-
Gab. A
Preliminarmente, pode-se dizer que o Just in Time é uma filosofia de gestão de estoque que defende a minimização dos níveis estocados como forma de redução de desperdícios.
Dentro do JIT encontramos a ferramenta de controle de estoque chamada de Kanban que, para Shingo (1996), significa “abastecer a unidade fabril, de acordo com os itens necessários, nas quantidades necessárias, no momento necessário, com a qualidade necessária para suprir a linha de montagem final sem perdas e geração de estoques”.
Assim, ao passo que o Just in Time é uma abordagem metodológica de trabalho, o Kanban é uma ferramenta de controle de estoque, inserida na “filosofia” do Just in Time.
O importante é lembrarmos que o Sistema Just-in-Time prima pelo estoque nulo, considerando-o um verdadeiro desperdício de investimentos.
O Just-in-Time/Kanban trouxe uma quebra de paradigma com relação ao chamado Sistema Tradicional de Abastecimento.
Enap
-
O JIT anda em conjunto com o Kanban, que é uma ferramenta de controle de estoques que busca abastecer a fábrica com os itens necessários, nas quantidades necessárias, no momento necessário, com a qualidade necessária para suprir a linha de produção sem perdas e geração de estoques.
Na prática, o sistema Kanban funciona com base em um sistema de cartões coloridos que vão sendo colocados ao longo da linha de produção para apontar a necessidade de reposição de um material (cada cor aponta uma prioridade), sendo uma sinalização para o processo anterior entregar o material que precisa ser usado.
Carlos Xavier, Estratégia.
-
A ferramenta KABAN está diretamente relacionada com o método Jus in time, e tem como premissa a produção, transportação ou compra no tempo certo evitando o desperdício de trabalho e esforço. Assim, para a Administração pública a aplicabilidade desta ferramente fica comprometida, pois os prazos e ritos processuais para aquisição de material e contratação de determinado serviço ficam condicionados as etapas dos processos licitatórios.
-
Gab= A
-
KANBAN é um termo japonês que significa cartão e é utilizado para indicar um momento de atenção para a reposição de estoque. O kANBAN funciona como um subsistema do just in time, mas os termos são sinônimos.
Mas, e como isto funciona? Ora, o Kanban é muito simples. Cada posto de trabalho funciona com uma placa ou cartela. Assim que esse posto fica sem material para trabalhar (insumos), é levantada uma placa por algum funcionário do posto indicando que esse posto precisa ser reabastecido.
Os funcionários do posto de trabalho imediatamente anterior entregam mais materiais, vendo que o posto seguinte na linha de montagem está necessitando de materiais. Esse sistema funciona,portanto, como um sistema de sinalização para todos na linha de produção que algum ''ponto'' na linha de montagem precisa de materiais.
Portanto, o Kanban informa para todos os postos de trabalho o que deve ser fornecido, quando deve ser fornecido e quantas unidades deve-se fornecer e produzir.
As vantagens do sistema Kanban são:
Sistema em tempo real de ordenamento de compras e produção;
Transferência para o chão de fábrica ou para o almoxarifado da responsabilidade pela emissão de ordem de compra ou produção;
Redução da burocracia de emissão de ordens computadorizadas.
Fonte: Administração de recursos Materiais para concursos Rodrigo Rennó
Entendeu porque a resposta é a alternativa ''a''?!
GABA A
-
CONCEITO SIMPLES SEM RODEIO
Kanban é um método de JUST IN TIME , ISSO SIGNIFICA UMA REPOSIÇÃO DE ESTOQUE OU ABASTECER DE ACORDO COMA NECESSIDADE.
-
Kanban é um método do Just In Time, que prega a redução de estoque para zero e que o material deve ser utilizado somente no momento de sua necessidade, ou seja, não devemos ficar guardando materiais para, posteriormente, utilizá-los.
Porém isso não é logisticamente aplicável à administração pública, visto que esta se submete ao processo licitatório e isso é demorado, portanto ela deve ter um estoque para se precaver e poder fazer este processo sem que falte materiais.
-
o q q essa questão ta fazendo ai FCC? cada coisa que concurseiro tem que passar
-
A alternativa A está correta e é o gabarito da questão.
O Kanban é mesmo um modelo ligado a metodologia Just In Time, na qual a demanda "puxa" o processo de produção e os estoques. Se isso for um problema para a organização e o cenário na qual está inserida, a aplicação pode mesmo ser inviabilizada.
A alternativa B está incorreta.
O Kanban não prevê a manutenção de estoques máximos. Ao contrário, trabalha com as premissas do JIT.
A alternativa C está incorreta.
Não há o alegado vínculo com materiais importados.
A alternativa D está incorreta.
Não há também a alegada relação com compras fracionadas em função de perecibilidade dos insumos, mas sim com a minimização de estoques na organização.
A alternativa E está incorreta.
Também não há qualquer relação com a obrigatoriedade de adoção do pregão eletrônico.