SóProvas


ID
2983639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de aspectos relativos à economia do setor público, julgue o item subsequente.


Denomina-se função alocativa a função básica do governo que preconiza a justa distribuição de renda na sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Errado

    E R A (mnemônico)

    E - Estabilização macroeconômica (Crescimento Econômico sustentado)

    R - Redistribuição da renda (Distribuição equitativa de renda; política compensatória)

    A - Alocação de recursos (Fornecimento de bens e serviços públicos)

  • Do ponto de vista econômico, a ação governamental atende a certas funções básicas. Estas tendem, por sua vez, a afetar os rumos do crescimento e os parâmetros do desenvolvimento econômico. A literatura aponta para três funções básicas: função estabilizadora, função alocativa e função distributiva.

     A função estabilizadora é exercida por meio de instrumentos de política fiscal (forma de gasto do orçamento público e política tributária) e política monetária (política de crédito, interferências na oferta e demanda de moeda e sua inflência sobre o nível de juros) de caráter anti-cíclico. Ou seja, a função estabilizadora, por meio da política fiscal e a política monetária, procura minimizar os efeitos dos ciclos econômicos - estes entendidos como oscilações nos níveis gerais de produto, emprego, renda e nível geral de preços da economia.

     A função distributiva atende a certos preceitos ou critérios socialmente aceitos de distribuição de renda. Sejam ou não efetivas, as políticas de renda levadas a cabo pelo governo do Presidente Lula representam um bom exemplo da função distributiva. Parte do orçamento do governo é destinada a programas sociais (Programa Fome Zero, Bolsa Família, Bolsa Escola, etc.) desejados socialmente - haja vista que uma das bandeiras da campanha presidencial foi a busca de combate à fome no país. Durante o governo FHC, esta função, ligada a política de ajuste fiscal, ficou por conta da criação do Fundo Social de Emergência (FSE), lançado antes do Plano Real.

     A função alocativa visa desviar o emprego de uma parcela dos recursos da economia (capital, trabalho e recursos naturais diversos) para oferta e ou provisão de bens e serviços tidos públicos. Devido as certas características de mercado, estes bens e serviços não são ofertados na quantidade e ou preços ótimos do ponto de vista social. São exemplos da função alocativa muitos dos programas de governo que afetam seguimentos e ou setores que ofertam infra-estrutura (saneamento básico, transporte, energia e telecomunicações). Devido ao volume de recursos exigidos para execução de projetos, prazos de maturação dos empreendimentos, complementariedades de investimento e externalidades ligadas à oferta nesses mercados, a relação custo-benefício tende a afastar o volume investido do necessário ao atendimento das demandas sociais.

    Nesse caso, afigura-se exemplo da função distributiva.

    Fonte: https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialregulacao/pagina_3.asp

  • Errado

    Alocativa - quando o mercado não aloca de forma eficiente, cabe ao Estado fazê-lo.

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Funções de Governo. 

    Bom, existem três funções de governo segundo a Economia:

    - Função Alocativa: promover ajustamentos na alocação de recursos e combater as falhas de mercado.
    - Função Distributiva: Promover distribuição de renda.
    - Função Estabilizadora: Estabilidade econômica, com um alto nível de emprego e preços estáveis.

    Portanto, a função que visa a justa distribuição de renda na sociedade é a função distributiva (e não a alocativa). 


    Gabarito do Professor: ERRADO.