-
O financiamento pode ser feito através da emissão de títulos, o governo coloca esses t´tulos e a populaçao compra, diminuindo dinheiro de circulaçao,
-
1a parte: O déficit público, que consiste na diferença entre o investimento público e a poupança do governo, [...] CERTO
Para entender melhor essa relação entre poupança do governo e investimento, temos que começar pelo conceito de Carga Tributária Bruta (CTB):
Carga Tributária Bruta (CTB) = total de tributos arrecadados
Carga Tributária Líquida (CTL) = CTB - transferências governamentais
Poupança do Governo = CTL - gastos correntes
Déficit/Superávit Público = Poupança do governo - Gastos de Capital (investimentos)
Temos que a poupança do governo não é o resultado do orçamento público e também não se constitui em uma medida do déficit público, pois não considera as despesas de capital. O que ela mostra é a capacidade de investimento do governo. Em outras palavras, significa que se for dispendido quase a totalidade da Carga Tributária Líquida (CTL) com os gastos correntes, pouco se restará para financiar as despesas de capital (investimentos) e, consequentemente, haverá um provável déficit público.
Podemos ter o seguinte exemplo:
CTL = 100
Gastos Correntes = 80
Gastos de Capital (investimentos) = 40
Poupança do Governo = CTL - Gastos Correntes
Poupança do Governo = 100 - 80
Poupança do Governo = 20
Déficit/Superávit Público = Poupança do Governo - Gastos de Capital (investimentos)
Déficit/Superávit Público = 20 - 40
Déficit Público = -20
Percebam que houve déficit público!
2a parte: [...] pode ser financiado pela emissão de títulos públicos para venda ao setor privado. CERTO
Nesse caso, o governo pode fazer uso de dois instrumentos para financiar o déficit público:
1o. Vender títulos públicos (open market): o governo, prometendo uma determinada remuneração (juros), vende títulos ao setor privado. Assim, ocorre uma troca: o setor privado entrega dinheiro ao governo, que, por sua vez, entrega o título público ao setor privado. Ressalta-se que uma das consequências desse instituto é o aumento do endividamento público; e
1o. Emissão de moeda: Banco Central emite o papel moeda e entrega para o Tesouro Nacional (União). Ressalta-se que uma das consequências é o aumento da inflação.
GABARITO: CERTO
-
Gab: CERTO
Fonte: Celso Natale - Estratégia
Superávit público: O governo está arrecadando mais do que está gastando, logo, está fazendo política fiscal contracionista (restringindo a demanda agregada).
Déficit público: o governo está gastando mais do que está arrecadando,logo, está fazendo política fiscal expansiva (aumentando a demanda agregada).
Caso o governo incorra em déficit, o gasto que supera a receita deverá ser financiado de alguma maneira, ou seja, o governo deverá, ou “tirar” dinheiro de algum lugar para cobrir este déficit, ou ainda, poderá “fabricar” dinheiro.
O ato de “fabricar” dinheiro consiste na emissão de moeda pelo Banco Central. O ato de “tirar” dinheiro de algum lugar consiste na venda de títulos públicos ao setor privado (interno e externo).
-
Déficit público = Despesas - Receita < 0. Só que nas despesas entram Investimento e gasto corrente. Para mim está errada a questão
-
Certo
Três principais formas do governo do governo se financiar:
-> tributação
-> emissão de títulos públicos
-> emissão de moeda que é vedado pelo o BC
-
Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Déficit Público!
Existem três formas de financiamento do Déficit Público: Emissão de moeda, Títulos Públicos e Contratos.
Pela emissão de moeda, o governo "imprime" dinheiro. Ou seja, o governo fabrica mais moeda pra fazer frente aos seus compromissos. Esta receita é chamada de "senhoriagem". Se emitir moeda, o governo não aumenta a dívida, mas cria inflação.
Pelos títulos públicos, um título público é basicamente um “papel" onde fica acordado que você vai emprestar seu dinheiro ao governo e que o governo vai devolver o seu dinheiro depois de um tempo pagando juros a você. Aqui no Brasil, os títulos públicos podem ser acessados no site do Tesouro Direto. Quando você investe no Tesouro, está emprestando seu dinheiro ao governo via títulos públicos.
Quando o governo vende um título público, ele está aumentando sua dívida, pois entrega o título à pessoa com o compromisso de pagar juros e pega emprestado o dinheiro dela. Essa é uma outra forma do governo financiar sua dívida.
Diferentemente da emissão de moeda, a venda de títulos públicos não pressiona a inflação, mas aumenta o endividamento do governo.
A dívida que o governo tem por meio dos títulos públicos é chamada de dívida mobiliária.
3. Contratos. Além da emissão de moeda e da venda de títulos, o governo também pode recorrer a outros países ou a outras instituições (como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e o Fundo Monetário Internacional – FMI) para obter dinheiro.
Assim, o país irá fazer um contrato com outros países ou instituições para acertar os termos desse empréstimo.
Neste caso, a dívida é chamada dívida contratual, pois deriva do contrato entre o país e essas outras instituições.
No caso desta questão, ela se refere ao modo de financiamento pela emissão de títulos do governo.
Além disso, vale ressaltar que os gastos do governo podem ser, grosso modo, de três tipos: consumo do governo, pagamento de juros e investimento público. Os dois primeiros entram no conceito de poupança pública. Isso significa que uma outra forma de definir o déficit público é pela diferença entre investimento público e poupança pública.
Assim, questão correta.
Gabarito do Professor: CERTO.