- 
                                Condição de lucro da firma de concorrência perfeita. P=Cmg=Rmg 
- 
                                CERTO.  No modelo de concorrência perfeita  as empresas não possuem poder de mercado e são tomadoras de preços. No curto prazo, a empresa maximiza seus lucros escolhendo o nível de produção q*, no qual seu custo marginal, CMg, é igual ao preço, P (ou receita marginal, RMg), do produto 
- 
                                OBS. a condição de Cmg=P vale para três situações em estruturas de mercado. 1. para a concorrência perfeita 2. para o monopólio discriminador de primeiro grau 3. para o oligopólio de Bertrand    
- 
                                P=Cmg=Rmg=Rme Lembrando que o Cmg = CT' e a Rmg = RT' (derivada) 
- 
                                GAB:  CERTO 
 Complementando!   Fonte: Celso Natale - Estratégia   De  fato,  todas  as  empresas  maximizam  o  lucro  ao  igualar o custo marginal  à  receita marginal.    Acontece que, em concorrência perfeita, a receita marginal é igual ao preço.  
- 
                                Fala Pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre estruturas de mercado. 
 
 
 Bom, as estruturas de mercado podem ser de 4 tipos principais: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monolítica e oligopólio. 
 
 
 Em todas elas, as empresas vão maximizar o lucro quando a Receita Marginal for igual ao Custo Marginal. 
 
 
 Na concorrência perfeita, essa condição acima também é válida, mas há um aspecto adicional. Em um mercado competitivo, os pressupostos do mercado levam a um equilíbrio no qual o preço é igual à receita marginal, que é igual ao custo marginal. 
 
 
 Assim, para a concorrência perfeita: P = Rmg = Cmg. 
 
 
 Portanto, P = Cmg. 
 
 
 Assim, na concorrência perfeita, e apenas na concorrência perfeita, quando o preço é igual ao custo marginal, a empresa maximiza o lucro. 
 
 
 
 
 Gabarito do Professor: CERTO.