-
O critério de necessidade de financiamento do setor público adotado pelo FMI considera sim os gastos com empresas estatais.
A Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) é utilizada como base para o cálculo da Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP), também conhecida como resultado nominal “abaixo da linha”.
[...]
[sobre a DLSP] O Fundo Monetário Internacional (FMI) defende inclusive a criação de um conceito mais amplo, que representaria o “patrimônio público”, o qual incluiria ativos não financeiros, como ações de empresas estatais e imóveis, e passivos contingentes, dentre outros itens.
Logo, o FMI considera o patrimônio público de forma geral, ou seja, abrange as empresas estatais. Gabarito errado.
Fonte: http://tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/375694/Parte%201_4.pdf
-
JUSTIFICATIVA DA BANCA - ERRADO. A necessidade de financiamento do setor público (NFSP) é uma medida utilizada pelo Fundo Monetário Internacional, a qual inclui todo tipo de gastos, como consumo, investimento, rolagem da dívida do setor público, aqui considerado como sendo o governo central, os governos regionais (estados e municípios), a previdência social, as empresas estatais e as agências descentralizadas.
-
Complementando os comentários anteriores:
O Brasil passou a utilizar a partir do início da década de 1980 um método mais abrangente utilizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Esse método é o de Necessidade de Financiamento do Setor Público Não Financeiro (NFSP). Não se assuste com o nome, pois ele próprio sugere o seu significado: necessidade de financiamento (ou seja, é igual a déficit, pois quando há déficit, há também a necessidade de financiá-lo, daí o nome “necessidade de financiamento...”).
Fonte: Celso Natale
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para
comentar esta questão sobre déficit público.
De fato, o conceito de NFSP é adotado pelo Fundo Monetário Internacional. Este conceito indica a necessidade de financiamento do setor público, isto é, o tamanho do déficit público.
No conceito de NFSP, entram: o governo central (Tesouro Nacional, Banco Central e INSS), os governos regionais (estados e municípios) e também as empresas estatais.
Portanto, as estatais estão inclusas no conceito. Elas NÃO SÃO desconsideradas na NFSP como afirma a questão.
Gabarito do Professor: ERRADO.