- 
                                Resultado primário é composto pelas receitas primárias menos as despesas primárias. Já o resultado nominal é composto do resultado primário menos os juros nominais. Questão errada. 
- 
                                O resultado primário caracteriza-se exatamente por EXCLUIR do cálculo as receitas e despesas financeiras.   Logo, é justamente nele que os juros sobre a dívida não são computados.   Prof.  Paulo Roberto 
- 
                                GAB: ERRADO Fonte: Estratégia   O conceito de resultado primário exclui a despesa com juros, a correção monetária e cambial. Dessa forma, é perfeitamente possível que um país apresente superávits primários, mas, devido a grandes despesas com juros, apresente uma dívida não sustentável. 
- 
                                resultado primário significa o que sobra para pagar o secundário que é o juros.   comentário para discussão:   Governo com resultado primário positivo significa que ele vai ter recursos para pagar o juros da dívida.   Se for suficiente para pagar todo o serviço da dívida (juros) então a dívida não irá crescer e pode diminuir se sobrar parte para amortizar um parte, o restante é "rolado" (pega empréstimo para pagar o principal da dívida).   Se for insuficiente para pagar o juros, vai ser necessário emitir moeda ou fazer empréstimo com emissão de títulos para pagar o juros. Ou seja, vou precisar fazer mais dívida (dívida aumenta) para pagar o serviço dela (juros). Isso cria um loop de feedback positivo se não houver contenção de gastos para pelo menos pagar o juros.   O pior é que se não sobra recursos para pagar o juros e o governo precise recorrer a empréstimos, os credores (compradores de títulos, investidores do tesouro direto) vão exigir juros maiores para o investimento, pois o risco de um possível calote aparenta ser maior, ou seja o governo não honrar seu compromisso.    juros maiores siginifica que o governo vai precisar poupar mais ainda para pagar, então se os gastos saírem do controle a situação complica. Por isso política fiscal é considerada importante. 
- 
                                Resultados: Primário: Desconsidera juros e inflação Operacional: Desconsidera inflação. Nominal: Considera juros e inflação.   Mnemônico:  Primário, de primeiro, que não leva em conta outros aspectos secundários. Operacional: desconsidera inflação. Pense que um servidor operacional que recebe seu salário que ignora a inflação quando é reajustado. Nominal: O valor que, tal como na matemática financeira, atrela aspecto global sem pormenores.   
- 
                                Errado   O resultado primário é o menos abrangente só contém as despesas e receitas não financeiras. 
- 
                                Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Déficit Público!
 
 Existem três formas de mensuração do Déficit Público: Déficit Primário, Déficit Operacional e Déficit Nominal.
 
 O déficit primário leva em consideração apenas as receitas e despesas não financeiras do governo. Ou seja, o cálculo do déficit primário exclui os juros pagos/recebidos e a correção monetária e cambial.
 
 Já o déficit operacional inclui as receitas não financeiras do governo MAIS a correção monetária e cambial. Ou seja, ficam de fora do déficit operacional apenas os juros (que neste caso, serão juros reais).
 
 O déficit nominal é tudo: considera todas as receitas e despesas do governo. Ou seja, além das receitas e despesas não financeiras, inclui a correção monetária e cambial e também os juros pagos/recebidos.
 
 Portanto, o déficit primário não considera os juros do governo. Quem faz isto é o resultado nominal. (questão errada, portanto).
 
 Vale lembrar que, no déficit nominal, os juros, de fato, são apropriados pelo regime de competência.
 
 
 Gabarito do Professor: ERRADO.