SóProvas


ID
2984461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Brasília foi planejada conforme os conceitos do urbanismo moderno, sobretudo naquilo que se refere à Carta de Atenas de 1933. Devido a sua importância, a cidade foi reconhecida como patrimônio cultural em três instâncias: local, nacional e mundial.

Considerando as características de Brasília e os instrumentos de proteção do patrimônio cultural, julgue o item que segue.


Definida como área residencial com relativa autonomia e autossuficiência com relação à cidade, a ideia de unidade de vizinhança foi concebida por Lúcio Costa e implantada pela primeira vez no Plano Piloto de Brasília.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de Unidade de Vizinhança foi desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Clarence Arthur Perry originado a partir dos seus estudos e ideias para o Plano Regional para Nova York, de 1923. Nesse tipo de proposta, a área residencial tinha autonomia em determinados serviços públicos e privados em relação à cidade.

    Porém, foi em Nova Jersey, em 1928, que o conceito de Unidade de Vizinhança foi aplicado pela primeira vez em um Plano Urbano, proposto por Clarence Stein e Henry Wright. A proposta previa três Unidades de Vizinhança para uma população de 25 mil habitantes.

    Para Brasília, inaugurada em 1960, Lucio Costa se utilizou de várias referências e aplicou diversos conceitos e técnicas urbanísticas, teorizadas ou utilizadas na primeira metade do século XX em outros países dentro do padrão urbanístico idealizado pelo Movimento Moderno de Arquitetura, onde a Unidade de Vizinhança deveria dispor, numa distância acessível a pé, de todas as facilidades necessárias à vida cotidiana, e concomitantemente, deveria ser salvaguardada inteiramente do tráfego de passagem. (IPHAN, 2015). 

    Esses conceitos foram aplicados nas chamadas Super Quadras, que compõe as Asas Norte e Sul do Plano Piloto de Brasília. 


    Gabarito: Errado.


    FONTE:

    IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil), Superintendência do Iphan no Distrito Federal. Superquadra de Brasília : preservando um lugar de viver. Brasília, 2015.


  • Gab. Errado

    O conceito de Unidade de Vizinhança origina-se das ideias do arquiteto e urbanista Clarence Arthur Perry para o Plano Regional de Nova York, de 1923, no qual ele a define como uma área residencial com relativa autonomia para com o conjunto maior, que seria a própria cidade, criando uma relativa autossuficiência em termos de oferta de determinados serviços, tanto públicos quanto privados.

    Assim, Clarence Perry propõe a implantação de equipamentos de uso coletivo como escolas, um sistema de parques e espaços de recreação para o encontro e o lazer, locais de comércio que estariam na junção de vias de tráfego adjacentes a outro comércio local. Um sistema que levaria em consideração, inclusive, o dimensionamento territorial da UV em função da escola. Os habitantes não teriam muita dificuldade em circular internamente na UV, mantendo sempre uma distância razoável entre a moradia e o equipamento educacional. Uma das principais preocupações de Perry era a preservação de valores de uma vida social em nível local, que teriam sido deteriorados pelas transformações ocorridas nas cidades em virtude do desenvolvimento industrial e da explosão demográfica

    A primeira aplicação da ideia de Unidade de Vizinhança foi no Plano Urbano de Radburn, Nova Jersey, em 1928, proposto por Clarence Stein e Henry Wright. Em Radburn, o projeto previa três Unidades de Vizinhança (foram implantadas somente duas), para uma população de 25 mil habitantes, com separação de vias de passagem e vias locais - vias para pedestres e veículos. Este sistema de separação de vias já tinha sido criado em 1859, por Frederick Law Olmsted, para o Central Park de Nova York.

    O próprio projeto da cidade de Brasília teve influência do conceito de unidade de vizinhança. O Plano Piloto da cidade foi escolhido em um concurso e seu vencedor, Lúcio Costa, baseou-se na ideia de quadras auto-suficientes, que chamou de superquadras, para vencer o certame. Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), apenas as quadras 107, 108, 307 e 308 seguem à risca o plano de Costa. Conforme o projeto original do urbanista, quatro superquadras formariam uma unidade de vizinhança.

    A Unidade de Vizinhança proposta para Brasília é composta por quatro Superquadras com os Comércios Locais, a Igreja, o Clube, o Cinema, o Posto de Saúde, a Biblioteca, a Delegacia Policial e os equipamentos educacionais que comportariam o Plano Educacional de Anísio Teixeira: o Jardim de infância, a Escola-Parque, a Escola-Classe.