SóProvas


ID
2982946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de técnicas e ferramentas gerenciais e sua aplicação à administração pública, julgue o item subsequente.

A administração por objetivos marca um ponto de transição nas abordagens da administração: a partir dela, evoluiu-se da orientação a atividades para a orientação a resultados e, ainda, do estilo autoritário para o participativo.

Alternativas
Comentários
  • A Administração por Objetivos, ou simplesmente APO, é um método que proporciona uma gestão mais detalhada às empresas, com destaque ao planejamento, controle e foco em objetivos. Baseada nas práticas administrativas de Alfred Sloan, durante a década de 1920, a teoria foi desenvolvida por Peter Drucker e publicada no livro “The Practice of Management” em 1954.

    Quando se fala em Administração por Objetivos, está-se referindo a uma teoria que tem como principal foco fazer um alinhamento entre os objetivos da empresa e os propósitos de seus colaboradores. Para isso, Peter Drucker acreditava que era necessário que houvesse o envolvimento de todos na definição dos objetivos maiores e que satisfizessem, tanto a organização, quanto os trabalhadores que dela fizessem parte.

    Assim, de acordo com a teoria, são definidas metas organizacionais e, a partir delas, avaliado o desempenho e desenvolvimento de cada colaborador, de forma individual, através de seu envolvimento e  na execução de suas demandas e atividades.

    Além destas características, a APO também tem como um de seus preceitos a melhoria do relacionamento entre líderes e liderados, otimizando a sua comunicação e fazendo com que seja desenvolvido um processo cada vez mais participativo, ou seja, em que todos se envolvam, de forma conjunta, no planejamento das ações, e, com isso, descentralizando a elaboração de estratégias, as tomadas de decisões e a definição das prioridades gerais.

    PRINCIPAIS CARACTERISTICAS

    Foco nos planejamento, direção e controle, determinando objetivos e metas que se pretende alcançar;

    Definição de metas e objetivos de forma conjunta, ou seja, entre líderes e liderados;

    Definição de metas e objetivos em conjunto para os departamentos e cargos da empresa;

    Interligação entre os objetivos de cada departamento;

    Determinação de planos táticos e operacionais, com foco na mensuração e no controle;

    Acompanhamento, avaliação, revisão e reciclagem dos planos de forma contínua;

    Elaboração de estratégias de motivação dos colaboradores que fazem parte da empresa;

    Participação atuante de líderes, gestores, empresários e empreendedores;

    Apoio mútuo de todos no período inicial de implementação;

    Treinamento, reciclagem, qualificação e preparação dos colaboradores;

    Reciclagem dos processos e projetos organizacionais;

  • GABARITO CERTO.

    Antes da abordagem por objetivos, a orientação era para atividades e o estilo era autoritário. A partir da abordagem por objetivos, a orientação passou a se voltar para resultados e o estilo passou a ser participativo.

    FONTE:Cespe

  • Percebe-se ainda que a administração por objetivos aborda uma tentativa de alinhar as metas dos funcionários com a estratégia do negócio, otimizando a comunicação e a relação entre gerentes e subordinados.

     

    A administração por objetivos, ou APO, é um processo participativo de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.

     

    BORA TJ AM

  • ''[...]Gerente e subordinado se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para o subordinado. Objetivos, metas e resultados são negociados entre eles. A formulação de objetivos é consensual e participativa.(Chiavenato, 2018, p.31)''

  • JUSTIFICATIVA - CERTO. Antes da abordagem por objetivos, a orientação era para atividades e o estilo era autoritário. A partir da abordagem por objetivos, a orientação passou a se voltar para resultados e o estilo passou a ser participativo.

    Fonte: Cebraspe

  • A administração por objetivos é um dos produtos da Escola Neoclássica de administração.

  • QUESTÃO - A administração por objetivos marca um ponto de transição nas abordagens da administração: a partir dela, evoluiu-se da orientação a atividades para a orientação a resultados ¹e, ainda, do estilo autoritário para o participativo.²

    JUSTIFICATIVAS:

    ¹ ''O enfoque baseado no "processo" e a preocupação maior com as atividades (meios) passaram a ser substituídos por um enfoque nos resultados e objetivos alcançados (fins).''

    ² ''Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje com uma abordagem amigável, democrática e participativa.''

    Fonte: TGA, Chiavenato. pág.228

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )

  • APO - A PEÃOZADA ORDENA

  • GABARITO: CERTO

    A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade. A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. Analisando o resultado final, o desempenho do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperados.

    FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.

  • GABARITO C

  • CERTO.

    GANHA - GANHA

  • Exato, na APO entra em cena o regime de colaboração entre os sujeitos do processo.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Ao invés de se preocupar com os processos/atividades/“meios” (eficiência), a APO se preocupa com os resultados, com os fins (eficácia). 

    Além disso, trata-se de um processo participativo (e não autoritário).

  • CORRETO!!

    APO- ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS:

    Antes da abordagem por objetivos, a orientação era para atividades e o estilo era autoritário. A partir da abordagem por objetivos, a orientação passou a se voltar para resultados

    Ao invés de se preocupar com os processos/atividades/“meios” (eficiência), a APO se preocupa com os resultados, com os fins (eficácia); ênfase em planejamento e controle.

    Além disso, trata-se de um processo participativo (e não autoritário).

    Na APO a formulação dos objetivos é consensual, democrática e participativa.

    APO é um processo de QUATRO ETAPAS: 1. Especificação dos objetivos; 2. Desenvolvimento dos planos de ação; 3. Monitoramento do progresso, e; 4. Avaliação dos resultados.