-
ERROS
CORREÇÕES
a)A partir do fim do modernismo, consideraM-se apropriado para exposições de arte visual certos espaços cuja importância é superestimada
b)SurgeM, em locais muitas vezes pouco chamativos, edifícios de arquitetura espetacular e arrojados, com o intuito de criar grandes centros de turismo cultural.
d)Cidades pouco chamativas como Bilbao, podem se transformar em polos turísticos devido à atrações arquitetônicas.
R: Virgula não pode separar sujeito do verbo.
e)Museus como o de Bilbao, cujo edifício de fachadas ousadas constituem, a despeito do acervo exposto, uma atração cultural em si.
GABARITO C
-
a) A partir do fim do modernismo, consideram-se apropriados para exposições de arte visual certos espaços cuja importância é superestimada.
b) Surgem, em locais muitas vezes pouco chamativos, edifícios de arquitetura espetacular e arrojados, com o intuito de criar grandes centros de turismo cultural.
C) Encontram-se no acervo de alguns museus, como o do Prado, obras de grande relevância para a humanidade.
d) Cidades pouco chamativas, como Bilbao, podem se transformar em polos turísticos devido às atrações arquitetônicas.
e) Museus como o de Bilbao, cujo edifício de fachadas ousadas constitui, a despeito do acervo exposto, uma atração cultural em si.
-
GABARITO: LETRA C
Encontram-se no acervo de alguns museus, como o do Prado, obras de grande relevância para a humanidade
===> a frase está na voz passiva sintética, passando para a analítica. OBRAS DE GRANDE RELEVÂNCIA são encontradas.
Forças, guerreiros(as)!!
-
a) "... consideraM-se apropriadoS para exposições de arte visual certos espaços cuja importância é superestimada."
(o verbo e o predicativo devem concordar com o núcleo do sujeito "espaços", que está no plural);
b) "SurgeM, em locais muitas vezes pouco chamativos, edifícios de arquitetura espetacular e arrojados ..."
(o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito "edifícios", que está no plural);
d) "Cidades pouco chamativas como Bilbao podem se transformar em polos turísticos devido ÀS atrações arquitetônicas."
(NÃO se separa o sujeito do verbo com vírgula e o termo "às" deve estar no plural para concordar com "atrações");
e) "Museus como o de Bilbao, cujo edifício de fachadas ousadas constitui, a despeito do acervo exposto, uma atração cultural em si."
(o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito "edifício", que está no singular);
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: C
-
É Leila nem tinha percebido também que a letra C estava sem ponto, se estava assim na prova, certamente era "tchau" pra questão! mas acredito que tenha sido equivoco do QC quando passou a questão pro site.
-
Bem tive uma dúvida quem pode me ajudar comenta
Eu ache que a letra A o verbo considera-se esse se seria um pronome apassivador?
Porque se fosse o que esta na frente do verbo teria que ser o sujeito , já que o verbo é VTD
Então fiquei com esta dúvida
-
Acredito que na letra A está sim na voz passiva sintética o CONSIDERA-SE (VTD+SE). Inclusive para achar o erro transformei para voz passiva analítica.
A partir do fim do modernismo, considera-se apropriado para exposições de arte visual certos espaços cuja importância é superestimada.
A partir do fim do modernismo, SÃO CONSIDERADOS apropriadoS para exposições de arte visual CERTOS ESPAÇOS cuja importância é superestimada.
-
Na letra c) não deveria haver vírgula após Encontram-se já que após o verbo temos o adjunto adverbial de lugar de longa extensão?
-
-
Faltou uma vírgula no trecho "Encontram-se, no acervo de alguns museus, (...)". Adjunto adverbial de longa extensão deslocado. Dá para acertar a questão porque os demais erros são mais "certos" nas outras alternativas, mas creio que será anulada...
-
Adjunto adverbial longo deslocado não deve estar entre vírgulas????
-
Galerê, pelo que pude perceber, realmente, no que se refere à alternativa "C", pode haver algumas dúvidas, fato que faria chegar a ela, como resposta correta, por exclusão, na medida em que, quanto às demais alternativas, os erros são muito mais evidentes. Contudo, não adianta brigar com a banca em questões desse estilo, a noção de "longa extensão" nos adjuntos adverbias não é matéria de consenso, alguns gramáticos apontam um limite de 10 sílabas. Quanto à suposta deslocação do adjunto, tal fato não se deu - eu acho -, veja bem, caso tivesse sido escrita na ordem direta, a oração ficaria assim: "obras de grande relevância para a humanidade encontram-se no acervo de alguns museus, como o do Prado.", o expediente da banca, portanto, não foi deslocar o adjunto, mas, sim, inverter predicado e sujeito, o adjunto, que fornece circunstância de lugar ao verbo, está exatamente onde deveria estar, foi aposto subsequentemente a ele (verbo). Alguém mais concorda?
-
Na letra c achei q o termo no acervo de alguns museus deveria estar entre vírgulas....
-
O do prado,me quebrou rsrs
-
Alternativa gabarito está errada ,pois se trata de um adjunto adverbial deslocado longo, é obrigatório entre vírgulas
-
Gabarito''C''.
Apresenta a voz passiva sintética, sendo composta pelo verbo, pronome “se” e sujeito paciente. O verbo encontrar é transitivo direto, uma vez que, necessita de complemento, por não ter sentido completo.
Além do mais, não é necessário uso de preposição. O pronome "se" é classificado como pronome apassivador.
Na voz passiva, verbo deve sempre concordar com o sujeito paciente, no quesito em destaque, o verbo “encontram-se” concorda com o núcleo do sujeito paciente, que consiste no substantivo "obras”.
Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!
-
Letra "c" o uso da vírgula no trecho"[...] no acervo de alguns museus[...]" não necessita estar entre vírgulas, pois está próximo do núcleo verbal e não deslocado, sendo as vírgulas facultativas e desnecessárias. Gabarito "c".