-
ao posso que a inflaçao sobe, alem da expectativa, da projeçao, ela corroe também o valor econômico da arrecadação tributária, dado o lapso entre lançamento e arrecadação.
-
alguém sabe explica a questão??
-
Justificativa CESPE - Questão 97
JUSTIFICATIVA - CERTO. Quando a taxa de inflação ultrapassa certo valor, o público tende a diminuir a demanda por moeda, logo percebemos que existe uma receita máxima com imposto inflacionário. A partir desse nível máximo, a receita inflacionária passa a decrescer, tornando-se necessária mais emissão de moeda. No limite sabemos que a falta de controle da emissão pode levar a um processo hiperinflacionário.
-
Imposto inflacionário é o nome dado ao ganho obtido pelo governo ao emitir mais dinheiro para financiar seus gastos. Esse aumento no volume de moeda em circulação no país pressiona a inflação.
-
O enunciado ficou um pouco vago e confuso.
Vou tentar explicar.
O imposto inflacionário é o ganho do governo sobre a sociedade pela emissão da moeda.
Ou seja, o Governo emite moeda para arcar com gastos próprios (ex: amortizar dívida), e com a expansão da oferta monetária, há inflação de custos. A inflação corrói o dinheiro da sociedade.
A receita inflacionária está na diferença entre o valor que o Governo emitiu e o valor atualizado. Esse é o ganho.
Com o aumento da inflação, a sociedade tende a reduzir a demanda por moeda (para minimizar a "carga tributária" do imposto inflacionário) o que reduz a receita inflacionária do Governo.
Então, o Governo emite cada vez mais moeda para cobrir seus gastos entrando num círculo vicioso. Essa situação pode acarretar numa hiperinflação.
-
Efeito Tanzi! Ninguém comentou. É bastante cobrado pela Cespe, tanto o efeito Tanzi quanto o efeito Tanzi às avessas.
No caso do efeito Tanzi, a definição é:
O efeito Tanzi é um conceito de economia desenvolvido pelo italiano Vito Tanzi (1994). O Efeito Tanzi analisa a relação entre arrecadação fiscal e taxas de inflação no decorrer do tempo, estabelecendo o valor da influência da inflação sobre o valor das receitas fiscais. Vito Tanzi, identifica uma defasagem (vacatio) entre o fato gerador do tributo (momento tipificado em lei no qual o tributo deve ser cobrado) e o momento que ele é efetivamente arrecadado pelo Estado; e afirma que, considerando-se a desvalorização da moeda com qual os tributos são pagos, quanto maior for a inflação nesse período menor será a arrecadação real do governo.
Vito Tanzi (1969). The Individual Income Tax and Economic Growth. [S.l.]: Johns Hopkins University Press.
-
Taxa de inflação acima do valor projetado diminui a demanda por moeda, pois ninguém vai querer segurar um dinheiro sabendo que no futuro ele vai vale menos. Diminui as reservas.
A receita inflacionária é máxima pois a partir desse ponto ela vai diminuir devido ao aumento da inflação. Efeito Tanzi.
Receita menor implica necessidade de emissão de papel moeda para cobrir a diferença (mantendo a despesa constante).
Expansão monetária implica em inflação. Economia entra em um loop de feedback positivo, gerando hiperinflação.
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre inflação.
Quando o governo emite moeda, ele aumenta suas receitas, mas ao mesmo tempo aumenta a inflação. A inflação corrói o poder de compra dos trabalhos. No final das contas, quando o governo emite moeda, o governo aumenta a receita, mas os trabalhadores possuem menos renda (por causa da inflação).
Ou seja, a emissão de moeda tem o mesmo efeito de um imposto, daí o nome que os economistas dão a esse efeito da emissão de moeda: "imposto inflacionário".
No entanto, a própria receita do governo também é corroída pela inflação. Assim, se a inflação subir muito, as próprias receitas governamentais serão afetadas, o que diminui a receita do imposto inflacionário.
Se a inflação continuar aumentando, podemos chegar a uma hiperinflação.
Gabarito do Professor: CERTO.