SóProvas


ID
2985211
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            O povo é mais forte do que a miséria. Impávido, resiste às provações, vence as dificuldades. De tão difícil e cruel, a vida parece impossível e no entanto o povo vive, luta, ri, não se entrega. Faz suas festas, dança suas danças, canta suas canções, solta sua livre gargalhada, jamais vencido. Mesmo o trabalho mais árduo, como a pesca de xaréu, vira festa. Em tendo ocasião, o povo canta e dança. Em terra ou no mar, nos saveiros e jangadas, nas canoas. Por isso mesmo a Bahia é rica de festas populares. Festas de rua, de igreja, de candomblé. Guardam todas elas nossa marca original de miscigenação, de nossa civilização mestiça.

(Adaptado de: AMADO, Jorge. Bahia de Todos-os-Santos: guia de ruas e mistérios de Salvador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, edição digital)

Está correta a redação do livre comentário que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • a)Jorge Amado traça no livro Bahia de Todos-os-Santos, uma detalhada descrição de Salvador, cuja a topografia é privilegiada: situa-se entre o mar e o morro, abrindo-se para as águas.

    R:Após cujo não vem artigo

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    c)Em relato sobre a cidade de Salvador, além de investigar a cartografia da cidade, Jorge Amado dispõe-se à criar uma crônica, dos costumes e hábitos da população baiana.

    R:Crase antes de verbo é proibido.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    d)Apesar do esforço histórico, buscando esmiuçar os meandros de Salvador, Jorge Amado destaca, em seu guia da cidade, o mistério que lhe recobre, o qual não se sabe a origem.

    R:Recobre algo ou alguém.OBJETO DIRETO/lhe apenas objeto indireto

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    e)Evita-se no guia de ruas de Jorge Amado, o caráter por demais pitoresco dos guias turísticos, de onde emerge as belezas, mas também as misérias, da capital baiana.

    R:Sujeito do verbo.

    GABARITO B

  • Acrescento, ainda, em relação a alternativa A a vírgula após a palavra Santos separando o sujeito do predicado, o que não é correto:

    "Jorge Amado traça no livro Bahia de Todos-os-Santos (vírgula suprimida) uma detalhada descrição de Salvador..."

  • Não coloque artigo depois do CUjo.

  • a) Jorge Amado traça, no livro Bahia de Todos-os-Santos, [adjunto adverbial intercalado / faltou a primeira vírgula] uma detalhada descrição de Salvador, cuja a [artigo proibido] topografia é privilegiada: situa-se entre o mar e o morro, abrindo-se para as águas. 

     

    c) Em relato sobre a cidade de Salvador, além de investigar a cartografia da cidade, Jorge Amado dispõe-se à [não há crase antes de verbo] criar uma crônica, [vírgula separando termo de seu complemento] dos costumes e hábitos da população baiana.                                                             

    d) Apesar do esforço histórico, buscando esmiuçar os meandros de Salvador, Jorge Amado destaca, em seu guia da cidade, o mistério que lhe recobre [a recobre / recobre a cidade de Salvador (OD) / recobrir é VTD], do qual não se sabe a origem. [quem não sabe, não sabe a origem de algo, no caso, do mistério]

     

    e) Evita-se, no guia de ruas de Jorge Amado, [adjunto adverbial intercalado / faltou a primeira vírgula] o caráter por demais pitoresco dos guias turísticos, de onde [dos quais (guia turístico está no plural e não é lugar)] emergeas belezas, mas também as misérias [belezas e misérias emergem / verbo necessariamente no plural], da capital baiana. 

  • Ta loco a FCC força a barra, pra responder uma questão, tem que, ser formado em letras

  • A) Não se usa artigo definido entre o pronome CUJO e o substantivo subsequente.

    C) Não há crase antes de verbo.

  • Na questão "b", indicada com correta, entendi que deveria haver uma vírgula após "muito", já que temos sujeitos diferentes.

    A cidade representada por Jorge Amado no livro Bahia de Todos-os-Santos é um local onde se conversa muito..

    ...o tempo ainda não adquiriu a velocidade dos grandes centros urbanos.

    Por esse raciocínio, não teria resposta correta. Se alguém viu isso, comentem.

  • Concordo com o colega Dirnei. Há vírgula depois de "muito" na opção A pelo exato motivo que apresentou.

