-
Na verdade a classificação mais precisa, inclusive utilizada pelo BACEN, classifica a dívida pública de acordo com a moeda em que foi contratada.
Nesse sentido, Dívida Pública seria aquela contratada em Real, enquanto a Dívida Externa é aquela contratada em outra moeda (geralmente Dólar).
Convenhamos, se um americano comprar um título do Tesouro Direto que paga em reais, isso obviamente não o transforma em item da Dívida Externa.
Bons estudos.
-
Essa prova tá estranha demais
-
Certo
Dívida interna é a parte da dívida pública que representa o somatório dos débitos, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos por um governo, com entidades financeiras e indivíduos (no Brasil, por exemplo, através do Tesouro Direto) de seu próprio país.
As dívidas internas podem ter três origens: o financiamento de gastos públicos com bens e serviços como educação e obras; gastos com juros de dívidas anteriores; e a política cambial e monetária que ocorre no caso do banco central. A dívida interna abrange as administrações federais, estaduais e municipais e também suas empresas estatais. Também fazem parte deste valor os saldos dos fundos públicos, previdência social e das contas de autoridade monetária.
Fonte: Wikipédia
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre dívida.
A dívida pública pode ser dividida em dívida interna e externa.
A dívida interna é obtida dentro do próprio país, isto é, são os próprios cidadãos que emprestam ao seu governo.
Já a dívida externa é obtida com pessoas/investidores/empresas que moram fora do país.
Assim, quando você compra um título do Tesouro Direto, você está emprestando o dinheiro para o governo, o que aumenta a dívida interna do país.
Se uma empresa estrangeira comprar títulos do Tesouro, essa empresa estrangeira empresta o dinheiro para o governo, o que aumenta a dívida externa do país.
Portanto, de fato, a dívida interna representa a dívida do país para com seus cidadãos.
Gabarito do Professor: CERTO.