é gerar valor para o cliente por meio de seus produtos e/ou serviços. Esse é o princípio que deveria direcionar todos os objetivos organizacionais. Segundo a acepção mais comum do termo cliente, considera-se aquele que tem acesso a um produto ou serviço mediante pagamento. No caso da Administração Pública, não há que se falar em pagamento direto, mas do pagamento de tributos para que o poder público cumpra as funções básicas dos orçamentos, a saber, as funções distributivas, alocativas e estabilizadoras. Portanto, os serviços públicos destinam-se a atender necessidades dos cidadãos e da sociedade, estes sim vistos como clientes ou destinatários finais das ações do Estado. Pelos motivos apontados, sugere-se a alteração da questão de correta para errada, pois ainda que todo cliente seja um stakeholder, nem todo stakeholder é um cliente, e, por não ser o poder público o destinatário final das ações do Estado, mas seu provedor, não pode ser caracterizado, a priori, como cliente, ainda que seja um stakeholder ou parte interessada.''

    Fonte: Renato Lacerda ()

    Se houver modificação no gabarito, por favor me chamem no chat.

  • Faz sentido, quantos órgãos não utilizam os serviços da caixa, correios, receita, sefaz, etc
  • O exemplo mais claro disto são as cartas. De modo meio que antigo, mas muitos órgãos ainda se comunicam por carta via correios.

  • JUSTIFICATIVA - CERTO. Clientes são todas as partes interessadas na qualidade de um produto ou serviço, logo o poder público, que estipula requisitos técnicos para produtos e serviços públicos, pode ser considerado um cliente.

    Fonte: Cebraspe

  • Gabarito - Correto.

    Tipicamente se entende o Poder Público como fornecedor de serviços públicos para a sociedade. Apesar disso, o próprio Poder Público também consome serviços públicos (rodovias, energia, água,etc.) e, por isso, pode ser considerado cliente e fornecedor ao mesmo tempo.

    Fonte : PDF- Estratégia Concursos.

  • Clientes são todas as partes interessadas na qualidade de um produto ou serviço, logo o poder público, que estipula requisitos técnicos para produtos e serviços públicos, pode ser considerado um cliente.

  • Clientes são todas as partes interessadas na qualidade de um produto ou serviço, logo o poder público, que estipula requisitos técnicos para produtos e serviços públicos, pode ser considerado um cliente.

  • Em 08/01/20 às 20:45, você respondeu a opção E.!

    Você errou!Em 09/12/19 às 14:56, você respondeu a opção E.!

    Você errou!Em 02/12/19 às 00:02, você respondeu a opção E.!

    misericórdia!!!

  • Questãozinha aparentemente fácil, mas só aparente...

    Boas as respostas que colocaram ai. Obrigado.

    E pensando aqui, creio que entendi a lógica da questão: Assim como um funcionário público atende e serve ao público (aos clientes externos, que são sociedade, cidadão, população...), ele também serve a clientes internos, sendo ele também um usuário de seus próprios serviços ou de serviços de seus colegas de outras áreas. Logo, como clientes internos, por sermos servidos por outros funcionários públicos, o Estado também é um cliente interno/usuário por se servir dos seus próprios serviços.

    Abraços e que Deus continue nos ensinando todas as coisas e nos fazendo lembrar de tudo. João 14:26

  • A questão em análise nos remete ao Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública, desenvolvido em 1997 por Luiz Carlos Bresser Pereira. Esse Programa é o principal instrumento de aplicação do Plano Diretor da Reforma do Aparelho Estado, propondo-se a introduzir no Setor Público as mudanças de valores e comportamentos preconizados pela Administração Pública Gerencial.

    Esse Programa estabelece oito princípios para sua implementação: Satisfação do Cliente; Envolvimento de Todos os Servidores; Gestão Participativa; Gerência de Processos; Valorização do Servidor Público; Constância de Propósitos; Melhoria Contínua; e Não aceitação de erros.

    O Princípio da Satisfação do Cliente diz que: “Os órgãos e as entidades públicas devem conhecer e ouvir os seus clientes internos e externos - que são os demais órgãos e entidades públicas, os servidores, e, principalmente, os cidadãos - que representam, na verdade, os legítimos destinatários da ação pública, estabelecendo mecanismos que viabilizem a parceria com eles e a superação das suas expectativas" (Pereira, 1997).

    Sendo assim, podemos considerar que os órgãos e as entidades públicas podem ser resumidos no conceito de “Poder Público". Nesse caso, esse Poder é entendido como um cliente do próprio serviço público também. Portanto, o item em análise está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.

    FONTE:
    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública. Caderno nº 04 - MARE de Reforma do Estado. Brasília-DF, 1997.
  • Os Órgãos Públicos também prestam serviços a outros órgãos públicos, como é o caso dos Correios.