  • William e Dirnei, pensei nisso também, mas tentei entender e o mais perto que cheguei foi que são termos que estão dentro do predicativo... A cidade (Sujeito) é (VL) um local onde 1) SE CONVERSA MUITO e 2) “ONDE” O TEMPO... Mas foi uma dedução, queria saber a explicação de um professor.
  • GABARITO B

     

    a) Jorge Amado traça no livro Bahia de Todos-os-Santos, uma detalhada descrição de Salvador, cuja a topografia é privilegiada: situa-se entre o mar e o morro, abrindo-se para as águas. 

    b) A cidade representada por Jorge Amado no livro Bahia de Todos-os-Santos é um local onde se conversa muito e o tempo ainda não adquiriu a velocidade dos grandes centros urbanos.

    c) Em relato sobre a cidade de Salvador, além de investigar a cartografia da cidade, Jorge Amado dispõe-se à criar uma crônica(,) dos costumes e hábitos da população baiana. 

    d) Apesar do esforço histórico, buscando esmiuçar os meandros de Salvador, Jorge Amado destaca(,) em seu guia da cidade(,) o mistério que lhe recobre, o qual não se sabe a origem. 

    e) Evita-se no guia de ruas de Jorge Amado(,) o caráter por demais pitoresco dos guias turísticos, de onde emerge as belezas, mas também as misérias(,) da capital baiana. 

  • FCC quase sempre coloca uma crase errada, se a dominar, já elimina uma alternativa de cara.

  • Excelente comentário de correção da Mari Cagliari!

  • Acertei em 07/06/2019;

    Acertei em 17/06/2019;

  • Complementando o comentário do Bruno Mendes, não há crase antes de verbo na alternativa C.

  • Beleza, mas algumas vírgulas são opcionais, devemos lembrar disso...

    "A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial:"

    não dá pra colocar o link, mas essa informação consta no manual de redação oficial do senado

  • a) erro: cuja a

    b) correta, mas me deu um susto olhar uma oração desse tamanho sem nenhuma vírgula

    c) erro: "à" e vírgula quebrando o predicado

    d) erro: vírgula quebrando o predicado

    e) erro: "emerge", vírgula quebrando o predicado e quebrando adjunto adnominal

  • Muito provavelmente eu esteja errado, mas, ao meu ver, não tem questão correta.

    Colocaram o gabarito como letra B, porém o termo "no livro Bahia de Todos-os-Santos" é uma adjunto adverbial de longa extensão, ou estou errado?

    Agradeceria se alguém me ajudasse a entender.

    Ps: Eduardo Henrique, ninguém liga (y).

    #pas

  • Cujo :

    A respeito da vírgula antes da palavra cujo: ela pode ser usada quando a oração relativa tiver função de APOSTO.

    6 MANDAMENTOS CUJO

    1- SEMPRE entre 2 substantivos - Eis o homem cujo filho foi aprovado

    2- CONCORDA o com substantivo SEGUINTE - Eis o homem cujA filhA foi aprovada

    3- Ideia de POSSE - filho do homem --> Eis o homem cujo filho foi aprovado --> Ler de trás pra frente

    4- NÃO PODE VIR SEGUIDO DE ARTIGO - Eis o homem cujo filho foi aprovado (cujo o filho foi aprovado está errado!!!)

    5- PODE vir ANTECEDIDO de PREPOSIÇÃO: Eis o homem DE CUJO filho falei (quem fala, fala de alguém, o "de" é pedido pela regência do verbo falar)

    6- NÃO PODE SER SUBSTITUÍDO POR OUTRO RELATIVO (Eis o homem que o filho falei está ERRADO!!!)

  • Virgulas separando SVC (e suas inversões) , e também erro de crase na alternativa C

  • Destrinchando a alternativa B, na primeira oração "A cidade representada por Jorge Amado no livro Bahia de Todos-os-Santos é um local", o termo "representada por Jorge Amado no livro Bahia de Todos-os Santos" é uma oração subordinada adjetiva restritiva, pois esse extenso termo é uma informação adicional que especifica o sujeito "cidade". Por ter ideia restritiva (dá pra colocar ali "a cidade [que é] representada..."), todo esse trecho não está separado por vírgulas por estar na ordem direta ("por Jorge Amado" é agente da passiva e "no livro..." é adjunto adverbial).

    Assim:

    A cidade (sujeito) + representada por Jorge Amado no livro Bahia de Todos-os-Santos (Or. sub. adj. restritiva) + é um local (verbo + complemento) etc etc.

    Caso haja algum problema, avisem por favor!

    GABARITO: B

    Abs

  • Professora Isabel Vega é muito linda ! Explica super bem! Assistam o vídeo dela no gabarito comentado.