SóProvas


ID
2983597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, em relação ao modelo de concorrência perfeita.


No longo prazo, se as empresas operam com rendimentos marginais decrescentes, o número de empresas operando no mercado é conhecido.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Como existe livre entrada e saída de 

    empresas, o lucro terá de ser zero. Logo o preço terá de igualar o custo médio. Conhecendo o

    preço,determina-se a quantidade 

    transaccionada no mercado (por substituição na procura) e

    a quantidade oferecida por cada empresa (por substituição na oferta 

    individual). Sabendo quanto se produz no total e quanto produz 

    cada empresa, calcula-se o número de empresas.

    Este é,pois, determinado endogenamente.

  • No modelo de concorrência perfeita, as informaçoes são conhecidas

  • Anita Konsuelo C. isso ai....

  • O que tem a ver isso de rendimentos marginais decrescentes com a resposta da questão?

  • Rendimento Marginais Decrescentes: Também conhecida por lei das proporções variáveis ou lei da produtividade marginal decrescente, esta lei afirma que, em todos os processos produtivos, se a quantidade de um bem for aumentada e a quantidade dos outros bens permanecer constante, a produção total por bem irá cair.

  • Acho que quem não leu o paragrafo inicial, onde diz que é pra julgar no modelo de concorrência perfeita, viajou bonito, tipo eu

  • "Certo porque, no longo prazo, em virtude da livre entrada e saída em concorrência perfeita, temos que o lucro econômico é nulo. Isso significa que o preço é igual ao custo médio, que é mínimo. A partir disso, basta dividir a oferta global do mercado pela oferta individual de uma firma sob essas condições para se obter o número de firmas que operam no mercado, já que a oferta de cada uma delas será igual." Fonte: TEC

  • Mas o modelo de rendimentos marginais não é no curto prazo? Não entendi

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área para comentar esta questão sobre Concorrência Perfeita. 

    Bom, a estrutura de mercado competitiva é dada por inúmeros ofertantes e demandantes, todos aceitadores de preço, pois não tem poder de mercado para influenciar os preços acima do custo marginal. Além disso, há perfeita transparência de informações e o produto é homogêneo.

    Uma outra característica do mercado competitivo, é que há livre entrada/saída de empresas. Ou seja, as empresas podem entrar e sair no/do mercado com facilidade.

    Se a maioria das empresas estiverem com prejuízo no curto prazo, parte delas irá encerrar as atividades. Com a saída dessas empresas do mercado, as outras empresas irão ser beneficiadas com aumento de lucros. Esse aumento de lucros continuará até que haja lucro econômico zero (a empresa ganha no mercado que está o mesmo que ganharia em outro mercado qualquer). 

    Diferentemente, se a maioria das empresas estiverem com lucro no curto prazo, esse lucro atrairá novas entrantes no mercado que, ao disputarem o mercado, farão o lucro do mercado cair até que se chegue ao lucro econômico zero. 

    Assim, no equilíbrio competitivo, teremos lucro econômico zero, o que faz com que o preço iguale o custo médio do mercado. Sabendo o preço e o custo médio, é possível determinar qual a quantidade ofertada total do mercado (substituindo o preço na função demanda de mercado). Além disso, é possível também saber o quanto cada empresa oferta (substituindo a função na de demanda/oferta individual de cada empresa). Essa oferta de cada empresa é igual, pois como elas são aceitadoras de preço, há perfeita transparência de informações e o produto é homogêneo, a estrutura de custos das empresas é igual.

    Bom, sabendo a quantidade ofertada total e a quantidade individual de cada empresa, basta dividir uma pela outra pra sabermos quantas empresas operam nesse mercado. 

    "Beleza, professor, mas e os rendimentos decrescentes?" 

    Vale lembrar que as estruturas de mercado possuem curvas de produto/custo iguais as estudadas na Teoria da Firma (produção + custos). Ou seja, as estruturas de mercado observam as implicações da Teoria da Produção e da Teoria dos Custos. O fato da banca ter lembrado dos rendimentos decrescentes aqui apenas serve para nos lembrar que nenhuma firma terá produção infinita, já que a produtividade marginal dos fatores é decrescente. 


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Gabarito C

    De início, destaca-se que no modelo de concorrência perfeita, as informações são perfeitamente conhecidas.

    Também conseguimos chegar na resposta ao se avaliar a curva de oferta e demanda do mercado tem-se o tradicional oferta subindo e demanda descendo, tendo equilíbrio no encontro entre a curva de oferta e a curva de demanda no ponto de QUANTIDADE TOTAL e preço X. Na curva individual da empresa, a oferta sobe e a demanda é horizontal e pratica o mesmo preço X.

    A demanda total é a multiplicação das demandas individuais pelo número de empresas, assim, ao se dividir a demanda total pela demanda individual, tem-se o número de empresas.

  • hj ta editada rsrsrsrs

  • A informação de rendimentos marginais decrescentes implica que os custos marginais são crescentes. Na concorrência perfeita, a curva de oferta da firma é a curva de custo marginal no seu ramo crescente.

    O segundo passo é encontrar o ponto em que Rmg = Cmg, dado que Cmg é crescente. Esse ponto indicará o preço p0 de equilíbrio da firma

    Como as firmas são tomadoras de preços, todas praticam o preço p0. Assim, basta ir no gráfico da oferta de mercado e na oferta individual e ver quais quantidades estão associadas ao preço p0.

    Divide-se a quantidade total produzida pela quantidade que cada firma produz e assim encontramos o número de firmas