SóProvas


ID
2983732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da evolução do déficit público e da dívida pública, julgue o item a seguir.


A ocorrência de déficit primário em um ano prejudica o pagamento dos juros da dívida pública nesse mesmo ano, mas não aumenta o saldo devedor principal da dívida.

Alternativas
Comentários
  • Se houve déficit primário, deixaram de pagar juros da dívida, logo, aumenta-se a dívida.

    Qualquer erro no raciocínio me informem.

  • Como não houve superávit primário, o pagamento da dívida é interrompido, sendo feita uma rolagem da dívida - ou seja, paga-se a dívida com mais dívida.

  • Afinal a banqueirada fica feliz com cada déficit que acontece ....Recordes de lucros não acontecem sozinhos.

    Certo

  • No meu entendimento:

    1) a ocorrência de déficit primário em um ano prejudica o pagamento dos juros da dívida pública nesse mesmo ano. Verdadeiro. O pagamento dos juros só ocorre quando há superávit primário.

    2) mas não aumenta o saldo devedor principal da dívida. Falso. Quando há déficit primário, houve gasto acima da arrecadação. Para compensar é necessário captar recursos de terceiros (se endividar).

    ATENÇÃO! A rolagem dos juros NÃO aumenta o saldo devedor principal da dívida!

  • ERRADO ; como nos outros comentários deixaram dúvidas na assertiva.

  • CESPE:

    JUSTIFICATIVA - ERRADO. A dívida em um período t é dada pelo montante no período t – 1 acrescida de juros não cobertos pelo superávit primário. Assim, a ocorrência de déficit força a contratação de mais dívida

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre déficit público!

    Bom, o déficit primário é calculado pela diferença entre as despesas não financeiras do governo e as receitas não financeiras do governo. Costuma-se dizer que o déficit primário traduz o esforço fiscal do governo para pagar os juros da dívida.

    Se houve déficit primário, o governo não consegue pagar os juros daquele ano, já que suas receitas não financeiras não deram conta de pagar nem as despesas não financeiras (se não conseguiram pagar nem as não financeiras, quanto mais os juros!).

    No entanto, na ocorrência de déficit primário, as despesas não financeiras não cobertas aumentam, sim, a dívida. Afinal, o resultado de gastar mais do que arrecada é o aumento do endividamento.


    Gabarito do Professor: Errado.
  • Errado

    A questão:

    A ocorrência de déficit primário em um ano prejudica o pagamento dos juros da dívida pública nesse mesmo ano, mas não aumenta o saldo devedor principal da dívida.

    A redação correta:

    A ocorrência de déficit primário em um ano prejudica o pagamento dos juros da dívida pública nesse mesmo ano, aumenta o saldo devedor principal da dívida.

    • O saldo devedor (SD) vai aumentando, galera. O déficit primário significa que o governo arrecadou menos do que gastou, ou seja, não vai conseguir nem pagar os juros, imagina amortizar o principal.

    ERRADO 

    ziliter

    Excelentes estudos !!!